A vida de caminhoneiro no Brasil é para quem tem coragem! Viver os desafios e perigos das estradas e ainda ficar longe da família não é nada fácil. Para acrescentar, o valor do frete não sobe para acompanhar os custos, como o do diesel, por exemplo. Ainda bem que o desenvolvimento tecnológico ajuda a melhorar essa situação.

Nos últimos tempos, percebe-se um grande avanço no uso da tecnologia no caminhão. Ela vem trazendo novidades que acabam, ou pelo menos minimizam, com alguns dos problemas tradicionais vividos pelo caminhoneiro.

Agora, você descobrirá como as inovações tecnológicas melhoraram a vida de caminhoneiro no Brasil e ainda o que está por vir. Vamos lá? Acompanhe a leitura e confira!

Veja os benefícios da tecnologia no caminhão

Desde o surgimento da internet, o mundo se torna cada vez mais tecnológico e conectado. Na era da informação, investir em inovações é o que faz com que as empresas se destaquem no mercado e consigam aumentar seus rendimentos. O setor de transportes, claro, não está de fora da tendência!

Além de aumentar a margem de lucro, as ferramentas tecnológicas são úteis também para que o motorista eleve sua qualidade de vida, cuide melhor da saúde e trafegue pelas estradas com mais segurança. Veja alguns benefícios da tecnologia e como eles impactam diretamente na vida do caminhoneiro no Brasil.

Planejamento de cargas

Existem programas que armazenam os dados sobre as cargas e possibilitam uma logística muito mais eficiente. Ao manipular informações importantes, como prazos de entrega, data de validade da carga, local de armazenamento e rotas, eles conseguem traçar as prioridades e permitem que você otimize as viagens.

Facilidade para definir rotas

Hoje em dia, uma ferramenta indispensável para o motorista de caminhão é o GPS. Com ele é possível dirigir tranquilamente em estradas em que você nunca esteve. Quando o programa não existia, o risco de pegar o caminho errado era muito maior.

Com o apoio da tecnologia, é mais fácil definir caminhos, ver boas opções de parada, mapear as oficinas mecânicas e postos de gasolina, e organizar os prazos de entrega.

Maior economia

Trata-se de outro ponto muito positivo quando se utiliza aparelhos inovadores no caminhão. Gastar menos e aumentar o retorno financeiro é o que todo caminhoneiro busca.

Com a tecnologia, os recursos são mais bem utilizados, minimizando desperdícios. O planejamento de cargas e o manuseio do GPS, por exemplo, garantem muita economia de combustível.

Mais segurança

A insegurança é um dos maiores problemas enfrentados pelo caminhoneiro. Por isso, vários profissionais se dedicam a pensar em soluções para diminuir os riscos no transporte de cargas.

Hoje, os sistemas de rastreamento são amplamente utilizados pelas empresas. Eles permitem inibir roubos e furtos, acompanhar a viagem do motorista, prestar assistência rápida e ainda rastrear a carga ou caminhão, caso ele seja roubado.

Auxílio na direção

Algumas ferramentas tecnológicas prometem grandes coisas. Você sabia que há sistemas capazes de ajudar o motorista a ficar mais atento?

Existem caminhões equipados com sensores que alertam caso o veículo saia da pista ou se aproxime muito do carro da frente. Há ainda outros dispositivos, como o detector de ponto cego e o controle de estabilidade.

Maior conforto

Não há como comparar os modelos de caminhões antigos com as novas versões que estão sendo fabricadas nos últimos anos. Os níveis de conforto e segurança aumentam frequentemente, já que as fábricas de veículos contam com equipes preparadas para pensar inovações tecnológicas que agreguem valor ao produto.

O conforto acústico, por exemplo, tem sido uma notável preocupação. Para um motorista que passa a maior parte do dia dirigindo, lidar com barulhos constantes pode ser extremamente incômodo. Por isso, o objetivo é que os caminhões sejam cada vez mais silenciosos.

Outro aspecto que se desenvolveu consideravelmente foi o ar-condicionado. Antigamente, era um luxo inalcançável para a maioria dos caminhoneiros. Hoje, a tecnologia permite que os modelos suportem melhor o uso do ar, trazendo conforto ao motorista.

Além disso, a modernização fez grande diferença em dois componentes essenciais: o câmbio e a direção. Em automóveis muito antigos, era usado o câmbio caixa seca, que exigia muito mais do indivíduo condutor. Atualmente, muitos modelos são fabricados com câmbio automático. Quanto à direção, agora a maioria é hidráulica, garantindo uma melhora na vida de caminhoneiro no Brasil.

Conheça aplicativos que podem facilitar seu dia a dia

O uso da tecnologia no caminhão não envolve só programas de gestão ou mudanças na fabricação dos veículos. Ela também está disponível na sua mão todos os dias: nos famosos aplicativos de celular.

É uma área notável pelo seu crescimento, que é até difícil de acompanhar por conta de tantas novidades. Você conhece as opções que podem melhorar sua rotina na boleia? Veja algumas ferramentas muito úteis!

TruckPad

Quem trabalha como autônomo sabe como é grande a incerteza de conseguir fretes para manter o caminhão faturando. Além disso, tem o problema de voltar vazio de alguma viagem. Para diminuir essa angústia, há o TruckPad. A ideia principal do aplicativo é conectar empresas que precisam de transportes a motoristas que necessitam de trabalho.

Assim, oferece vantagem para o empresário, que consegue transporte para suas mercadorias e para o caminhoneiro, que tem acesso a viagens para todo o Brasil.

Waze

Esse é um aplicativo indispensável para melhorar a vida de caminhoneiro no Brasil. O Waze é como a evolução do GPS, pois a sua função não é apenas indicar uma rota, mas também fugir de engarrafamentos e acidentes. Para quem trafega em grandes centros, esse aplicativo é necessário.

Porém, ele não dispensa um bom GPS para ser usado nas estradas. O motivo para isso é o fato do Waze precisar de internet para receber as informações do trânsito. Assim, utilizá-lo durante toda a viagem poderá consumir todo o seu pacote de dados. Outro problema é que não funciona em local sem sinal de celular.

Sontra Cargo

Assim como o TruckPad, o Sontra Cargo é um app que busca facilitar a vida do caminhoneiro no Brasil ao disponibilizar cargas para os mais variados destinos e tipos de caminhão. A ideia é dinamizar o frete, fazendo a viagem ficar mais lucrativa.

Ao utilizar o aplicativo, o transportador terá a possibilidade de completar a capacidade de carga de seu caminhão, ao pegar mais fretes para o mesmo destino e também diminuir as chances de voltar vazio.

AccuWeather

Quem passa os dias na estrada sabe como é importante planejar bem a viagem. Para isso, é fundamental conhecer a previsão do tempo, pois o clima influencia muito. O problema é a falta de acesso a jornais para ver a meteorologia. É aí que entram os aplicativos de previsão do tempo.

Dentre eles, o AccuWeather é um dos mais completos. Localiza a região que a pessoa se encontra e informa as condições climáticas, como sensação térmica, umidade, índice de raios UV e visibilidade atuais e para os próximos dias. Também é fácil fazer consultas de outras cidades e saber como estará o tempo ao chegar a seu destino.

Iveco Brasil

Além de trazer conteúdos sobre financiamento e produtos da marca, o aplicativo também apresenta alguns serviços muito práticos para caminhoneiros: é possível ver rotas, localizar postos de gasolina, pesquisar preços de pedágio e calcular o consumo de combustível. Você pode também ficar atualizado com notícias sobre o mundo do caminhoneiro.

uCar

Um aplicativo financeiro que ajuda você a acompanhar os gastos que tem com o veículo. O usuário cadastra os custos com limpeza, manutenção e abastecimento, e o programa gera estatísticas que permitem analisar e gerir melhor o dinheiro. É possível também calcular o consumo médio de combustível e encontrar os postos mais próximos.

SocialFuel

Já imaginou se você pudesse abastecer sempre nos postos mais baratos? Esse aplicativo faz uma comparação de preços nos locais próximos a você e indica onde está o menor. É possível comparar gasolina, álcool, diesel e até gás natural. Ele ainda permite que você guarde um histórico de abastecimento, para realizar um controle.

Mãos no Volante

Um dos princípios da direção defensiva é evitar distrações. Por isso, a ideia do aplicativo é ótima: quando você ativa, ele vai rejeitar todas as ligações que você receber — fique tranquilo, ele envia uma mensagem automática para a pessoa, avisando que você está dirigindo.

Descubra as tecnologias disponíveis nos caminhões de hoje

Quem pesquisar a evolução dos caminhões nas últimas décadas ficará abismado. Pegue um caminhão produzido em 1998 e compare com modelos equivalentes de 2018 e ficará impressionado como tanta coisa mudou em apenas 20 anos.

O bom é que a maior parte dessa tecnologia veio para melhorar a vida do caminhoneiro no Brasil, seja na segurança ou no conforto. A Volvo, por exemplo, oferece o moderno FH. Dentre diversos recursos, um item opcional chama a atenção. Denominado I-See, o dispositivo é capaz de memorizar a topografia do trajeto por onde o caminhão passa.

Ao realizar o mesmo caminho novamente, o sistema já conhecerá a inclinação do local e a transmissão automática selecionará as marchas ideais, reduzindo o consumo de diesel e melhorando o desempenho. Para completar, o FH é equipado com controle de estabilidade, piloto automático e sistema de monitoramento de saída de faixa.

Já o MAN TGX é equipado com um sistema de telemetria, que monitora os motoristas e avalia a sua performance. Assim, é possível diagnosticar quem conduz o veículo corretamente e quem precisa de treinamento na direção. Também apresenta sistema que identifica piso molhado e aumenta o poder de frenagem.

Referência em luxo e segurança nos automóveis, a Mercedes-Benz não podia deixar os caminhões de fora. Assim, o Actros, topo de linha da marca, oferece diversos recursos interessantes.

Dentre eles estão controle de proximidade, aviso de mudança de faixa e freios ABS. Para completar, oferece um sistema de frenagem semiautônoma. Ao detectar risco de colisão a mais de 60 km/h, o caminhão diminui a velocidade automaticamente, caso o motorista não demonstre reação.

Saiba como serão os caminhões do futuro

Diante de tanta evolução em tão pouco tempo, é possível fazer algumas previsões para os próximos anos. Podem parecer futurísticas demais, mas acredite: em pouco tempo a tecnologia revolucionará os caminhões. Veja como!

Direção semiautônoma

Da mesma maneira que a tecnologia está tornando os carros cada vez mais autônomos, os caminhões também estão evoluindo nesse sentido. A ideia não é substituir o caminhoneiro, pois ele é fundamental para o transporte seguro. O objetivo é tornar a viagem mais confortável, segura e econômica. A Mercedes-Benz e a Scania já têm protótipos em testes com essa tecnologia.

Caminhões elétricos

Apesar de já serem realidade em países desenvolvidos, aqui no Brasil a tecnologia dos veículos elétricos ainda engatinha. O que é uma pena, pois os caminhões elétricos são silenciosos, econômicos e não emitem gases poluentes. Os problemas ainda são o alto custo e a falta de estrutura para realizar a recarga das baterias.

Rodovias elétricas

Outro problema para tornar os caminhões movidos a eletricidade é o tamanho e peso das baterias, que ocupam espaço que poderia ser usado por cargas. Para ter uma ideia, as baterias necessárias para proporcionar a um caminhão uma autonomia de 800 km pesariam algumas toneladas. Além disso, carregar baterias tão grandes demandaria horas com o caminhão parado.

Para contornar esses problemas, está em fase de testes na Suécia a rodovia eletrificada. A tecnologia é parecida com as dos trólebus, os ônibus elétricos que captam a energia dos fios e varas instaladas em postes. Esses fios são dispostos de maneira que fiquem bem próximos ao teto do caminhão. Já o veículo tem uma espécie de antena para se ligar a esses fios e, assim, captar a corrente elétrica.

Essa tecnologia eliminará a necessidade de grandes baterias para os caminhões, que captarão a energia enquanto se locomovem por baixo da estrutura eletrificada. A Scania já oferece modelos em testes adaptados para esse tipo de rodovia.

Percebeu como abrir espaço para a tecnologia no caminhão pode trazer grandes benefícios na vida de caminhoneiro no Brasil? Agilidade, segurança e conforto são vantagens que facilitam muito a vida de quem faz um trabalho tão árduo e importante no nosso país!

Ficou impressionado em como a tecnologia pode impactar a vida de um caminhoneiro? Então compartilhe este texto nas redes sociais e impressione os seus amigos também!