Todo caminhoneiro pensa diariamente em retornar à família com tranquilidade e sem contratempos pelo caminho. Seu trabalho exige que ele tenha de se preocupar com a segurança da carga, do caminhão e de si próprio.

O ideal, nesse caso, seria contar com o apoio de alguém em uma eventualidade. Dessa forma, aderir a associações de caminhoneiros pode ser a solução ideal para quem quer dirigir pelas estradas com segurança.

Pensando nisso, este texto pretende esclarecer como é possível contar com esse apoio sendo um caminhoneiro associado. Curioso? Acompanhe!

Como as associações funcionam?

 As associações para caminhoneiros oferecem uma série de vantagens na proteção do caminhão e de sua carga, além de outras diversas vantagens para os caminhoneiros. Aderir a uma associação é a garantia de que se algo inesperado acontecer, o caminhoneiro terá uma série de recursos para ampará-lo.

Como o nome já denuncia, uma associação de proteção veicular é baseada no compartilhamento de serviços, peças e recursos. Associando-se a ela, o caminhoneiro estará fazendo parte de uma comunidade baseada no espírito colaborativo. Dessa forma, despesas com furtos e acidentes serão divididas entre um grande número de pessoas (associados).

Esse rateio dos valores correspondente à divisão servirá a um membro da associação caso ele precise, naquele momento. Por exemplo, se o seu caminhão for roubado, o valor do ressarcimento será pago pela associação e o dinheiro virá das mensalidades de todos os outros membros.

O valor da mensalidade a ser pago varia de acordo com vários critérios, tais como: histórico de gastos mensais com manutenção e troca de peças, incidências de roubos e acidentes, entre outros.

Como se vê, uma associação de caminhoneiros nada mais é do que uma forma de economia colaborativa. Além de ser bem menos burocrática do que outras formas mais comuns de seguros, os valores também são mais atrativos. 

Vejamos alguns dos benefícios que uma associação pode oferecer ao profissional das estradas.

Quais são as vantagens?

1. Tenha assistência 24 horas por dia

As associações garantem suporte 24 horas ao caminhoneiro. Seja por conta de uma pane elétrica, problema mecânico ou qualquer eventualidade enfrentada, como associado ele poderá contar com o auxílio na hora certa, evitando passar grandes períodos de tempo com o caminhão parado na estrada, correndo riscos.

Com esse serviço de proteção veicular em tempo integral o socorro chega muito mais rápido em caso de um imprevisto na estrada.

Serviços de reboque, de mecânica em geral, incluindo troca de pneus, chaveiro, etc., também são prontamente disponibilizados. Em caso de acidente, o caminhoneiro conta também com transporte para destombamento e remoção do veículo de ribanceiras e buracos.

2. Proteja-se contra roubos

Uma associação vai resguardar o seu patrimônio. Em caso de roubo ou furto do caminhão, o associado é ressarcido com o valor atualizado do veículo, compatível com a tabela FIPE.

3. Consiga mais trabalho

Para quem dirige como autônomo, é disponibilizada uma plataforma para conseguir fretes e negociar com contratantes em todo o território nacional.

4. Tenha descontos e convênios exclusivos

As vantagens de aderir a uma associação de caminhoneiros não se restringem à segurança e aos problemas com caminhão. O profissional também disporá de vários benefícios, como descontos exclusivos em diversos produtos e serviços.

Por meio de parcerias firmadas com vários profissionais e empresas, uma associação possibilita grande economia nos custos com assistência médica, odontológica, entre outros serviços, além de oferecer promoções e pagamento facilitado em drogarias, lojas, oficinas mecânicas e autopeças, etc. Vantagens exclusivas incluem também grandes descontos em concessionárias. 

Uma associação conta com vasta rede de conveniados e de empresas parceiras. Dessa forma, você poderá trocar pneus a preço reduzido e realizar manutenções muito mais baratas em sua máquina!

5. Obtenha proteção e cobertura de terceiros

Com essa modalidade de proteção, caso haja um acidente na estrada com danos ao veículo de alguém, um terceiro, a associação também paga o conserto desse carro. 

Além disso, caso o condutor em questão lhe acione judicialmente, esse tipo de proteção cobre despesas jurídicas, incluindo possíveis indenizações. Tanto danos materiais, quanto morais e pessoais (corporais) são cobertos por esse tipo de seguro. Em cada um desses casos, a indenização à vítima será paga. O valor disponível para essas despesas varia de acordo com o valor da cobertura contratada.

6. Conte com um eficiente serviço de monitoramento

Com um pequeno dispositivo é possível rastrear um veículo em tempo real e saber onde exatamente ele está, além de informações detalhadas sobre quilometragem percorrida por período e velocidade média, também detalhes de funcionamento do caminhão como tempo de desligamento do motor são monitorados.

Ter o caminhão rastreado por um sistema como esse é quase um pré-requisito para trabalhar hoje em dia, tendo em vista a crescente violência nas estradas. Todos os dias, casos de roubos de cargas e assaltos a caminhoneiros estampam os noticiários. É preciso se precaver para não perder seu patrimônio.

Com o veículo sendo monitorado 24 horas por dia, em caso de roubo de carga, por exemplo, o prejuízo será bastante reduzido, pois as possibilidades de se encontrar o veículo via rastreamento são muito grandes. 

Ter o caminhão de volta é certamente menos burocrático do que todo o trâmite para o ressarcimento do valor do veículo. Isso representa, certamente, uma segurança a mais para rodar com tranquilidade.

7. Esteja protegido contra incêndios

Também em caso de incêndio o caminhoneiro associado poderá ter o valor do veículo ressarcido, de acordo com a tabela FIPE. Apesar de nunca se esperar passar por isso, incêndios em caminhões não são raros nos acidentes.

8. Tenha ampla assistência em caso de acidentes

Caso ocorram fatalidades que ocasionem invalidez ou óbito de passageiro, uma associação garante melhores condições para pagamento e preços reduzidos em serviços de assistência funerária ou despesas médicas.

9. Dirija com maior tranquilidade

O maior benefício oferecido por uma associação é a tranquilidade de dirigir contando com total apoio e amparo, caso precise. Isso, certamente, diminui o nível de estresse nas estradas, melhorando a segurança e o desempenho do motorista.

E você, viu como ser um associado pode reduzir, e muito, as suas preocupações nas viagens? Gostou de conhecer algumas das muitas vantagens das associações de caminhoneiros? Então assine nossa newsletter para ser notificado sobre a postagem de mais conteúdos como este!