Uma das principais causas de acidentes em veículos pesados – como o seu
caminhão – é a falha do sistema de freios.

O ideal é que os freios sejam verificados a
cada 5 mil quilômetros rodados, e a manutenção deve ser feita por eixo,
inclusive, revisões ou ajustes devem acontecer nos dois lados do caminhão, para
que o freio não fique descompensado.

A vida útil dos freios do caminhão está ligada
ao trecho que é percorrido com o veículo e o volume de sua carga. A direção
agressiva e a não utilização do freio motor em declives e paradas também
contribuem para o desgaste.

Nos freios movidos
a ar, por exemplo, as más condições das válvulas fazem o bruto perder os
freios. O compressor de ar produz o ar, enche o balão e esse ar vai para as
válvulas distribuidoras. Se alguma delas apresentar um reparo estragado,
estiver furada ou entupida, por exemplo, não alimentará o balão e isso poderá
causar um problema em todo o sistema de freios, pois não permitirá que o ar
chegue nas rodas e com isso não será ativado o freio.

Além das válvulas, devem passar por manutenção as regulagens das
lonas, das catracas de freio, se os relês estão funcionando corretamente. Se
acabar o ar, isso fará com que as rodas superaqueçam, caso não tenham um freio
auxiliar ou motor, que também devem ser verificados, pois podem não estar
funcionando corretamente. A perfuração de alguma válvula, cuíca ou a borracha
do diafragma com problema, pode fazer perder o freio também.

Mas,
se você quer proteger a sua vida e dos outros que transitam pelos mesmos
caminhos que você, é necessário ser precavido, fazendo manutenções e inspeções
frequentes.