A vida na estrada pressupõe alguns perigos e muitos deles estão relacionados com aquilo que é transportado, como materiais inflamáveis, corrosivos ou até mesmo radioativos.

Pensando nisso, montamos este infográfico mostrando quais cuidados tomar no transporte de cargas perigosas. Confira, a seguir, algumas dicas valiosas!

Separe a documentação necessária

O primeiro dos cuidados que você deve tomar no transporte de cargas perigosas consiste em separar a documentação necessária para o trajeto.

O caminhoneiro deve ter atenção às restrições de circulação e não pode deixar de levar o CIV, que é o Certificado de Inspeção Veicular do caminhão, além do CIPP, sigla para Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos.

Utilize todos os EPIs obrigatórios

Outro cuidado muito importante é jamais deixar de usar os EPIs adequados. Cada tipo de carga terá demandas pontuais, tanto no momento do transporte quanto do manuseio. Com isso, você estará protegido em caso de acidentes e não corre o risco de levar eventuais multas ou penalizações.

Acomode em embalagens adequadas

Qualquer carga transportada precisará estar em um recipiente adequado. No caso de embalagens, elas são parte importante da segurança e evitam que alguém manuseie o material sem saber do que se trata o produto. Além disso, é preciso que haja uma identificação clara a respeito de características e riscos, com volumes e cores que facilitem a visualização.

Agora você já sabe quais cuidados tomar no transporte de cargas perigosas! Gostou do conteúdo? Então, que tal compartilhar este infográfico livremente em suas redes sociais?

plugins premium WordPress