8 principais causas de acidentes com caminhoneiros. Veja como se proteger!

6 minutos para ler

Os acidentes com caminhoneiros infelizmente são comuns nas estradas brasileiras e frequentemente presenciamos notícias de fatalidades envolvendo os veículos pesados. Com uma rotina quase sempre longa e intensa, os riscos são muitos e exigem medidas preventivas e atenção especial dos profissionais.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte – CNT, a cada ano são mais de 50 mil acidentes com vítimas e em torno de 20% há presença de caminhões — embora sejam causados por diversos motivos, falha humana e questões comportamentais estão entre as principais razões.

Por ser um assunto extremamente importante, entender sobre é indispensável para todo profissional evitar riscos e dirigir com segurança. Pensando nisso, confira neste post quais as 8 principais causas de acidentes com caminhoneiros e veja dicas sobre como evitá-los e trafegar de forma segura e saudável!

8 causas de acidentes com caminhoneiros

A profissão de motorista de caminhão é uma das mais importantes do país e contribui para abastecer diversos setores da economia nacional. No entanto, as condições de trabalho, das rodovias e a imprudência intensificam os riscos e causam centenas de acidentes graves todos os anos.

Sendo assim, entender os motivos que levam a acidentes nas estradas é imprescindível para evitá-los e conduzir o veículo de forma segura. Além disso, também é essencial para preservar a saúde e não comprometer a integridade de outros condutores.

Veja a seguir quais os principais motivos dos acidentes com caminhoneiros!

1. Usar o celular ao volante

O uso do celular enquanto dirige é considerado uma infração gravíssima, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Dessa forma, é um dos principais causadores de acidentes, pois o condutor deixa de ter atenção no trânsito e a possibilidade de cometer erros é elevada.

2. Manter uma das mãos fora do volante

Outra prática perigosa, e comum a muitos motoristas, é dirigir com apenas uma das mãos ao volante. Essa atitude aumenta o tempo de resposta caso alguma situação inesperada aconteça, o que facilita a ocorrência de colisões.

3. Não usar cinto de segurança

O uso do cinto de segurança pode amenizar muito os impactos de uma colisão, e evitar danos que poderiam ser muito maiores sem a sua utilização. Além disso, o cinto também contribui para a estabilidade e postura do condutor, sendo assim, evita movimentos inadequados que podem ser o gatilho para alguns tipos de acidentes.

4. Dirigir cansado e com sono

As grandes distâncias e horas consecutivas ao volante afetam todo o organismo, que permanece cansado e apresentando sonolência diurna. Por isso, dirigir cansado e com sono pode resultar em acidentes gravíssimos e até fatais, já que o condutor perde totalmente o reflexo, a atenção e o foco na direção.

5. Deixar objetos soltos na cabine

Por mais que pareça uma atitude inofensiva, deixar objetos soltos na cabine do caminhão é perigoso. Ao passar por irregularidades na pista ou em curvas, esses utensílios podem se deslocar e tirar a atenção do motorista, aumentando os riscos.

6. Agir com imprudência

O comportamento do motorista é decisivo para a prevenção ou causa dos acidentes de trânsito. Dessa forma, a imprudência também é grande motivadora, pois atitudes como ultrapassagens em locais proibidos, alta velocidade, uso de substâncias ilícitas e consumo de álcool são causadores de graves complicações.

7. Transportar excesso de carga

O excesso de cargas é um problema sério e aumenta significativamente os riscos de acidentes fatais nas estradas. Ao ultrapassar a capacidade de carga do caminhão, todos os sistemas mecânicos são comprometidos, inclusive o sistema de frenagem, o que pode causar consequências graves.

8. Não fazer a manutenção adequada

Por fim, outro problema sério — e que muitas vezes é desconsiderado por alguns motoristas — é a falta de manutenção preventiva e a substituição de peças. Quando o condutor insiste em trafegar após o período ideal das manutenções, a possibilidade de acontecer problemas durante o tráfego é alta e pode provocar acidentes graves.

Os melhores cuidados para evitar acidentes

Você viu até aqui que muitos motivos causam acidentes com motorista de caminhão e os riscos estão presentes em todo momento. Desse modo, a prevenção é a melhor alternativa para evitá-los e garantir que nenhum problema aconteça durante as rotas de trabalho.

Nesse contexto, por meio de hábitos diários os motoristas são capazes de contribuir para a segurança de todos no trânsito e evitar fatalidades. São ações simples e que fazem toda a diferença para reduzir os riscos de acidentes e manter as rodovias seguras.

Saiba quais as melhores formas para evitar acidentes!

Planeje suas rotas

O primeiro passo para evitar imprevistos e acidentes é realizar o planejamento de rotas, identificando previamente os riscos e melhores caminhos. Assim, você terá a oportunidade de se preparar, localizar os locais seguros para fazer os intervalos e conduzir com tranquilidade.

Além disso, planejar suas rotas proporciona os seguintes benefícios:

  • auxilia a economizar combustível;
  • ajuda a organizar os horários;
  • evita estresse e contratempos;
  • melhora produtividade.

Faça manutenções

As manutenções preventivas realizadas periodicamente são indispensáveis para a prevenção de acidentes e evitar gastos elevados. Portanto, defina a periodicidade correta para fazer manutenção, alinhamento e balanceamento ou substituição de peças para ter o veículo sempre em boas condições para trafegar com segurança.

Pratique a direção defensiva

A direção defensiva deve ser um comportamento comum para todo motorista, pois ajuda a evitar riscos de acidentes. Trata-se de uma forma de conduzir com atenção, prever riscos, preparar-se e tomar decisões assertivas para promover a segurança de todos os envolvidos.

Cuide da sua saúde

Muitos acidentes são provocados devido ao cansaço, sonolência diurna e outros problemas que afetam a saúde e bem-estar do motorista. Sendo assim, adotar hábitos saudáveis é substancial para reduzir os riscos de acidentes e permanecer com disposição e total foco na direção.

Para isso, você pode adotar os seguintes hábitos:

  • faça intervalos durante as rotas;
  • mantenha uma dieta saudável;
  • beba bastante água;
  • evite consumir bebidas alcoólicas durante a rota;
  • faça alongamentos;
  • pratique exercícios físicos;
  • tenha boas noites de sono.

Como você pôde notar neste artigo, diversas são as causas de acidentes com caminhoneiros, e para evitá-las é preciso ter atenção e um comportamento preventivo. Afinal, promover um trânsito seguro e consciente é responsabilidade de todo condutor e a melhor forma para evitar fatalidades.

Gostou do post? Disseminar boas informações e práticas é essencial para promover um trânsito mais seguro e saudável, por isso, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude a conscientizar os seus contatos e amigos de profissão! 

Posts relacionados

Deixe um comentário