Estar na estrada por dias, transportar das mais diversas cargas, levar a riqueza do Brasil para todos os cantos, enfrentar rodovias nem sempre bem cuidadas e ainda ter pela frente a violência que acomete caminhoneiros. Somente com um bom seguro de caminhão é que dá para ficar mais tranquilo, não é mesmo?

A rotina dos motoristas profissionais segue esse ritmo intenso e para manter o máximo de tranquilidade tanto na hora de partir, como na de chegar, ter o seguro de caminhão faz muita diferença. Ele não elimina certos riscos, mas garante que, se algo ocorrer, resolver o problema vai ser mais fácil.

Descubra nesse post quais coberturas são fundamentais para garantir viagens confortáveis e sem o estresse de imprevistos.

Furto e roubo

Os riscos de quem está na estrada infelizmente existem. São várias precauções que caminhoneiros tomam, como viajar em grupos, manter comunicação com outros motoristas por rádio, evitar rodar em horários mais perigosos ou estacionar somente em locais que oferecem segurança.

Essas medidas podem prevenir ocorrências, mas não eliminam a dor de cabeça que se pode ter ao sofrer um furto ou roubo. Estar garantido com uma cobertura desse tipo é a segurança maior de conseguir recuperar uma possível perda e diminuir consideravelmente o prejuízo. Garantir a proteção da carga também é algo valioso.

Colisão

Dirigir um caminhão pode passar uma sensação de mais segurança no trânsito. O tamanho faz a diferença, mas não evita as falhas de outros condutores.

Com estradas que estão cheias de buracos e imperfeições em algumas regiões do Brasil, a possibilidade de um acidente aumenta. Muitas batidas, algumas graves, acontecem porque alguém estava desviando de uma “cratera” e o outro motorista, talvez não atento ao trânsito, não tenha conseguido desviar.

Assistência 24 horas

Se prevenção é muito válida e ajuda o caminhoneiro a se preparar para imprevistos, a assistência 24 horas pode resolver vários problemas.

Nem sempre é possível que outro motorista atenda um pedido de socorro. Todos têm seu tempo para entregar mercadorias e, em algumas situações, há também o receio de parar em uma estrada.

Se a cobertura contratada tem o serviço de assistência dia e noite, o motorista ao menos poderá contar com um contato para requisitar na hora de uma colisão, defeito mecânico ou ainda furto, roubo e outras situações nada agradáveis.

Rastreador

Ao falar sobre receber assistência, o rastreador é um item que complementa a cobertura de apoio 24 horas. E ainda faz mais sentido quando se corre o risco de ser furtado ou roubado.

Estatísticas apontam que em 98% dos veículos com rastreador é possível recuperá-los depois de um roubo ou furto. É um tipo de serviço que ficará ativo o tempo todo e aumentará a proteção do motorista e do patrimônio.

Essa tecnologia tem funcionamento via GPS (Global Positioning System), em que os satélites em volta da Terra enviam sinais para identificar a localização do rastreador.

Tombamento

Nesse quesito, o tipo de carga que o motorista transporta pode influenciar muito para aumentar o risco de o caminhão tombar. Condições da estrada e a necessidade de passar por dentro de cidades e em vias rurais também influenciam na preocupação com esse risco.

Um veículo carregado não é simples de manobrar em ruas, curvas, desníveis e rotatórias que simplesmente não podem ser evitadas, dependendo do trajeto, mesmo analisando todas as opções de rota.

Ainda que o veículo esteja em velocidade baixa, como 25 km/h, pode haver esse tipo de situação pelo fato de a carga ser alta e ajudar a desestabilizar o caminhão.

Quando um tombamento acontece, os problemas aumentam consideravelmente. Exige-se a utilização de um guincho para desvirar o veículo, a carga pode ficar danificada, avarias também são comuns no próprio caminhão e o motorista tem risco de se ferir.

Eliminar o estresse de precisar correr atrás de todo o socorro no caso de tombamento vale muito. Para obter isso, só mesmo com cobertura para esses casos.

Cobertura além da cabine

Em uma colisão, tombamento, incêndio, furto ou roubo, os danos podem chegar para o semi-reboque. Garantir que o prejuízo nessa parte seja indenizado faz toda a diferença para o caminhoneiro que trabalha com custos controlados.

Alguns equipamentos que os veículos usam também podem ser incluídos nesse tipo de serviço.

Danos a terceiros

No caso de acidentes, há a possibilidade de terceiros sofrerem prejuízos por conta de colisão ou tombamento, para citar dois exemplos. Considerar essa situação exige que o caminhoneiro pense também em adicionar a cobertura de danos a terceiros.

Os riscos podem aumentar para os veículos que precisam transitar em cidades. Virar em ruas com carros estacionados em fileira é um desafio que exige dos motoristas cuidado redobrado. Ainda assim, nem sempre é possível evitar colisões.

Essa cobertura deve ser analisada a partir da condição em geral que o profissional enfrenta no dia a dia do trabalho. Justamente para pesar se é necessária ou não.

Proteção para a família

Ao tratar de casos que envolvem não só o caminhão, mas também o motorista e a família dele, o seguro de vida para o caminhoneiro deve ser analisado como uma segurança para esposa e filhos quando algo que ninguém deseja venha acontecer.

A verdade é que esse tipo de cobertura é a que ninguém exatamente gosta de ser indenizado. Mas ao mesmo tempo, é uma garantia que pode auxiliar aqueles que são atingidos por situações críticas.

No caso de morte do segurado, a pessoa que ele indicar vai receber a indenização. Há também opções para pagamento caso aconteça invalidez ou uma doença grave.

Todas essas opções deixam o caminhoneiro, que já tem tantas preocupações na estrada, com uma tranquilidade maior para trabalhar.

O seguro de caminhão ainda permitirá que as pessoas que o esperam em casa fiquem mais confiantes em saber que o ente querido segue viagem com cobertura e assistência.

Ao escolher o pacote a ser adquirido, é hora de ter a cobertura mais satisfatória com o preço acessível. Os seguros completos podem exigir muito do bolso, enquanto a escolha por uma proteção veicular permite usufruir dos mesmos benefícios com o pagamento de mensalidades mais baixas.

A diferença da proteção veicular para o seguro de caminhão é que o profissional coberto participa de uma cooperativa. A contratação também é mais simples porque não exige toda a burocracia dos seguros, como avaliação para liberar ou não o serviço. Os custos são menores porque a responsabilidade é dividida entre os cooperados. Contudo, esse custo mais em conta ainda permite a contratação de uma cobertura completa.

Gostou do nosso post sobre seguro de caminhão? Percebeu a importância de se resguardar de possíveis problemas, não é? Então aproveite para entrar em contato com a nossa empresa e conhecer as opções que podemos lhe oferecer!