Pelas estradas do Brasil, o caminhoneiro tem que se atentar com os prazos de entrega para promover um serviço de qualidade aos clientes. Acontece que, como em qualquer outro empreendimento, ele deve oferecer produtividade com economia. Algo que se conquista aprendendo como economizar combustível.

Afinal de contas, o consumo se configura em um dos maiores gastos para o profissional. Especialmente se o veículo apresenta um elevado consumo em seus trajetos diários.

Por isso, encontrar o equilíbrio entre eficiência e economia é algo que pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu negócio. E, neste post, vamos entender como economizar combustível pode ajudar nessa empreitada. Boa leitura!

A importância em aprender como economizar combustível

É inegável que o aspecto mais objetivo nessa alternativa consiste em reduzir os custos de cada trabalho realizado, mas sem perder em eficiência.

Só que não se aprende como economizar combustível só por esse motivo. Muitas vezes, o consumo excessivo está relacionado — direta ou indiretamente — a algum problema no caminhão, como os pneus gastos ou descalibrados.

Isso reflete na importância de ter uma rotina planejada de manutenção preventiva para o veículo. Assim, o caminhoneiro consegue antecipar os problemas e contorná-los antes que eles gerem desperdícios e prejuízos ao profissional.

Quer entender, então, como colocar em prática essa rotina preventiva e gerar mais economia às suas idas e vindas? Confira nossas dicas específicas sobre como economizar combustível!

As 8 dicas para reduzir o consumo de combustível

Por desatenção, falta de cuidados com a manutenção do caminhão ou mesmo a necessidade de levar mais carga do que o limite do veículo, o consumo pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para o caminhoneiro.

Aprenda a identificar esses sinais e faça com que os problemas passem bem longe do seu itinerário:

1. Calibre os pneus periodicamente

A calibragem inadequada prejudica a performance do caminhão, que recebe um atrito maior com o solo e faz com que o motor trabalhe mais. Consequentemente, mais combustível é utilizado para rodar o veículo da maneira desejada.

Para resolver essa simples questão, basta ter um roteiro definido de paradas estratégicas. Assim, ao abastecer, o caminhoneiro pode aproveitar para calibrar os pneus.

2. Cuidado para não exceder a carga do veículo

Além de prejudicar os planos de quem pretende aprender como economizar combustível, o excesso de carga é uma prática ilegal e potencialmente perigosa para o caminhoneiro e quem estiver ao seu redor.

Isso porque o peso extra pode interferir no equilíbrio do veículo e causar graves incidentes na estrada. Vale destacar, também, que os quilos a mais na caçamba forçam o motor além da conta, que compensa isso por meio de um consumo mais acelerado de combustível.

3. Nunca transite em ponto-morto

Esse mito ainda percorre as vias e estradas do país. Na verdade, os veículos que rodam em ponto-morto podem até aumentar o consumo.

Assim, se você estiver em busca de dicas sobre como economizar combustível, não acredite na ideia de que essa prática vai reduzir esse tipo de custo.

4. Atenção à troca de marcha

Caminhoneiros que trocam de marcha cedo — ou tarde demais — convivem com um desequilíbrio constante na aceleração do seu veículo.

Basta pensar que a troca de marcha tem um tempo certo. Quando feita antecipadamente, o veículo demora mais para atingir a rotação necessária para a troca seguinte. Quando ocorre tardiamente, há um período desnecessário de aceleração extrema.

Vale adiantar também que esse exercício contribui não apenas para entender como economizar combustível, mas para conservar por mais tempo o câmbio do caminhão, evitando o seu desgaste precoce.

5. Crie o hábito de realizar manutenções periódicas

Além da primeira dica que apresentamos, há como complementá-la por meio de uma rotina de manutenções preventivas.

Assim, os pneus figuram apenas como uma etapa de uma checagem completa que pode passar por outros itens que merecem a sua atenção. Casos de:

  • sistema de sinalização;
  • freios;
  • filtro de combustível;
  • exaustão;
  • suspensão;
  • filtro de ar do motor;
  • bateria;
  • fluidos;
  • correias;
  • óleo do motor (e o seu respectivo filtro).

Entre outros componentes que agregam uma economia geral ao caminhoneiro.

6. Utilize os defletores de ar corretamente

Uma boa dica para otimizar o consumo de combustível é fazer o uso adequado dos defletores de ar. Eles ajudam a reduzir a resistência do ar que se forma entre a cabine e a carreta.

Isso ajuda na estabilidade do veículo, primeiramente, mas pode ensinar você como economizar combustível, pois, quando regulado, o defletor cria menos atrito com o ar e o caminhão roda com mais facilidade.

7. Abasteça apenas postos de combustível confiáveis

Infelizmente, o país ainda concentra boa quantidade de postos de combustível que adulteram o seu produto. Isso, em muitas ocasiões, resulta em uma oferta mais em conta, mas os prejuízos associados a isso são tão extensos quanto diversificados.

O combustível adulterado pode acabar com a vida útil de uma série de componentes do veículo e você pode ter que pará-lo na estrada devido a imprevistos relacionados. E aí a economia não se mostra tão vantajosa, no fim das contas.

Por isso, tenha sempre as suas rotas planejadas previamente, algo que possibilita o planejamento dos melhores locais para abastecer, de acordo com o seu itinerário. Ganha-se em tempo, produtividade, segurança e economia.

8. Estabeleça uma campanha de conscientização

Hoje em dia, temos tecnologias diversas que nos permitem observar o consumo médio de combustível — como o tacômetro. Mas, no geral, saber como economizar combustível é um exercício contínuo, que se estabelece a partir da repetição.

Portanto, tenha essas dicas sempre à mão e pratique-as em suas idas e vindas a bordo do caminhão. Com o tempo, você vai replicá-las naturalmente ao dirigir, fazendo com que o hábito seja altamente benéfico para a economia no consumo de combustível.

Vale adiantar, entretanto, que as boas práticas aqui vistas sobre como economizar combustível é só uma parte — ainda que fundamental — para tornar os seus percursos mais seguros. Por isso, para agregar mais valor às suas jornadas profissionais, baixe gratuitamente o nosso guia para evitar o roubo de caminhões e descubra como transitar pelas estradas com mais tranquilidade!