Rodar com tranquilidade e segurança nas estradas não é um sonho impossível graças à tecnologia e às opções de serviços ofertados aos caminhoneiros pelas seguradoras e associações de proteção veicular.

Nesse sentido, um dos grandes trunfos, especialmente para os casos de abordagens criminosas, é o serviço de pronta resposta. Você sabe sobre o que se trata?

Neste post, vamos mostrar as inúmeras vantagens em aderir a um serviço de pronta resposta com uma empresa competente e com tradição nesse campo. Acompanhe! 

O que é o serviço de pronta resposta

É um serviço especializado de busca de veículos rastreados e/ou monitorados. Trata-se de uma medida auxiliar que o usuário poderá ter, caso precise recuperar um veículo sinistrado (em caso de roubo ou furto).

Apesar de não haver a absoluta garantia de sucesso, as chances de recuperação com essa medida são substanciais, desde que acionada o quanto antes.

Na prática, funciona da seguinte maneira: imagine que o seu caminhão monitorado ou rastreado tenha sido roubado e você seja beneficiário de um serviço de segurança privada que oferece a pronta resposta. 

Nesse caso, você poderá contar com uma equipe que será mandada ao local para impedir que o roubo se efetue ou encontrar o caminhão que foi levado, no caso do roubo já ter acontecido. 

Essa é uma segurança a mais para os caminhoneiros, já que os agentes de pronta resposta, junto a equipe de monitoramento serão responsáveis pela monitoração do contratante 24 horas por dia. 

Dessa forma, estarão sempre de prontidão caso um alerta seja emitido e poderão socorrer no calor da hora em casos emergenciais. Assim, o caminhoneiro tem a garantia de que uma equipe de profissionais capacitados será imediatamente encaminhada ao local.

Vale lembrar que recebendo as coordenadas por meio do rastreador, a equipe de pronta resposta, que é mobilizada, chegará ao local com o apoio da polícia militar. 

No caso de sucesso na localização e recuperação do veículo, o cliente é conduzido pela polícia militar até o local onde foi encontrado o caminhão. Podendo, então, assumir a posse do bem ou se decidir por quaisquer outras providências que julgar cabíveis.

Esse serviço justifica o elevado percentual de sucesso na recuperação da maioria dos casos de furto de caminhões rastreados ou monitorados.

Quando o serviço deve ser acionado

Em caso de roubo ou furto, você pode solicitar o serviço de pronta resposta para tentar recuperar o seu caminhão. 

Dessa forma, a equipe será enviada para a última posição registrada do veículo e tentará encontrá-lo por algumas horas (o que comumente varia de serviço para serviço entre 3 a 4 horas). 

Geralmente, o acionamento do serviço é feito por telefone ou e-mail, sendo que as empresas costumam ter um serviço de call center dedicado a atender exclusivamente aos chamados dos clientes, o que gera rapidez — tão necessária no processo.

Principais diferenças entre rastreamento e monitoramento de caminhões

Rastreamento e monitoramento podem ser entendidos como duas etapas de um processo.

Cabe ao rastreamento do caminhão o registro das ocorrências no trecho, como por exemplo, a ocorrência de um furto ou roubo e o desvio de rota de uma carga. 

É por meio do rastreamento que se dá a análise do histórico de deslocamento do veículo, ou seja, rastrear um caminhão é acompanhá-lo remotamente por todo o trecho percorrido.

O rastreamento serve tanto para a segurança dos veículos quanto para o gerenciamento logístico de cargas. 

Proteauto Truck conta com um sistema baseado no rastreador Pósitron, que funciona por satélite com tecnologia GPS — GSM/GPRS, que atua capturando dados em tempo real da posição, velocidade, além do sentido do deslocamento do caminhão.

Isso garante um índice de até 98% de recuperação no caso de abordagem criminosa. Dessa forma, com toda essa tecnologia, fica mais fácil manter a calma e nunca reagir aos assaltos nas estradas.

Já o monitoramento é para a observação e controle do objeto monitorado. No caso dos caminhões, ele ocorre do início até o fim da rota percorrida. 

No caso das cargas ou encomendas a receber, é o monitoramento que possibilita que o destinatário saiba tudo o que aconteceu com o seu objeto durante o percurso, do carregamento até a entrega.

Vantagens do serviço de pronta resposta

O serviço de pronta resposta costuma ter uma grande abrangência, abarcando as principais regiões do país. Confira, a seguir, algumas vantagens:

  • atendimento rápido e providencial em caso de emergência;
  • cobertura e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana; na qual o caminhoneiro poderá contar com o recurso sempre que necessário, já que problemas com roubo de carga podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos horários de maior vulnerabilidade — no intervalo da madrugada,  entre 22h horas e 5 horas;
  • gratuidade do serviço, caso o boletim de ocorrência seja enviado em até 48 horas e as horas contratuais de busca não sejam excedidas; 
  • o serviço de apoio à vítima de crime também costuma ser oferecido junto ao serviço de pronta resposta. Normalmente, esses serviços poderão ser acionados pelo mesmo menu de atendimento na ligação para a empresa de segurança e rastreamento contratada;
  • períodos maiores de busca poderão ser contratados, caso o usuário deseje. Dessa forma, potencializam-se as chances de encontrar o caminhão. Caso encontre o veículo, a equipe manterá a vigilância do mesmo até a chegada das autoridades. 

Portanto, várias providências poderão ser tomadas, além da tentativa de recuperação do veículo com a pronta resposta. Você poderá mandar mensagens, cancelar cartões e celulares, solicitar remoção inter-hospitalar, pedir um táxi, entre outras providências necessárias nos casos de sinistro de caminhões nas estradas. 

Na Proteauto Truck, você conta com serviços diferenciais no apoio à vítima do crime, tais como reboque do veículo e retorno ao domicílio.

Nesse momento de tensão inevitável, poder contar com amplo apoio e amparo de uma empresa ou de uma associação de proteção veicular competente é algo de grande importância. Portanto, esse conjunto de serviços, o pronta resposta e o apoio à vítima de crime, figuram entre os itens essenciais para quem quer rodar efetivamente protegido nas estradas.

E você, caminhoneiro, entendeu como é importante contar com um bom serviço de pronta resposta para a sua segurança e de seu veículo nas estradas? Quer saber mais sobre esse e outros produtos exclusivos para a segurança do profissional do volante? Entre em contato conosco!