Ser caminhoneiro sem poder contar com uma assistência emergencial e a segurança do ressarcimento dos prejuízos de um sinistro é extremamente arriscado no Brasil. E, muitas vezes, é impossível contratar um seguro por conta dos preços altos, ou porque o modelo do caminhão não é aceito. Mas já há uma alternativa para esses casos: a proteção veicular.

Em um país em que as rodovias e estradas, em sua maioria, são mal conservadas, cheias de buracos e sinalização ruim, os acidentes e as quebras mecânicas são constantes. Além disso, a criminalidade também é um fator de insegurança para os caminhoneiros: são comuns os roubos e furtos de veículos.

Assim, esse cenário de muitos riscos influencia diretamente o valor e as exigências das seguradoras, tornando os planos de seguros veiculares impossíveis para muitos trabalhadores, seja por seu valor ou pelas regras de aceitação de clientes.

Por isso, as associações de proteção veicular, como alternativas aos seguros tradicionais, vêm ganhando cada vez mais adesões, oferecendo segurança e assistência a caminhoneiros, cobrando preços mais em conta e tendo pouquíssimas exigências.

Mas, como isso é possível? Neste artigo falaremos mais sobre essa modalidade de proteção e quais são suas vantagens e seu funcionamento. Portanto, continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre a proteção veicular!

O que é a proteção veicular

Tendo em vista a idade média avançada da frota, especialmente dos veículos de caminhoneiros autônomos, e os grandes riscos que o transporte de cargas corre no país, contratar um seguro para seus caminhões se mostra inviável para muitos trabalhadores, pois são caros e cheios de exigências.

Assim, por conta da necessidade por proteção, caminhoneiros de todo o país passaram a se associar, criando cooperativas para dividir os custos dos sinistros com seus veículos. Isso possibilitou o surgimento de uma nova modalidade para garantir o patrimônio e prestar assistência a proprietários de caminhões.

Portanto, proteção veicular é como convencionou-se chamar o conjunto de serviços e benefícios oferecidos por essas associações e cooperativas, diferenciando-o das apólices de seguros automotivos, que só podem ser negociadas junto a uma seguradora.

No próximo tópico nos aprofundaremos mais em mostrar como funciona a proteção veicular. Confira!

Como funciona

A proteção veicular não é um seguro e, portanto, suas associações e cooperativas não estão vinculadas à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Isso porque ela funciona de uma forma diferente, compartilhando os custos de seus integrantes e não avaliando seus possíveis riscos.

Ou seja, um seguro auto tem seu preço calculado na probabilidade de que algum sinistro venha ocorrer no futuro com determinado cliente. Assim, as seguradoras fazem toda uma análise do perfil do segurado e avaliam o veículo para poder determinar o valor a ser cobrado.

Como trabalham com riscos futuros, as seguradoras precisam ter uma reserva de recursos alta para garantir o ressarcimento de seus clientes no pior cenário possível.

Já a proteção veicular funciona de maneira diversa, dividindo os custos dos sinistros já ocorridos entre seus associados ou cooperativados. Assim, a análise do perfil e do veículo não é necessária, apenas a vontade do caminhoneiro em participar de um grupo de proteção mútua.

Isso significa uma diminuição da necessidade de reserva de recursos, já que os gastos futuros serão compartilhados entre os participantes. Além disso, como as associações e cooperativas são organizações sem fins lucrativos, somente os custos com os consertos, indenizações e a manutenção da estrutura de assistência são repassados para os caminhoneiros.

Dessa forma, a proteção veicular apresenta valores de adesão e mensalidades mais em conta e não tem motivos para rejeitar associados. Essas são algumas das razões pelas quais muitos proprietários de caminhões estão deixando seus seguros auto. Veja, no próximo tópico, outras razões para escolher uma associação de proteção veicular.

Por que escolher uma associação de proteção veicular?

A adesão a uma associação de proteção veicular é muito mais simples, facilitada pelo fato de não haver restrições e burocracias. Afinal, é a união dos associados que torna as viagens de todos mais seguras, independentemente do perfil ou da idade do veículo.

Confira, abaixo, alguns bons motivos para aderir a uma associação de proteção veicular.

Necessidade de proteger seu patrimônio

Conforme já foi dito acima, trafegar pelas estradas e rodovias brasileiras é perigoso. Há riscos de assaltos, acidentes, tombamentos, entre muitas outras situações que podem resultar em grandes prejuízos para quem trabalha com seu caminhão.

Por isso, é imprescindível que o caminhoneiro tenha uma proteção que o indenize em caso de perdas financeiras e lhe dê assistência em eventuais imprevistos durante suas viagens.

Adesão imediata

Ao se unir a uma associação de proteção veicular, imediatamente seu veículo já está protegido. Não é preciso esperar por vistorias ou análise de perfil. Basta a assinatura do contrato e o pagamento da primeira mensalidade.

Afinal, é uma associação e não uma empresa de seguros. Portanto, não há lucro sobre os riscos futuros e todo associado possui os mesmos direitos e deveres, não importando o tempo de adesão.

Preços menores

Como é uma associação sem fins lucrativos, os valores cobrados são bem menores do que os praticados pelas empresas seguradoras. Isso se torna uma vantagem muito grande para o caminhoneiro, pois os preços dos seguros, muitas vezes, comprometem significativamente suas margens de lucro.

Os valores das mensalidades nas associações de proteção veicular são calculados com base na tabela Fipe, sem que haja aumentos por conta de características do perfil do condutor, o que torna mais justa a contribuição de todos os associados, pois relaciona-se ao valor do patrimônio e não a supostos riscos futuros.

Não há análise de perfil

A análise de perfil das seguradoras, por vezes, torna o valor dos prêmios impeditivos para o proprietário de um caminhão. São consideradas características como endereço, tempo de habilitação, segurança do local onde o caminhão fica guardado, entre outras.

Na associação de proteção veicular, como já foi dito, não há essa avaliação. A mensalidade é calculada sobre a fração que cada caminhão representa em relação ao total dos veículos associados. Por isso, é utilizada a tabela Fipe para todos os integrantes.

Aceita veículos mais antigos

As associações de proteção veicular não rejeitam veículos antigos, pois a contribuição é proporcional ao valor das indenizações conforme uma avaliação do preço de mercado atual.

Como não são considerados os riscos futuros, qualquer veículo pode fazer parte da associação, pois os gastos com a frota protegida são compensados pelas contribuições dos associados.

Não há análise de crédito

Outra exigência das seguradoras tradicionais que se torna um fator de impedimento para muitos caminhoneiros é a análise de crédito. Como as associações não são empresas atrás de lucro, mesmo aqueles que possuam restrições de crédito podem se associar.

Isso porque a proteção veicular é garantida a cada associado por meio de mensalidades e não de pagamento de prêmio. No momento em que há a interrupção do pagamento da mensalidade, o caminhoneiro deixa de ser um associado. No entanto, pequenos atrasos não tiram o direito à proteção das associações.

Esses são alguns dos motivos para se escolher uma proteção veicular. Além deles, há uma série de vantagens que a modalidade oferece aos associados e cooperativados. Ficou interessado? Então continue sua leitura, pois falaremos delas no próximo tópico.

Principais vantagens da proteção veicular

A proteção veicular não é um seguro auto. Porém, quem adere a uma associação de proteção veicular possui muitos direitos que se assemelham aos serviços oferecidos pelas seguradoras e vão além. Confira abaixo as principais vantagens que a proteção veicular traz ao proprietário de um caminhão.

Cobertura contra roubo e furto

Os veículos dos associados são equipados com sistemas de rastreamento, que aumentam as chances de reavê-los em caso de furto ou roubo. A taxa de recuperação de veículos rastreados chega a 98%, o que traz mais tranquilidade para seu proprietário, inclusive no momento de uma abordagem criminosa.

Além disso, se porventura o veículo não for recuperado, o associado é indenizado integralmente com base no valor do veículo constante na tabela Fipe.

Proteção para implementos e equipamentos

E não é só o caminhão que está protegido. Como as associações são especializadas em seus segmentos e todos os integrantes compartilham de situações muito parecidas em relação a necessidades e expectativas, há benefícios específicos para os nichos em que operam.

Sendo assim, uma associação de proteção veicular formada por proprietários de caminhões oferecerá, a seus associados, proteção também aos implementos utilizados. Assim, as carrocerias, semirreboques, baús e semelhantes contarão com proteção em caso de incêndios, roubo, furto e colisões.

Outros equipamentos essenciais, específicos do setor, como 4º eixo, cabine auxiliar e tacógrafo também podem ser protegidos.

Amparo em colisões

No caso de colisões, os associados têm direito à indenização para reparos em seus veículos, com indicação de oficinas credenciadas, em até 75% do valor de mercado do caminhão. Caso ultrapasse esse percentual, é decretada a perda total e o valor do veículo é ressarcido integralmente ao proprietário associado.

Ainda, outros serviços e auxílios são oferecidos aos associados em caso de colisões e outros sinistros como translado, retorno para seu domicílio, guincho e acompanhamento hospitalar.

Cobertura contra incêndios e alagamentos

Alagamentos podem danificar seriamente um caminhão, seja ao atravessar uma área inundada ou ao ter seu veículo pego por uma enchente. Nesses casos, não é só a água o perigo para o veículo. Objetos sendo levados e outros carros carregados pela força da correnteza podem colidir com o caminhão, causando avarias que podem impossibilitar seu funcionamento.

Por isso, a proteção veicular também cobre esse tipo de sinistro, com os reparos mecânicos e funilaria, além de guincho para a remoção do veículo.

Os associados também estão protegidos de prejuízos causados por incêndio, tanto em perdas parciais, nas quais o caminhão pode ser consertado, como na perda total.

Seguro de vida

Por conta das peculiaridades da profissão, muitos são os trabalhadores que, com seus caminhões, sustentam suas famílias sozinhos ou respondem pela maior parte de sua renda. Sendo assim, se algum imprevisto acontecer e ocorrer seu falecimento, sua família ficará desamparada.

Por conta disso, as associações de proteção veicular oferecem, também, seguro de vida para o profissional de modo que, no pior dos casos, sua família não fique desprotegida. O valor da apólice pode ser recebido, também, em situações de doença grave ou invalidez, tornando-se um alento em um momento de dificuldade.

Indenização a terceiros

Além de todas as proteções ao patrimônio do associado, a proteção veicular ainda oferece, como adicional, a opção de contar com indenização a terceiros.

Envolver-se em um acidente não é algo raro para quem trabalha rodando muitos quilômetros diariamente em nossas rodovias mal conservadas e com péssima sinalização. Assim, poder contar com uma assistência para indenizar terceiros quando o acidente for causado pelo associado é de extrema importância para sua segurança financeira e tranquilidade.

Essas são algumas das principais vantagens oferecidas pela proteção veicular. No entanto, há benefícios sobre os quais devemos nos alongar um pouco mais, por conta de sua importância e utilidade para quem trabalha com seu caminhão diariamente.

Estamos falando da assistência ao associado e do reparo dos veículos protegidos. No próximo tópico vamos nos aprofundar nesses temas mostrando como a proteção veicular oferece esses benefícios e quais serviços são disponibilizados. Confira!

Assistência e reparo

Para dar a segurança necessária para que os proprietários de caminhões possam exercer sua profissão com tranquilidade, não basta apenas oferecer indenizações para os prejuízos materiais. Elas são importantes, mas poder contar com uma assistência em um momento de necessidade, em qualquer condição de local e horário, é fundamental.

Afinal, ninguém sabe onde e quando pode acontecer uma quebra, uma pane mecânica ou um acidente que impossibilite o veículo de prosseguir viagem. E por serem totalmente voltadas a seus associados, as associações de proteção veicular oferecem dedicação integral para auxiliá-los.

Veja, abaixo, quais serviços e benefícios a proteção veicular oferece para o conforto e a segurança de seus associados em todos os momentos:

Atendimento 24 horas

A dedicação exclusiva da associação de proteção veicular a seus integrantes faz com que todo problema seja tratado com urgência. Por isso, ela disponibiliza atendimento 24 horas, sete dias por semana, para que, em uma eventualidade, o caminhoneiro tenha acesso a todos os seus direitos.

Com apenas uma ligação, o associado pode solicitar ajuda para remover seu veículo quebrado, socorro mecânico e elétrico, apoio para translados, entre outros serviços de auxílio importantes em uma situação de emergência.

Contar com um atendimento rápido e disponível a qualquer hora do dia ou da noite é essencial para a segurança e o conforto de quem trabalha nas estradas e rodovias por todo o país.

Guincho para remoção do veículo

Em um acidente ou quebra mecânica que impossibilite o veículo de seguir viagem, encontrar um guincho capaz de remover o caminhão para um local seguro nem sempre é fácil.

Por isso, a proteção veicular disponibiliza esse benefício, com uma grande quantidade de prestadores de serviço cadastrados em todo o país. Dessa forma, é possível ter esse auxílio a qualquer hora e lugar, realizado por profissionais experientes e confiáveis.

Auxílio em tombamentos

O tombamento é uma das maiores causas de danos ao caminhão e um problema que muitos profissionais estão sujeitos por conta das características de seus veículos. Mesmo em pequenas velocidades, uma curva fechada pode ser perigosa para caminhões mais altos e estreitos.

Ao unir-se a uma associação de caminhoneiros para proteção veicular, é possível ter acesso a serviços específicos para o setor, como o auxílio para destombamentos. Essa é uma das vantagens de estar em uma associação com outras pessoas que possuem necessidades e expectativas parecidas: um leque de serviços selecionados especialmente para seu ramo de atividade.

Rede de oficinas credenciadas

O reparo dos danos nos veículos, causados por colisões ou quebras mecânicas, precisa ser feito por profissionais de confiança e especializados no setor caminhoneiro para assegurar a qualidade do serviço e garantir a segurança dos veículos em suas viagens.

Por isso, as associações de proteção veicular possuem redes de oficinas credenciadas para dar toda a tranquilidade para seus associados quanto à qualidade e a rapidez dos serviços de conserto de seus caminhões.

Socorro elétrico e mecânico

Na eventualidade de uma pane elétrica ou mecânica que impossibilite o veículo de seguir viagem, será enviado ao local da parada um profissional que prestará o serviço de socorro de emergência.

Serão realizados pequenos reparos para que o caminhão possa seguir sua viagem ou ser conduzido para uma oficina próxima. No caso da impossibilidade de realizar um reparo emergencial, um guincho poderá ser solicitado para a remoção do veículo.

Chaveiro

Também são cobertas, pela proteção veicular, situações em que o associado não consiga locomover seu veículo por conta de quebra das chaves, perda, roubo ou furto delas, ou mesmo em casos em que elas fiquem presas dentro do veículo.

A assistência disponibilizará um chaveiro móvel para ir até o local efetuar a abertura das portas e, quando possível, a cópia da chave, ou dar a partida no caminhão para que possa seguir sua viagem. Sendo impossível a recuperação ou a partida no veículo, um guincho poderá ser chamado.

Transporte e translado

Nas diversas situações de sinistros ou panes em que o veículo fique impossibilitado de seguir seu trajeto ou em casos de roubo ou furto do caminhão, a proteção veicular disponibiliza para o caminhoneiro serviços de translado.

No caso de estar em uma localidade distante e o veículo precisar de reparos que demorem mais de 48 horas, a assistência da associação disponibilizará meios de transporte para que o associado retorne a seu município de domicílio.

Já em sinistros ocorridos em até 40 quilômetros do domicílio do associado, ele terá direito a um táxi que o levará até seu endereço residencial.

Além disso, há serviços de transferências inter-hospitalar e, na eventualidade do falecimento do associado ou seus acompanhantes, de translado de corpos até o local do sepultamento.

Todos esses benefícios são pensados especialmente para o perfil dos associados, sendo ideais para o ramo de atividade exercida. São serviços selecionados exclusivamente para caminhoneiros, que passam a maior parte de seu tempo em estradas e rodovias.

Essa especialização, aliada aos valores baixos das mensalidades, tornam o custo-benefício de aderir a uma associação de proteção veicular muito vantajoso. Além disso, os descontos oferecidos em produtos e serviços são um diferencial.

Continue sua leitura pois no próximo tópico falaremos mais sobre os descontos que tornam a relação custo-benefício da proteção veicular tão boa.

Custo-benefício e descontos

As associações de proteção veicular se destacam por prestarem, a seus associados, todos os serviços que um seguro auto pode oferecer, com a vantagem de serem especializadas no setor caminhoneiro e contarem, ainda, com diferenciais específicos para esse ramo de atividade.

Tudo isso, somado ao fato de o custo ser menor para o proprietário do caminhão por ser uma associação sem fins lucrativos, constituem uma ótima relação custo-benefício para o associado.

Mas, fazer parte de uma associação se torna ainda mais vantajoso pelos descontos disponibilizados a seus associados, por conta das inúmeras parcerias com fornecedores de produtos e redes de serviços. Isso é possível por sua atuação especializada em segmentos, mantendo um perfil específico de associados.

Veja abaixo alguns dos descontos que uma associação de proteção veicular pode oferecer a seus associados:

Postos de combustível

Quem se associa tem descontos em redes de postos por todo o país, conseguindo diminuir seu gasto com combustível ― item que representa um dos maiores custos na operação de caminhões ―, aumentando, assim, a margem de lucro em cada viagem.

Peças de reposição

Os associados contam, também, com descontos em lojas de peças mecânicas, elétricas e partes automotivas para a reposição em consertos e na manutenção periódica de seu veículo. Além disso, acessórios também podem ser comprados com desconto para tornar suas viagens mais confortáveis.

Serviços automotivos

Descontos em serviços automotivos como troca de óleo, revisões, funilaria e manutenção também podem ser oferecidos aos associados, conforme parcerias firmadas com a associação.

Como vimos, a adesão a uma associação de proteção veicular traz diversas vantagens aos caminhoneiros. Além de preservar seu patrimônio de prejuízos financeiros mesmo cobrando mensalidades mais justas, sua especialização no setor faz com que a assistência ao associado seja mais rápida e eficiente no caso de um sinistro, garantindo sua segurança e tranquilidade.

Se interessou em conhecer mais sobre o que a proteção veicular tem a oferecer para você? Então entre em contato conosco e peça uma simulação sem compromisso!