Embora ainda não sejam amplamente utilizadas hoje, as tecnologias de rastreamento são a opção mais apropriada para qualquer um que deseje melhorar a comunicação no caminhão e garantir proteção tanto para o veículo quanto para o condutor.

Isso porque só assim é possível lidar com situações de risco da melhor maneira possível, além de organizar melhor os fretes. Você sabe o que está perdendo ao não contar com esse tipo de inovação?

Nesse sentido, devemos destacar que os sistemas de rastreamento disponíveis na atualidade já exercem diversas funções para além da geolocalização. E essas funcionalidades podem ajudar na otimização da logística e dos gastos.

Por isso, a cada dia que passa, a adoção de tais tecnologias torna-se mais interessante para o caminhoneiro ou gestor de frota que quer trabalhar tranquilamente e promover o desenvolvimento de seu negócio.

Portanto, fique ligado e leia este artigo até o fim! Nele, abordamos as novas funções dessas tecnologias, como elas funcionam e como podem ser úteis para suas atividades diárias. Confira!

Sistemas de rastreamento veicular: como funcionam e o que mudou

Os sistemas de rastreamento permitem o monitoramento do veículo 24 horas por dia, 7 dias por semana e com localização em tempo real. Esse acompanhamento acontece de forma 100% remota, com o auxílio de um computador, smartphone ou tablet.

Basicamente, os sistemas GPS funcionam da seguinte maneira: um aparelho rastreador que capta informações de latitude, longitude e direção dos satélites é instalado no caminhão.

Esses dados são transmitidos para uma base de servidores via rádio ou satélite. A partir daí, as informações de localização e status dos sensores são armazenadas em uma caixa postal, um banco de dados ou uma estação de computadores.

Para o monitoramento das viagens, as empresas de segurança organizam as informações obtidas em relatórios. A partir desses documentos, é possível verificar a ocorrência de comportamentos inadequados ou suspeitos, como desvio de rotas ou paradas não programadas.

Ao longo dos últimos anos, graças a um aperfeiçoamento dessa tecnologia — principalmente no que diz respeito à precisão —, novas funcionalidades foram criadas. Hoje, é possível, por exemplo, verificar a velocidade média desenvolvida pelos veículos, comunicar situações de perigo, mensurar a eficiência nos trajetos percorridos e muito mais.

No tópico seguinte, apresentaremos essas novidades em detalhes.

Tecnologia e comunicação no caminhão: novas funções

A função do monitoramento e do rastreamento das frotas tinha, inicialmente, um motivo simples e objetivo: garantir às companhias um maior controle dos veículos, com o intuito de proteger o patrimônio de roubos e furtos.

Atualmente, com os avanços associados à tecnologia GPS já mencionadas, outras funcionalidades passam a existir. Saiba quais são elas:

Controle dos fretes

Quem gerencia frotas ou tem seu próprio caminhão sabe que cumprir prazos é imprescindível, não é mesmo? A depender da carga ou do cliente, um pequeno atraso pode ser fonte de muitos constrangimentos e, até mesmo, prejuízos.

Com a comunicação no caminhão, você poderá indicar, prontamente, qualquer imprevisto. Embora isso não seja o suficiente para evitar atrasos, será possível relatar as situações em tempo real.

Tal possibilidade ameniza, de alguma maneira, prejuízos decorrentes de atrasos. Isso porque o responsável pela carga poderá pelo menos avisar a quem receberá o frete que o prazo da entrega deve ser recalculado.

Comunicação com quem monitora a viagem

Além de controlar a entrega de seus fretes com maior precisão, as novas tecnologias também permitem que você se comunique em tempo real com quem está monitorando a carga.

Essa pode ser, inclusive, uma exigência de muitos clientes, pois garantir que a mercadoria transportada chegue em segurança é fundamental. Imagine, por exemplo, produtos de alto valor agregado, como eletrônicos e veículos.

Quem contrata o transporte deve apresentar para o destinatário da carga, em tempo real, em que ponto do trajeto está o caminhão. Essa é uma espécie de procedimento padrão, adotado por muitas empresas.

Disso podemos concluir que, além de proteger o seu próprio patrimônio com o rastreamento, você atenderá à demanda de muitos contratantes. Esse é um diferencial competitivo em relação a caminhoneiros que ainda não fizerem tal investimento. 

Comunicação no caminhão 24h

Muitos contratempos acontecem durante a madrugada — período do dia em que contatar as pessoas, em geral, é mais difícil do que o normal. E, como já mencionado em outro tópico, o rastreamento acontece 24h por dia, de modo que o caminhoneiro poderá comunicar problemas a qualquer momento.

Imagine, por exemplo, que o gestor da frota ou responsável pela carga serão prontamente avisados sobre qualquer incidente, sem que o motorista se preocupe em entrar em contato individualmente com cada um dos interessados.

Em uma situação de dificuldade, independentemente da hora, será possível solicitar ajuda sem grandes complicações. Isso facilita bastante a vida do profissional.

Auxílio em situações de risco

Todo caminhoneiro sabe que roubos de carga e veículos fazem parte da realidade de quem ganha a vida pelas estradas. E, quando o pior acontece, é fundamental contar com a ajuda e o socorro de alguém.

Com o rastreamento, é possível realizar o bloqueio do caminhão em situações de roubo. Ou, ainda, caso tenha ocorrido algum furto, você saberá a localização exata do veículo, podendo evitar que ele siga para o desmanche.

Além disso, o motorista pensará duas vezes antes de tomar a decisão equivocada de reagir à abordagem de criminosos, pois ele saberá que, com o rastreamento, terá grandes chances de reaver o veículo.

Para muitas pessoas, isso pode parecer bobagem. Mas, infelizmente, a reação instintiva de muitos caminhoneiros é a de defender o próprio patrimônio a qualquer custo.

Com o post de hoje, esperamos que você tenha compreendido a importância da comunicação no caminhão. Fique atento a todas as nossas dicas e avalie a possibilidade de contratar um serviço de rastreamento.

Além disso, nunca é demais lembrar que a instalação de equipamentos e acessórios deve ser sempre feita por profissionais especializados, que respeitem e conheçam o projeto do veículo. Caso contrário, as perdas podem ser irreparáveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Somos uma empresa de proteção veicular especialista em caminhões e teremos prazer em ajudar você!