Quem trabalha dirigindo caminhões nas estradas pode passar muito tempo sem ter contato com nenhuma outra pessoa. Além de ser um pouco desconfortável, isso também apresenta vários riscos de segurança, já que seria bem difícil acompanhar seu trajeto. Por isso, cada vez mais os profissionais e as empresas da área usam o rastreamento veicular em seus caminhões.

Como o nome já diz, esse sistema fornece a localização global do seu veículo a alguém, seja por meio de um site ou de um software dedicado. Com ele, é possível saber o local onde você se encontra com muito mais facilidade.

Ainda não tem certeza se um sistema de rastreamento veicular é mesmo o que você precisa? Então continue lendo e entenda qual é sua importância.

Como funciona o sistema de rastreamento?

Primeiramente, para poder rastrear o veículo, é necessário ter um aparelho de rastreamento ligado ao sistema do caminhão. Basta que haja um chip de rastreamento específico e uma antena para emitir e receber os sinais necessários para localizar o veículo.

É basicamente a mesma tecnologia usada em aparelhos de celular. Vale lembrar que, para que esse sistema funcione, ele precisa ser aprovado pela ANATEL e certificado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) ou pela Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC).

Para poder fornecer essa localização, são emitidos vários tipos de sinais pelo seu veículo, como rádio, sinais de celular, satélite e até a combinação entre algumas delas. Com base na emissão desses sinais, tempo de reposta e vários cálculos, o sistema calcula a localização do seu caminhão e o exibe em um mapa global, o qual pode ser visto por outras pessoas, como a empresa contratante, a companhia de seguros e até a polícia.

Quais são os principais benefícios do rastreamento veicular?

1. Acompanhar a localização do veículo em tempo real

Se a questão fosse apenas verificar o estado da entrega, então tudo estaria resolvido se você entrasse em contato com a companhia que contratou seu frete, a cada parada ou ponto chave da viagem. Porém, isso não é o suficiente na maioria dos casos, especialmente em uma emergência. Se ocorrer um acidente, por exemplo, ninguém saberá até darem falta da sua chegada.

Diante disso, o ideal é poder enviar a localização do veículo em tempo real, seja para seu contratante, para seu destinatário ou para sua seguradora. Para isso serve o sistema de rastreamento do seu caminhão. A cada segundo, todos os seus dados de localização e um histórico da sua viagem podem ser enviados imediatamente ao servidor e acessados em tempo real.

2. Redução de custos com seguro

A contratação de um seguro é praticamente obrigatória para quem trabalha neste ramo. Acidentes de viagem, roubos e problemas de funcionamento no caminhão precisam ser resolvidos imediatamente, ou você pode perder semanas de trabalho e muito dinheiro. Infelizmente, o valor dos seguros em todo o Brasil aumenta a cada ano, o que não facilita a contratação para nenhum motorista.

Porém, dependendo de qual serviço de seguro você utiliza, pode ser possível reduzir esse custo se você já possui o rastreamento veicular ativo. Se a seguradora sempre puder saber onde seu caminhão está, ela já terá uma redução de risco, o que permite conseguir um desconto na sua mensalidade.

3. Mais facilidade para administrar a frota

Se você trabalha gerenciando uma equipe de motoristas, certamente sabe como é difícil tomar algumas decisões sem saber onde cada um está, se estão atrasados ou adiantados, qual deles está mais próximo de determinado ponto, etc. E distribuir fretes sem esse tipo de informação pode resultar em um grande desperdício de tempo, energia e recursos.

Porém, boa parte disso se resolve com um sistema de rastreamento. Ao receber as informações de deslocamento dos veículos em tempo real, será bem mais fácil reportar uma entrega assim que ela é concluída, delegar os destinos de cada motorista e conferir se estão todos seguindo a rota programada. Quanto mais dados você tiver à sua disposição, melhor para o seu trabalho de administração de frota.

4. Credibilidade para o cliente

A possibilidade de rastrear a carga é muito importante para os seus clientes. Isso proporciona mais segurança e transparência para o serviço de transporte de carga. Em alguns casos, pode ser a diferença entre um cliente a mais e um a menos. Se você quer que as pessoas continuem confiando em seus serviços, esse pode ser um ótimo investimento.

5. Otimização de rotas de viagem

O deslocamento de um veículo, seja nas estradas ou no espaço urbano, é sempre sujeito a pequenas mudanças. Se uma rua está muito engarrafada, o melhor é mudar sua rota. Se uma estrada está interditada por causa de um acidente, pode ser melhor esperar na próxima parada e economizar combustível até que tudo esteja normalizado.

Porém, para conseguir esse resultado, você vai precisar de um sistema de rastreamento veicular. Não é difícil para você ou para seu contratante aplicarem esse sistema como um GPS, acompanhando as atividades de trânsito de diversas áreas ao longo do caminho. Com essa ferramenta, é possível evitar a maior parte do trânsito, escolher os horários certos para se deslocar e otimizar o uso do seu tempo de trabalho.

6. Segurança e suporte rápido em situações de risco

Por fim, deve-se sempre pensar na segurança da carga e do motorista durante uma viagem de caminhão. Acidentes no meio de uma estrada vazia, roubo de carga, desvio acidental de rota, tudo isso compromete a segurança do caminhoneiro. Considerando o quanto os riscos são altos hoje em dia, toda e qualquer forma de prevenção é válida.

Um sistema de rastreamento já contribui bastante aqui. Caso ocorra alguma violação na carga ou desvio da rota, é possível acionar automaticamente as autoridades e fornecer a localização imediata do veículo. Se houver um acidente que danifique o veículo ou alguma parada prolongada no meio do nada, a empresa saberá e pode enviar ajuda.

Agora que você entendeu a importância do rastreamento veicular, já deve estar pensando em investir nessa ferramenta. Se quiser saber mais sobre esta e outras formas de melhorar sua segurança, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.