Escada traseira para caminhão: veja como escolher a melhor!

6 minutos para ler

No Brasil, milhares de pessoas se dedicam à profissão de caminhoneiro, transportando mercadoria e movimentando a economia pelas rodovias do país. No entanto, para manter a direção defensiva, é preciso investir na manutenção do veículo e na instalação de itens de segurança, como a escada traseira, que oferece praticidade e mobilidade para essa parte do caminhão.

Pensando nisso, este conteúdo mostra qual é a função e quais benefícios estão associados à escada traseira para caminhão. Ao final, o artigo explica, ainda, como instalar esse equipamento no veículo e oferece as melhores dicas para encontrar esse produto no mercado. Não perca mais tempo e conheça tudo sobre a escada traseira para caminhão!

Que função desempenha e quais são os benefícios da escada traseira para caminhão?

Respondendo à questão, a principal função da escada traseira para caminhão é permitir o trânsito do caminhoneiro ou qualquer outra pessoa autorizada à parte superior do veículo, facilitando a mobilidade no transporte e na inspeção da carga, por exemplo.

Até aqui, você já sabe qual é a função da escada traseira em um veículo. Mas a dúvida que fica é sobre os benefícios associados a esse item adaptado para o caminhão, certo? Listamos as principais qualidades do equipamento!

Praticidade

É muito comum que, durante o transporte de mercadoria, o caminhoneiro precise conferir detalhes na carga, que pode se deslocar e perder volume ao longo da viagem. Mas quando o veículo não está equipado com escada traseira, é quase impossível ir até a parte de cima do veículo. Portanto, a peça tem uma função essencial para o automóvel e, sem dúvidas, traz mais praticidade para a rotina do trabalhador.

Segurança

Além de tornar o trabalho mais prático, a escada traseira é um item de extrema segurança para o caminhoneiro. O motivo é que esse equipamento facilita a realização de manutenção na parte superior do caminhão, possibilitando limpeza, ajustes gerais e troca de lâmpadas no local.

Sem esses reparos, que ajudam a reduzir o impacto das rodovias precárias sobre a durabilidade das peças, o automóvel pode apresentar falha na estrada, colocando em perigo a vida do caminhoneiro e dos demais motoristas no trânsito.

Mobilidade

Por fim, a escada traseira para caminhão é indispensável para quem quer ter mobilidade, uma vez que a peça possibilita subir em áreas menos acessíveis do veículo. Esse benefício, somado à praticidade e à segurança, revela o quão importante é esse item para o caminhoneiro.

Onde colocar a escada traseira no caminhão?

Muitos caminhoneiros se perguntam sobre o local exato para instalar a escada traseira, mas, para responder a essa dúvida, é preciso considerar, antes, o porte do veículo. Em caminhões maiores, por exemplo, o acessório costuma ficar entre a cabine e a carroceria, facilitando o acesso à parte superior dessas estruturas metálicas.

No caso dos veículos menores, como caminhões 3/4, a posição da escada traseira é na parte mais extrema da carroceria, o que facilita a manobra do veículo e dá mais praticidade ao motorista na hora de cargar e descargar o compartimento.

É preciso ter atenção, porém, ao modificar os itens de segurança do automóvel. O motivo é que, apesar de não haver proibição legal para a adaptação de escadas traseiras no caminhão, a legislação impede o uso de determinados acessórios (películas escuras, luzes especiais, adesivos que cubram a extensão do vidro traseiro etc.). Assim, o motorista deve redobrar os cuidados ao comprar peças não obrigatórias para o veículo.

Como escolher o melhor tipo de escada traseira para caminhão?

Agora que você entende a importância da escada traseira para o caminhão, é preciso escolher corretamente esse item. Listamos dicas que facilitam esse processo!

Verificar o material

Analisar o material é imprescindível para comprar o melhor tipo de escada traseira para caminhão, já que esse fator influencia o peso e a durabilidade da peça.

Uma dica é procurar escadas que tenham na composição o alumínio, um metal muito resistente e que facilita a operação do equipamento. Escadas produzidas com esse material são leves e não impactam o consumo de combustível no veículo.

Observar a altura do equipamento

Atualmente, existem diversos tipos de escadas traseiras, a depender da extensão do veículo e das funções operadas pelo automóvel. Por isso, o caminhoneiro deve ficar atento na hora de escolher esse item, considerando, ainda, que estão disponíveis peças extensíveis, para ampliar não apenas a altura, mas também a funcionalidade do equipamento na parte traseira do caminhão.

Escolher fornecedores confiáveis

Escolher fornecedores confiáveis é uma dica que se aplica à compra e à aplicação de todos os equipamentos do caminhão. A justificativa se deve à boa qualidade atrelada a marcas com boa reputação no mercado. Dessa forma, o caminhoneiro conta com um produto útil e pode requerer a garantia e o suporte quando necessário.

Garantir a instalação segura

Não adianta muito investir na qualidade dos itens de segurança e deixar de instalar o equipamento em oficinas especializadas, que contam com uma equipe experiente e capacitada para instalar a escada traseira no caminhão. Esse cuidado evita acidentes na hora de se mover pela escada e fixa o produto de maneira eficiente no veículo.

Fazer a verificação periódica da escada

É verdade que a escada traseira oferece muita mobilidade e praticidade para o motorista, além de garantir a segurança do caminhoneiro quando é necessário subir até essa parte do caminhão. Porém, para manter a vida útil da peça, é necessário fazer a periódica verificação do material. Caso seja identificado algum problema no equipamento, o ideal é procurar a assistência técnica o mais rápido possível.

Neste conteúdo, você entendeu a funcionalidade e os benefícios da escada traseira para caminhão. Seguindo as dicas, fica mais fácil encontrar um item de segurança que amplie a mobilidade e aumente a praticidade do caminhoneiro que precisa subir até a parte de trás do veículo.

O texto foi útil para você? Se sim, continue aprendendo sobre itens de segurança e dicas que melhoram a qualidade de vida do caminhoneiro. Curta agora mesmo nossa página no Facebook e receba outros materiais interessantes sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário