O consumo de combustível é algo que preocupa a qualquer caminhoneiro, sobretudo nos últimos anos — período em que assistimos a aumentos sucessivos no preço do diesel. E, como não é possível barganhar o preço final para se encher o tanque nos postos de combustível, resta aos profissionais da estrada procurar outros meios para economizar. O que você tem feito para otimizar o consumo de seu caminhão?

No post de hoje, vamos lhe ajudar, explicando algumas estratégias interessantes para se economizar combustível. Falaremos sobre cuidados com manutenção, comportamento ao volante, acomodação da carga transportada e muito mais. Não deixe de conferir!

Mantenha em dia a manutenção do caminhão

manutenção periódica de seu caminhão pode ser o fator que mais ajudará na economia de combustível. Não é difícil entender o porquê disso. Qualquer veículo desregulado — ou seja, fora dos padrões de funcionamento — fará um maior esforço para entrar em movimento, consumindo, assim, mais combustível.

Nesse sentido, listaremos a segui, os principais componentes que merecem maior atenção em termos de manutenção. Se não forem substituídos dentro dos prazos recomendados, estes itens farão o seu caminhão “beber” mais do que o normal:

Óleo do motor

Seja o veículo leve, seja pesado, a troca de óleo deve ser sempre uma preocupação. Quando a renovação não acontece dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, a função básica do óleo — que é lubrificar os componentes do motor — não acontece.

Isso tem relação direta com o aumento do consumo de combustível, uma vez que a borra formada pelo óleo vencido prejudica a movimentação das peças, aumentando o esforço desempenhado pelo conjunto do motor.

Filtro de ar

O filtro de ar impede que partículas de sujeira penetrem na câmara de combustão do combustível. Um filtro em mau funcionamento não filtrará essas sujeiras, logo, a mistura de ar e combustível estará contaminada por impurezas.

Isso aumenta bastante o consumo de diesel! Por isso, não deixe de trocar o filtro de ar entre 10 e 15 mil quilômetros rodados — prazo recomendado para a grande maioria dos modelos de caminhão.

Pneus e rodas

Em veículos de grandes dimensões, qualquer alteração aerodinâmica ou na geometria original do veículo pode provocar maior consumo de combustível. Isso porque um veículo desalinhado exige mais do motor.

Dessa maneira, mantenha os pneus sempre calibrados segundo as recomendações para o seu modelo de caminhão. Além disso, as rodas também devem estar alinhadas. Por isso, a cada 10 mil quilômetros, leve o seu caminhão até um serviço de alinhamento e balanceamento.  

Adote boas práticas na direção

Um dos principais fatores que influenciam o consumo de combustível é o comportamento do caminhoneiro ao volante. Nesse sentido, algumas práticas devem ser evitadas e outras adotadas no dia a dia. Entenda quais são elas:

Rotação do motor

Procure manter a rotação do motor sempre na faixa verde indicada no tacômetro ou conta-giros — instrumentos que podem ser visualizados no painel. Ao manter os giros do motor dentro desse intervalo de rotação, você terá o menor consumo possível para o seu caminhão.

Troca de marchas

Ao trocar para uma marcha mais longa, eleve a rotação do motor a uma faixa superior. Assim, ao engatar a nova marcha, a rotação do motor ficará no intervalo da faixa verde. Em marchas mais curtas, mantenha a rotação do motor mais baixa. Mais uma vez, isso fará com que os giros se mantenham na faixa verde.

Aceleração

Arrancadas bruscas devem ser evitadas, pois isso significa que o motor está operando em baixa rotação, mas em alta velocidade (lembre-se da relação descrita anteriormente). O mesmo vale para os movimentos de frenagem acentuadas, uma vez que o motor também estará fora da rotação adequada.

Nunca rode com sobrecarga

Para muitos caminhoneiros, é tentador burlar a legislação e realizar fretes em que a carga pesa mais do que o permitido. Afinal, essa é uma possibilidade de melhorar os ganhos. No entanto, além das pesadas multas previstas em lei, você já parou para pensar no consumo de combustível?

Caminhões com sobrecarga, obviamente, vão consumir mais combustível do que o normal, porque o esforço a ser desempenhado pelo motor será maior. Além disso, os danos na suspensão e em outros componentes são quase certos. Em outras palavras: não vale a pena rodar com sobrecarga. Multas, custos com manutenção e maior consumo de diesel são três bons motivos para que você não adote essa prática.

Evite estradas serranas e tráfego urbano

“Para descer todo o santo ajuda!”. Esse é um velho ditado popular que nos ajudará a explicar a importância de evitar subidas acentuadas, como as de estradas em regiões de serra. Afinal, a força da gravidade joga contra quem está subindo com o caminhão carregado.

Por isso, quando possível, evite regiões de serra. Em seu planejamento de viagem, você pode priorizar rotas que evitem passar por esses locais, por exemplo. A depender da distância, vale a pena percorrer alguns quilômetros a mais por algum desvio. O mesmo vale para perímetros urbanos. Isso porque ao passar por locais de trânsito carregado, você rodará em marchas mais pesadas, o que aumenta o consumo de combustível.

Não abuse do ar-condicionado

Sem dúvida alguma, o calor das estradas exige um sistema de refrigeração para a cabine do caminhão. No entanto, a depender do modelo de caminhão, o consumo de combustível pode ser até 15% superior. A dica para quem pensa em economizar combustível é encontrar um meio termo nessa relação e não abusar. Dessa maneira, tente evitar colocar o ar no máximo o tempo todo. Ao perceber que a temperatura já está agradável, diminua a potência. A adoção desse comportamento já lhe trará alguma economia.

Melhorar o consumo de combustível não é nada de outro mundo. Se você leu com atenção todas as nossas dicas, terá percebido que é bem simples. Basta ficar atento, principalmente, ao seu comportamento ao volante e à necessidade de manutenção periódica.

Agora que você já sabe tudo sobre como otimizar o consumo de combustível de seu caminhão, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você continuará a receber conteúdos muito interessantes sobre o universo de quem ganha a vida pelas estradas!