Músicas para ouvir na estrada: o que toca na cabine do caminhão?

9 minutos para ler

Vida de caminhoneiro definitivamente não é fácil. Passar dias longe de casa e da família, correr riscos na estrada, lidar com o cansaço depois de longas horas em frente ao volante, enfim, são muitas as adversidades.

No entanto, existe algo capaz de ajudar a aliviar tantas dificuldades: as músicas para ouvir na estrada! O som de uma bela melodia preenchendo a cabine do caminhão tem o poder deixar um condutor feliz e, o melhor de tudo, desestressado. Mas, e o que tocar na cabine do caminhão?

São diversos gêneros musicais que esses desbravadores de longas distâncias escutam ao longo de suas viagens. Sendo assim, no post de hoje, você vai conhecer os benefícios de se ouvir música nas estradas, os estilos que mais fazem sucesso entre os caminhoneiros e dicas imperdíveis de aplicativos e músicas para utilizar! Confira!

Quais os benefícios de ouvir músicas na estrada?

Um hábito muito comum entre os caminhoneiros é, logo depois de se sentar em frente ao volante e fechar as portas da cabine, imediatamente ligar o som e escolher as músicas para ouvir no trajeto. Se esse for o seu caso, saiba que você está no caminho certo!

É comprovado cientificamente que ouvir música reduz estresse, já que diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse crônico, quando presente em altos níveis no organismo. Isso é muito importante, uma vez que o estresse é responsável por muitas complicações — principalmente quando passamos horas e horas dirigindo!

Outro fator importante é que ouvir música definitivamente melhora o humor e a concentração no trânsito, fazendo com que o motorista tenha um comportamento mais seguro enquanto dirige.

Onde encontrar as melhores músicas para ouvir na estrada? 

Foi-se o tempo em que ouvir música se restringia apenas a ligar o rádio e se contentar com a programação musical disponível. Os aplicativos de celular transformaram completamente essa realidade, e os caminhoneiros também usufruem dessa mudança!

Os aplicativos de celular contêm uma grande variedade de músicas, ajudam o caminhoneiro a escolher as melhores playlists e ainda trazem outras opções, como os podcasts, que funcionam como uma espécie de “rádio digital” com conteúdos variados e em formato de áudio para download. Assim, os motoristas podem baixar centenas de horas de seus programas preferidos para ouvir durante a viagem.

Confira os melhores aplicativos para ouvir músicas na estrada!

1. Pandora

O Pandora Radio é um aplicativo de rádios online para Android, Windows Phone e iOS. Por meio dele, o usuário pode criar rádios personalizadas de acordo com os artistas e temas que mais gosta.

Considerado um dos melhores aplicativos do gênero para smartphones, o Pandora é uma ótima ferramenta para ser usada na cabine do caminhão!

2. Spotify

Outro aplicativo bastante popular é o Spotify. Ele permite ao usuário escutar músicas gratuitamente pela internet. Milhares de músicas estão disponíveis e, em troca, é necessário ouvir propagandas entre as faixas.

Os planos pagos, por outro lado, melhoram ainda mais a experiência do ouvinte, permitindo acesso às canções em viagens internacionais, maior qualidade de som e o melhor de tudo: sem propagandas.

3. SoundCloud

O SoundCloud é um aplicativo bastante útil para ouvir e compartilhar músicas. Nele, é possível gravar as canções e compartilhá-las em privado ou publicamente nas redes sociais. Além disso, o próprio aplicativo também funciona como uma rede social, sendo possível navegar e pesquisar perfis de outros usuários.

Quais os estilos musicais mais recomendados para a estrada?

Agora que você já sabe onde encontrar suas canções favoritas com total facilidade, vamos falar um pouco mais sobre os estilos musicais que podem ser interessantes para escutar na estrada.

Na verdade, diversidade é a palavra certa quando se quer definir as playlists dos caminhoneiros! Os gêneros vão do country ao rock pesado, passando pelo blues rock, sertanejo e vários outros estilos.

Logicamente, é preciso considerar o seu gosto pessoal na hora da escolha, mas alguns ritmos específicos podem ser mais recomendáveis. Veja abaixo alguns exemplos!

Rock

O rock já teve o seu auge de popularidade e representou uma parcela muito grande da sociedade em tempos de contracultura e rebeldia. Como ocorreu com todos os estilos musicais mais tradicionais, ele evoluiu com o tempo, mas ainda está presente na preferência de muitas pessoas e pode ser uma excelente alternativa para escutar na estrada.

Um dos seus benefícios está justamente no ritmo, que tem uma cadência mais acelerada e ajuda a ficar mais desperto, evitando o sono ao volante. Além disso, não faltam opções, com excelentes artistas brasileiros e internacionais, como bandas ou em carreira solo. Você pode ir desde o clássico Elvis Presley até bandas mais modernas.

Samba

Não seria adequado fazer uma lista com músicas para ouvir na estrada sem falar de um dos mais tradicionais estilos brasileiros: o samba. Sua história é antiga e, embora seja muito correlacionada aos subúrbios do Rio de Janeiro, estima-se que sua origem tenha sido na Bahia, nas rodas com forte influência africana, similares às de capoeira.

Assim como ocorre no Rock, há uma imensa variedade de artistas e até de sub estilos, dentre os quais o mais popular é o pagode. O som cadenciado do cavaquinho e do pandeiro ajudam a trazer mais ânimo para o caminhoneiro e você pode escolher artistas incríveis, como Noel Rosa, Cartola, Zeca Pagodinho, Pixinguinha e Martinho da Vila.

MPB

MPB é uma sigla para Música Popular Brasileira, um estilo musical que engloba boa parte de nossos artistas e reúne uma série de boas influências. Embora tenha perdido espaço nos últimos anos, pessoas mais jovens ainda são expostas aos grandes artistas do gênero, por conta de versões e remixagens feitas pelos DJs da moda.

O ritmo é agradável, mas não chega a ser sonolento na maioria das vezes. Você pode escolher os cantores de sua preferência, oscilando entre os clássicos Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Elis Regina, bem como pelos representantes da nova geração, como Victor Kley, Tiago Iorc, Roberta Sá e Maria Gadú.

Sertanejo

Também não dá para falar de músicas para ouvir na estrada sem citar um dos mais clássicos estilos que temos por aqui: o sertanejo. Ele tem tudo a ver com a vida do caminhoneiro, cantando muitas das dores e prazeres que envolvem a vida do brasileiro comum. É uma forte representação do povo do interior, especialmente do cerrado e do sertão.

Aliás, alguns dos principais artistas do gênero são apaixonados por carros e amam dirigir, como Gustavo Lima, Zé Neto e Cristiano. As mulheres também fazem um tremendo sucesso, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Maiara e Maraisa. Se você curte um belo modão, não se esqueça dos clássicos Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó e Zezé de Camargo e Luciano.

Quais as músicas mais ouvidas pelos caminhoneiros?

Ao contrário do que muita gente acredita, a trilha sonora de uma cabine de caminhão não se restringe apenas às típicas “canções de caminhoneiro “, que retratam a vida e o dia a dia de suas viagens.

Abaixo separamos algumas dicas de canções de diversos gêneros que caem bem para ouvir na estrada. Veja!

  • Infinita Highway: essa música da banda de rock nacional Engenheiros do Hawai é uma boa pedida para preencher a cabine de quem tem uma longa estrada pela frente;
  • For Those About Rock (We Salute You): para os motoristas que gostam de um som pesado nas viagens, essa canção da banda de rock australiana AC/DC é uma ótima opção;
  • How Fast Them Trucks Can Go: nesse clássico country, Claude Gray conta a história de um ponto de parada onde os caminhoneiros se encontram para falar da vida;
  • Estrada da Vida: nesse lindo clássico sertanejo, Milionário e José Rico fazem uma reflexão sobre a vida;
  • I Am The Highway: a canção do grupo de rock americano Audioslave é uma boa opção para quem quer se conectar com a estrada;
  • 18 Wheels And A Dozen Roses: essa canção interpretada pela cantora country Kathy Mattea fala sobre um caminhoneiro de longa data nas estradas;
  • A 300 km/h: a canção da banda de rock nacional Autoramas fala sobre um amor a 300 km/h;
  • Racing In The Street: nessa melodia, o cantor de rock americano Bruce Springsteen narra uma corrida de rua;
  • Vamos Fugir: para o motorista que está querendo fugir da rotina da estrada, essa música do grupo de pop rock nacional Skank é uma boa opção.

Curiosidade: a realidade do caminhoneiro em canções

Sabemos que a vida dos caminhoneiros já inspirou diversos compositores e foi tema de inúmeras canções. Abaixo, listamos algumas delas:

  • Carga Pesada: em Carga Pesada, Sérgio Reis retrata a tristeza e solidão dos caminhoneiros em suas viagens;
  • Sonho de um Caminhoneiro: essa bela canção de Milionário e José Rico faz os caminhoneiros refletirem sobre os perigos escondidos da estrada;
  • Um Caminhão de Saudades: nessa música, Moacyr Franco traz uma bela história de amor vivida na carroceria de um caminhão;
  • Teddy Bear: essa canção de Red Sovine conta a triste história de um garoto que perdeu o pai e tinha o sonho de andar em um caminhão;
  • 6 Days on the Road: escrita por Earl Green, essa produção ficou famosa na voz de Dave Dudley e retrata a rotina de um caminhoneiro;
  • Little Joe: nessa música de Red Sovine, é narrada a história de um caminhoneiro que encontra um cachorro que se torna seu bom companheiro;
  • On The Road Again: nessa composição, Willie Nelson narra o amor pela vida na estrada;
  • I’ve Been Everywhere: aqui, o cantor Johnny Cash retrata uma das realidades do caminhoneiro: conhecer inúmeros lugares diferentes.

Agora você já sabe o que tocar na cabine do caminhão. Com essas músicas para ouvir na estrada, sua viagem ficará muito mais agradável e até mesmo mais segura, pois você estará mais alerta ao acompanhar as canções de sua preferência!

E você, conhece mais algum aplicativo ou canção que deveria entrar para a nossa playlist? Não deixe de seguir nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário