Um dos maiores medos de caminhoneiros é perder seu meio de sustento, seja por conta de acidentes, problemas mecânicos ou roubos e assaltos. Sabemos que grande parcela dos amigos da estrada sofre diariamente com situações que, por muitas vezes, parecem ser impossíveis de prever, mas que na verdade podem ser evitadas tomando certos tipos de cuidado. Trouxemos aqui algumas situações que podem levar à perca do seu caminhão. Leia com atenção e tome cuidado na hora de viajar!

1 – Não realizar manutenção preventiva: Por se tratar de grandes veículos, os caminhões e carretas possuem uma mecânica complexa, que exige muito cuidado, e a manutenção preventiva é essencial para uma boa viagem. Um problema mecânico no meio de uma viagem pode representar muitas coisas. Desde um atraso na entrega, ou acidentes que podem causar muitos prejuízos e até trazer rico à vida de quem dirige.

No âmbito financeiro, a manutenção preventiva ainda continua em vantagem. Segundo o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), os custos de uma manutenção preventiva chegam a ser de 30% a 40% mais baixos do que os valores de um possível reparo;

2 – Viajar por locais visados por criminosos: Ver nos noticiários sobre roubos de caminhões e cargas se tornou comum, e para que você não seja mais uma vítima, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar rotas perigosas e optar por viagens diurnas, por exemplo.

É ideal avaliar os trechos que serão feitos, conhecendo os riscos de criminalidade de cada lugar, e evitando estradas com altos riscos. Mesmo que a escolha de rotas adicione um maior tempo em sua viagem, considere válido, pois poderá te poupar de assaltos;

3 – Acidentes de trânsito: A frota de caminhão representa cerca de 5% dos veículos em circulação no país. Mesmo com um número considerado pequeno, 47% dos acidentes fatais acontecem com os veículos pesados.

Levando em consideração os acidentes mais comuns nas estradas, podemos destacar colisões referentes a ultrapassagens, alta velocidade e excesso de peso. Atente-se às regras de trânsito e cuide-se. Seu caminhão e sua vida não podem correr esse risco;

4 – Não ter uma proteção veicular: Por mais que você siga todas as dicas acima, ainda sim pode estar sujeito à problemas nas estradas. Por isso é de extrema importância que o caminhoneiro possua uma boa proteção veicular, que possa proteger em casos de roubo, furto, colisão, incêndio ou acidente, oferecendo também assistência 24 horas, guincho e rastreador.

Proteja-se! Cuide de você e do seu caminhão.