5 ANOS DA GREVE DOS CAMINHONEIROS E A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Entre os dias 21 a 30 de maio de 2018, o Brasil passou por um dos maiores movimentos grevistas do país, a Greve dos caminhoneiros, também conhecida como a Crise do Diesel. À época, os caminhoneiros reivindicavam sobre os constantes reajustes dos preços dos combustíveis, especialmente o óleo diesel, efetuados pela estatal Petrobras diariamente e outros motivos de manifestações. Rapidamente a população brasileira foi afetada em diversas áreas, seja pela falta de insumos básicos, como alimentos nos supermercados ou a falta de combustível em postos de gasolina, inclusive abalando também o setor econômico do país, com uma forte alta temporária na inflação e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no período.
Foto: Sebastião Moreira.
Durante os dez dias do movimento grevista, os brasileiros começaram a perceber a importância dos caminhoneiros para o desenvolvimento do país. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 60% que se produz e consome no Brasil é transportado por rodovias, ou seja, pelos caminhões. Assim, a maioria das mercadorias que são comercializadas (seja perecível ou não) chega até você direta ou indiretamente por um caminhoneiro.
Foto: Reuters.
Então, após 5 anos da Greve dos caminhoneiros, você já deve ter percebido o quanto o caminhoneiro é de extrema importância para o avanço do nosso país. Porém, é importante citar um dado da CNT sobre a má conservação das rodovias, só no ano de 2022, dos 110.333 quilômetros avaliados, 60% foram considerados Regular, Ruim ou Péssimo, sendo assim, um dos desafios que a categoria ainda enfrenta. Por fim, deixa aqui nos comentários qual tipo de produto e/ou serviço que você já recebeu por meio de um caminhão.