Qualquer motorista  de caminhão sabe que há vários riscos envolvidos em dirigir seu veículo por estradas. Conforme pesquisa recente feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), algumas rodovias apresentam altos índices de acidentes e mortes — e a que fica no topo da lista é a BR-101. As BRs 381 e 040, por exemplo, contam com 3 mil mortes cada uma no período de 10 anos.

Apesar de haver diversas campanhas para diminuir a quantidade de acidentes de trânsito, ainda há muitos deles que são bem comuns dentro de qualquer estrada, como colisões e quedas. O primeiro passo para evitá-los é saber quais são suas maiores causas — para então saber como é possível preveni-los.

Pensando nisso, listamos aqui algumas das maiores causas de acidente com caminhão e o que você pode fazer para evitá-las. Acompanhe!

Quais são as principais causas?

Colisões entre veículos, queda do veículo e derrapagem, por exemplo, são bem comuns para a maioria dos caminhoneiros. Em geral, um acidente com caminhão tende a ser causado por uma das possibilidades a seguir.

Excesso de carga

Muitos caminhoneiros tentam colocar mais peso em seus veículos. Em geral, essa prática tem dois motivos: a possibilidade de fechar mais de um serviço na mesma viagem ou a exigência das transportadoras.

Obviamente, essa prática é prejudicial para a segurança do motorista e de qualquer outra pessoa ao seu redor na estrada. Por isso há uma lei que limita a carga transportada em cada caminhão, de acordo com sua capacidade.

Peso em excesso torna a direção bem mais difícil, pois o motor será levado além do seu limite, a suspensão se desgastará mais rapidamente e as curvas serão mais arriscadas. Se houver água ou lama na estrada, as chances de derrapamento serão muito maiores.

Ultrapassagens arriscadas

Um hábito comum que pode facilmente levar a um acidente com caminhão é a ultrapassagem em vias duplas. Obviamente, isso deixa o veículo vulnerável para uma colisão com outros veículos no sentido oposto, o que representa um risco de vida muito grave para ambos os motoristas.

Existem situações em que pode ser necessário fazer uma ultrapassagem, como quando um veículo à frente enguiça e só há espaço para passar pela via oposta.

Porém essa ultrapassagem é especialmente arriscada quando não há uma visão clara do espaço à frente, o que acontece em curvas fechadas e quando há outro veículo de grande porte à frente.

Viagens muito longas

Exaustão é outra causa bem recorrente de acidentes. Quando um motorista não tem tempo para descansar, ele perde concentração, não consegue reagir adequadamente diante de alguma emergência e pode até cair no sono durante a viagem. Caso isso aconteça, as chances de acidente são altíssimas, mesmo que todas as outras precauções sejam tomadas.

Em geral, isso ocorre porque a empresa de transporte acaba estipulando um prazo curto demais para a viagem, exigindo que o motorista fique mais tempo do que deveria ao volante. Também pode ser resultado da falta de pontos de descanso no caminho ou de um hábito ruim por parte do próprio motorista.

Má conservação de rodovias

Por fim, nem todas as estradas são bem conservadas — muitas delas contam com buracos no asfalto, terra, lama e ondulações. Diante desses obstáculos, é necessário ter duas vezes mais cuidado para evitar acidentes durante sua direção. Caso você dirija com muita velocidade por esses lugares, é quase certo que haverá algum acidente.

Esse não é o tipo de problema que você pode resolver ou evitar. O melhor a fazer é sempre reportar esses problemas nas estradas tanto ao seu contratante quanto à prefeitura respectiva. No mínimo, isso pode melhorar os prazos e aumentar as chances de uma reforma no futuro.

Como prevenir acidente com caminhão?

Há algumas atitudes que todo motorista pode tomar para diminuir os riscos durante suas viagens. A seguir, apresentaremos três exemplos que você pode começar a implementar rapidamente.

Planeje suas rotas

O planejamento de rotas é muito importante para empresas que lidam com transporte de mercadoria, principalmente por uma razão de eficiência e segurança. Mas também é algo muito útil para caminhoneiros que precisam lidar com esse transporte diretamente, todos os dias.

Primeiramente, o planejamento ajuda a diminuir o tempo total da viagem, o que contribui para evitar o cansaço sem prejudicar o prazo de entrega. Além disso, é possível escolher rotas em que as estradas tenham boas condições de conservação e onde haja paradas em pontos estratégicos para que as pausas na viagem sejam mais fáceis de administrar.

Isso vai reduzir consideravelmente os riscos de acidentes e ainda melhorar o tempo de entrega para o contratante.

Faça a manutenção regular do veículo

Em muitos casos, um acidente com caminhão é causado por falha no freio, problema na suspensão, engasgo no motor, pneus muito gastos, entre outros defeitos estruturais. Boa parte desses problemas pode ser evitada apenas visitando um mecânico regularmente para verificar as condições do veículo.

Negligenciar a revisão e a manutenção do seu caminhão pode economizar um pouco de dinheiro agora, mas o prejuízo causado por um acidente sempre será maior.

Além disso, muitos contratantes não aceitam trabalhar com caminhões que não tenham a revisão em dia. No fim das contas, adiar a manutenção, mesmo que seja apenas o rodízio de pneus, vai custar seu trabalho atual, futuras oportunidades e sua segurança.

Pratique uma direção segura

Boa parte dos problemas que citamos, como ultrapassagem arriscada e estradas esburacadas, pode ser reduzida apenas mudando alguns hábitos no seu dia a dia como motorista. Não faltam exemplos de acidentes sendo causados por excesso de velocidade e ações simplesmente imprudentes dentro da estrada.

Dirigir com mais calma, olhar seus arredores antes de fazer uma manobra e utilizar cinto de segurança são pequenas cosias que já diminuem consideravelmente o risco de acidentes na estrada. Tente exercitar essas práticas até que elas se tornem hábitos e você já estará bem mais seguro em suas viagens.

O que fazer em caso de acidente?

Obviamente, não é possível evitar todos os acidentes, mas é essencial saber como agir em caso de colisão, tombamento ou outro problema similar. Portanto, listaremos a seguir alguns passos para quando você precisar lidar com um acidente de trânsito envolvendo seu caminhão:

  • se estiver em condições físicas, procure por feridos;
  • ligue para a emergência e informe o número de feridos para que a ajuda adequada seja enviada;
  • não tente mover a vítima, exceto em casos extremos, como na presença de carga perigosa ou risco de explosão;
  • sinalize o local para que outros motoristas não piorem o acidente;
  • caso não haja vítimas, solicite a remoção de veículos que estejam obstruindo a via;
  • anote informações de hora, local e dos envolvidos no acidente e preencha um Boletim de Acidente de Trânsito em uma delegacia;
  • informe seu contratante e veja como proceder com o seguro e a remediação de possível carga perdida.

Neste post, você descobriu que são diversos os riscos de dirigir nas estradas e conheceu as causas mais comuns das fatalidades. Com essas dicas, diminui drasticamente a chance de ocorrer acidente com caminhão durante as viagens e aumenta bastante a sua segurança.

Se quiser continuar acompanhando nossos conteúdos e se manter atualizado, assine nossa newsletter e receba nossas melhores dicas em primeira mão!