A proteção veicular vem cada vez mais se consolidando como opção aos seguros tradicionais. Para quem já aderiu a essa saída, fica fácil dizer quão superior é o custo-benefício, dado que os preços das apólices fogem, e muito, às possibilidades financeiras da grande maioria dos brasileiros.

E você? Conhece como funciona a proteção veicular e quais são suas vantagens? Apenas ouviu falar e quer saber mais?

No post de hoje, vamos tratar de todas as particularidades da proteção veicular: forma de adesão, benefícios, custos e muito mais. Daremos destaque para os serviços da Proteauto, associação de proteção veicular há vários anos no mercado e reconhecida por sua excelência. Não deixe de conferir!

O que é a proteção veicular e como funciona?

A proteção veicular é um sistema de autoproteção em que um grupo organizado de pessoas constitui uma associação para custear os prejuízos obtidos com seus próprios veículos.

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, todos os benefícios oferecidos são muito mais baratos do que os do seguro tradicional, chegando a ser até 50% do preço.

O único valor destinado à associação diz respeito a uma taxa de administração para fazer frente a despesas estritamente operacionais. Ainda em relação a custos, devemos destacar que mês a mês o associado pagará um valor praticamente fixo pela proteção.

Isso porque, como o valor referente ao rateio dos prejuízos com os veículos dos associados pode varia bastante ao longo do tempo (imagine que em janeiro tivemos um valor “x”, mas em fevereiro o custo chegou a “3x”), as associações trabalham com uma média para o rateio.

Na prática, isso significa que, ao invés de simplesmente dividir os prejuízos em determinado mês, a associação faz uma média histórica e a, partir disso, estabelece a taxa de rateio.

Com isso, o associado não pagará uma verdadeira “montanha russa”, com valores muito baixos em alguns períodos e valores muito elevados em outros, situação que atrapalha a organização financeira de qualquer um.

Nos meses em que a arrecadação é superior aos prejuízos, o valor excedente vai para um fundo de reserva. Assim, em qualquer incontingência, a associação poderá recorrer a esse fundo para cumprir suas obrigações.

Ainda em relação à prestação da proteção veicular, devemos chamar atenção para o fato de que veículos com diferentes preços de mercado pagarão valores diferentes.

Esse é um critério que estabelece igualdade entre os associados, pois um veículo de maior valor, para ter uma peça substituída ou ser consertado, traz maiores custos para a associação em relação àquele veículo mais barato.

Quais os benefícios?

A proteção veicular, em especial a oferecida pela Proteauto, oferece um grande pacote de benefícios. Estamos falando dos mesmos benefícios de um seguro tradicional, mas com preços muito mais acessíveis. Confira, a seguir, os principais serviços de nossos pacotes de vantagens:

Roubo ou furto e colisões

Essas são as três coberturas básicas que não podem faltar para o seu veículo. Não se esqueça que no dia a dia das estradas, os assaltos e acidentes, infelizmente, fazem parte da rotina do caminhoneiro.

Incêndio e alagamento

Outro tipo de cobertura indispensável é a de incêndio e alagamento. Esses dois eventos, embora não aconteçam de forma recorrente, acarretam grandes prejuízos a motoristas e quase nunca podem ser previstos. O melhor, portanto, é sempre se prevenir.

Guincho e destombamento

O caminhoneiro que em meio a madrugada precisou ser socorrido por conta de um acidente sabe que não se trata de uma situação fácil. Por conta do avançar da hora, fica difícil até mesmo encontrar a quem recorrer e, quando se encontra o socorro, o preço a ser pago não é nada amigável.

Com a proteção veicular da Proteauto, você não terá com que se preocupar. Guincho e destombamento são dois benefícios com os quais você poderá contar sempre que necessário.

Cobertura de implementos

Um dos diferenciais da proteção veicular Proteauto é a cobertura de implementos. Com esse benefício, você poderá reparar ou consertar qualquer estrutura de semirreboque, carroceria ou outro equipamento tracionado depois de uma colisão ou acidente.

Socorro elétrico e mecânico

Outra situação de grande dificuldade nas estradas são as panes elétricas e mecânicas. Na ocorrência de qualquer problema dessa natureza, a Central de Assistência da Proteauto providenciará o socorro para que você possa seguir viagem. Caso não seja possível, um reboque será acionado.

Danos a terceiros

Com a proteção veicular Proteauto, você ainda tem a opção de contratar cobertura a terceiros no limite de até R$ 100 mil. Assim, na ocasião de qualquer acidente, os demais veículos envolvidos também poderão ser consertados.

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro?

Como já mencionado anteriormente, o seguro tradicional se tornou uma opção inacessível para grande maioria dos motoristas protegerem seu patrimônio. Os preços das apólices são elevadíssimos e os procedimentos de análise de perfil dificultam a adesão por parte de muitas pessoas.

A proteção veicular surgiu, justamente, para atender esses motoristas que não conseguem contratar um seguro por toda a burocracia envolvida ou porque não conseguem pagar.

Na prática, os serviços e benefícios são os mesmos, porém, ao invés de uma apólice de seguros, há um contrato que regulamenta a relação de prestação de serviço.

Nesse instrumento, constam todos os direitos e obrigações do associado. Do ponto de vista jurídico, quem adere a proteção estará amplamente resguardado, pois qualquer inconformidade poderá ser reclamada na justiça a partir das cláusulas contratuais celebradas entre as partes.

Como escolher uma proteção veicular?

Escolher a proteção veicular certa não é tão simples quanto parece. Tenha em vista que, nos últimos tempos, surgiram centenas de novas associações. Muitas delas, infelizmente, não apresentam a estrutura e organização necessária para prestar bons serviços.

Nesse cenário, você não pode abrir mão de quem tem reconhecimento no mercado e apresenta um longo histórico de bons serviços prestados. Esse é o caso da Proteauto, que atua no mercado de proteção veicular desde 2009 e já está presente em todo território nacional.

Trabalhamos com um modelo de economia colaborativa, em que profissionais autônomos das estradas contribuem para um fundo comum e proprietários de caminhões de todos os tipos conseguem se proteger mutuamente e rodar com tranquilidade. Temos planos a partir de apenas R$ 350,00.

Aproveite para conhecer mais a fundo nossos serviços entrando em contato com um de nossos consultores. Você vai se surpreender com os benefícios de nossa proteção veicular!