Falar em seguro de vida para caminhoneiro é sempre delicado. Isso porque muitos profissionais não gostam de tocar no assunto, por se tratar de um tema desconfortável para abordar com naturalidade.

Infelizmente essa dificuldade que muitos têm de abordar tal questão não muda o fato de que é necessário lidar com a realidade de que o trabalho nas estradas envolve um elevado risco de morte. As estatísticas públicas estão aí para nos mostrar exatamente isso, pois todos os dias há acidentes em estradas e rodovias envolvendo vítimas fatais.

Com isso, quem é caminhoneiro, sobretudo os que são pais de família, devem considerar contratar um seguro de vida. Estamos falando de uma tranquilidade a mais para quem está envolvido em uma rotina de trabalho extremamente estressante.

Para que você entenda melhor a importância do seguro de vida para caminhoneiros, organizamos neste post 3 motivos para você contratar um. Confira!

Seguro de vida como uma forma de investimento

Quando o caminhoneiro contrata uma proteção veicular para o caminhão, ele está pensando em resguardar um de seus principais patrimônios, seu “ganha pão”, como muitos gostam de dizer. Pensando nesse cenário, por que não utilizar a mesma lógica e investir na proteção e bem-estar daqueles que você mais ama?

Nesse caso, o melhor termo a ser utilizado é, sim, investimento, pois no momento em que seus familiares mais precisarem haverá uma reserva financeira para que eles possam recomeçar uma nova vida.

E, comparado ao valor gasto em proteção veicular, o investimento em um seguro de vida para caminhoneiros representa um valor pouco significativo. Estamos falando em algo em torno de 10% do valor da proteção veicular.

Motivos para ter um seguro de vida

Para que tudo fique ainda mais claro, listaremos os principais motivos que tornam o seguro de vida para caminhoneiro importante.

1. Segurança para a família

Resguardar sua família de qualquer adversidade financeira é o principal motivo para contratar um seguro de vida para caminhoneiros, como já mencionado. Tudo isso se torna ainda mais sério em uma situação em que você seja o principal provedor de seu lar.

Em sua ausência, seus entes mais queridos, além de fragilizados por uma perda inestimável, terão que se preocupar em custear, até mesmo, despesas de primeira necessidade. Esse é um cenário indesejado por qualquer chefe de família.

2. Tranquilidade para você

Ganhar a vida pelas estradas não é tarefa fácil. Além da correria de cumprir a entrega de todos os fretes sem atrasos, pesa à distância de não poder conviver, tanto quanto se gostaria, com seus filhos e esposa. Em meio a tudo isso, ainda resta uma forte preocupação em relação aos riscos da profissão.

Ao contratar um seguro de vida, você poderá, pelo menos, trabalhar com um pouco mais de tranquilidade e com um pouco menos de incertezas em relação ao futuro. Nesse caso, não estamos nos referindo apenas a acidentes fatais, mas também a invalidez.

Alguns seguros de vida hoje no mercado oferecem cobertura para acidentes em que os assegurados não possam voltar às suas atividades. Assim, você terá uma garantia de rendimento caso alguma sequela impossibilite que você trabalhe.

3. Custo-benefício

Além dos motivos já citados, não podemos deixar de falar do custo-benefício que envolve a contratação de um seguro de vida para caminhoneiro. Além do ponto que já citamos em relação ao custo, devemos acrescentar que o montante de recursos a ser resgatado em caso de falecimento do assegurado não precisa ser inventariado.

Isso facilita e muito a vida de seus herdeiros, pois na ocasião de morte, sempre é importante ter acesso a uma reserva financeira para despesas imediatas. Ademais, o seguro não precisará, necessariamente, estar em nome de algum parente de 1° grau. Você poderá, por exemplo, atribuir o seguro a algum sobrinho, outro parente ou quem quer que seja.

Conheça o seguro de vida da Proteauto

Agora que já tratamos de todos os benefícios de contratar um seguro de vida para caminhoneiro, devemos lhe apresentar os serviços da Proteauto — associação de proteção veicular que, entre vários tipos de cobertura para seu caminhão, também oferece a possibilidade contratação do seguro.

Imagine só a facilidade de poder centralizar tudo o que você precisa em um único pacote de serviços. Seria uma mão na roda, não é mesmo? E o melhor: a Proteauto trabalha com um esquema de contrato colaborativo em que a mensalidade dos associados é destinada apenas a cobertura de despesas de prejuízos com os veículos e condutores.

Em outras palavras, a Proteauto é uma associação de proteção veicular sem fins lucrativos, o que torna toda a oferta de serviços muito mais em conta que a oferecida pelas seguradoras.

Quanto a isso, você também deve ter em vista que os seguros tradicionais trabalham com análise de perfil, o que encarece o serviço à medida em que o condutor apresenta características “indesejáveis”, como idade avançada, residência em local com altos índices de furto e roubo, entre outras questões.

Com a proteção veicular, nenhum dos fatores listados será levado em consideração, implicando em menores custos e menos burocracia para a adesão. Ou seja, você adquire a proteção que você precisa gastando menos tempo e dinheiro.

E, mais do que o ressarcimento por morte, o seguro de vida para caminhoneiros da Proteauto também indeniza por invalidez. Esse é um dos principais fatores que devem ser considerados por quem é caminhoneiro. Isso porque, caso você não possa voltar a seu trabalho nas estradas em função de alguma sequela, você ainda poderá usufruir de um reserva financeira.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre seguro de vida para caminhoneiros. Fique atento a todos os fatores apresentados e passe a resguardar não apenas seu patrimônio, mas também você e seus familiares.

E, na hora de contratar o seu seguro, não pense duas vezes: a melhor solução em vista é a Proteauto. Por se tratar de uma associação também formada por caminhoneiros cansados de pagar muito caro por planos de seguros tradicionais, as soluções oferecidas são pensadas para quem ganha a vida nas estradas.

Dessa forma, entre em contato com um de nossos consultores e confira nossas condições! Com certeza elas vão te surpreender.