Permanecer por muito tempo sentado pode causar vários prejuízos à saúde. Isso acontece porque o corpo humano não foi feito para ficar parado, sendo necessário se movimentar constantemente. Dessa forma, é preciso se exercitar, e para quem permanece dirigindo por longos períodos, como os caminhoneiros, não é diferente.

Eles devem se atentar e adotar alguns hábitos no dia a dia, como uma alimentação saudável e equilibrada, e também a prática de exercícios como alongamentos, para que possam garantir a sua saúde e a segurança na estrada.

Neste artigo, você vai conhecer porque os alongamentos são tão importantes para a saúde do caminhoneiro. Acompanhe!

A importância de se exercitar

Longas jornadas na estrada e a exigência de permanecer sentado durante todo o tempo trazem como consequência males para a saúde, como dores musculares, inchaço nas pernas, tensão e também LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Dessa forma, é importante se exercitar antes mesmo de entrar no caminhão, e durante as viagens fazer pequenas pausas pelo menos a cada duas horas para se alongar. Pois, ao adquirir esses hábitos você poderá evitar alguns problemas de saúde e diminuirá o desconforto de ficar na mesma posição o dia todo.

Assim, proporcionará grandes benefícios para seu bem-estar físico, contribuindo para um melhor rendimento e segurança nas estradas, para você e as outras pessoas.

Além disso, algumas práticas de exercícios como alongamentos poderão te ajudar nessa longa jornada. Confira!

Como deve alongar

Os alongamentos são essenciais para o corpo, por isso, devem ser praticados sempre que possível. No entanto, para obter melhores resultados e um alongamento correto, os exercícios devem ser realizados sempre com movimentos lentos e sem tencionar os músculos. Deve-se respeitar seus limites sem forçar o alongamento, para não causar lesões.

Além disso, a respiração é fundamental e deve ser executada de forma lenta e funda, sem segurar. Pois, ela controla o ritmo dos exercícios e proporciona o aumento do relaxamento muscular.

Dessa forma, alguns exercícios podem ser realizados ainda dentro do caminhão, parado no trânsito ou esperando por um descarregamento, como:

Alongar a coluna lombar

Ainda sentado, flexione os joelhos, segure e traga de encontro ao peito e permaneça durante 30 a 60 segundos. Desse modo, você estará alongando a coluna lombar e aliviando a tensão nessa região, e também prevenindo as lesões e dores nas costas, como hérnia de disco.

Alongar o pescoço

Puxe a cabeça para o lado esquerdo com a mão esquerda até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço, faça o mesmo com o lado direito. Mantenha-se por 15 segundos em cada posição.

Essa prática poderá ajudar a reduzir a tensão acumulada no pescoço e aumentar a circulação do sangue, prevenindo dores de cabeça e desconforto na região do pescoço e ombros.

Alongar ombros

Faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás sempre lentamente, com duração de 10 séries para frente e 10 para trás. Assim, proporcionará um alívio na região dos ombros e pescoço e também melhorará dores constantes ou crônicas.

Alongar os braços

Pressione o cotovelo direito com os braços estendidos em direção ao corpo (em cima do peito) e mantenha a cabeça em cima do ombro direito, faça o mesmo com o lado esquerdo. Permaneça assim por 15 segundos de cada lado. Dessa forma, você estará alongando os braços e os ombros, aliviando a tensão e melhorando a flexibilidade.

Alongar as costas

Entrelace os dedos e estenda os braços para frente com a palma da mão para fora e curve lentamente as costas, permanecendo por 10 a 15 segundos nessa posição. Dessa forma, você sentirá alongar as costas e também os braços, diminuindo dores nas costas e contribuindo para manter uma postura correta.

Alongar a coluna cervical

Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e pressione para baixo, encostando o queixo no peito, permaneça por 15 segundos. Assim, você estará alongando as vértebras cervicais e proporcionará o aumento da flexibilidade do pescoço, prevenindo dores e rigidez nessa região.

Alongar o peitoral

Coloque os braços para trás do corpo, cruze os dedos e pressione o tórax levemente para frente, sentindo alongar o peito, permaneça nessa posição por 15 segundos. Dessa forma, você estará contribuindo por uma melhor postura, respiração correta e diminuição da tensão sobre os ombros, prevenindo contra a postura incorreta e o peitoral retraído.

Assim, os alongamentos proporcionarão mais flexibilidade e relaxamento para o corpo, que passará a suportar melhor as tensões do dia a dia, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Além disso, dirigir durante horas também pode contribuir por uma postura inadequada. Por isso, deve-se atentar para manter a coluna sempre reta, com as costas encostadas por completo no encosto.

O banco também deve estar bem ajustado, então, verifique a posição dos braços ao segurar o volante, e de suas pernas ao pisar na embreagem até o final, pois ambos devem ficar levemente dobrados.

Uma postura correta faz a diferença ao dirigir por longos períodos, além disso, ajuda a prevenir dores musculares e outros problemas como escoliose, lombalgia e hiperlordose lombar.

Além do bem-estar que os alongamentos podem proporcionar, confira outros benefícios que essa prática pode trazer para saúde do caminhoneiro.

Benefícios dos alongamentos para saúde do caminhoneiro

A prática de se alongar pode trazer diversos benefícios para o corpo e ajudar a melhorar o seu dia a dia, como:

  • Aumenta o rendimento nas estradas e o desempenho profissional;
  • Diminui o estresse e a ansiedade;
  • Reduz tensões musculares;
  • Favorece a flexibilidade do corpo;
  • Corrige a postura;
  • Proporciona o relaxamento;
  • Previne lesões e ativa a circulação;
  • Melhora a concentração e disposição.

Além disso, para se beneficiar dos alongamentos e ganhar mais disposição, deve-se seguir algumas recomendações como:

  • Procurar evitar alimentos gordurosos e pesados, pois podem contribuir para que se sinta sonolento;
  • Tenha alimentos fáceis e leves, como frutas e barras de cereais, para consumir durante as viagens; 
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro, pois essas substâncias podem prejudicar a sua atenção;
  • Durma pelo menos de 7 a 8 horas por dia, para estar com mais disposição no dia seguinte.

Vale frisar que, para obter os benefícios do alongamento, é necessário que a prática seja regular, feita pelo menos 3 vezes por semana e devem ser executados da forma correta.

Além disso, para começar a fazer os alongamentos, o caminhoneiro não precisa de indicação médica, pois não há idade mínima e condicionamento físico que impeça tal prática.

No entanto, há restrições para pessoas que já sofreram alguma fratura ou possuem uma inflamação nas articulações e sentem dor. Diante disso, é necessário que se procure por acompanhamento médico para que ele possa verificar o diagnóstico correto e indicar o melhor alongamento para cada caso.

Agora que você já sabe que os alongamentos são essenciais para a saúde do caminhoneiro, assine a nossa newsletter e receba novidades sobre esse e outros assuntos!