Alinhamento e balanceamento de caminhão: entenda quando se preocupar!

6 minutos para ler

Quem trabalha andando pelas estradas do Brasil precisa estar em perfeita sintonia com as melhores práticas de segurança e manutenção do veículo, de forma a garantir um maior conforto na condução e até mesmo para evitar um possível acidente. Por conta disso, entender quando se preocupar com o alinhamento e balanceamento de caminhão é fundamental.

São medidas relativamente simples, mas que fazem toda a diferença nas condições de dirigibilidade e reduzem o desgaste das peças — o que ocorre em intervalos que devem ser respeitados uma vez que são recomendados pelo próprio fabricante. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

O que é o alinhamento de caminhão?

Como você já deve ter ouvido falar, o alinhamento de caminhão consiste em alinhar as rodas em relação ao volante. Com isso, evitamos que o veículo puxe para um lado ou para outro quando deveria estar em linha reta. Aliás, o fato de “puxar” para a esquerda ou para a direita é o sinal mais comum de que há um desalinhamento.

Lembre-se de que qualquer produto automotivo, como carros , ônibus, carretas e caminhões comuns, é projetado para funcionar sobre conjuntos alinhados, com rodas e pneus paralelos e em ângulos com o solo determinados pelo fabricante. Quando isso não ocorre, uma série de problemas podem surgir, inclusive em termos de desgaste e desempenho.

O que é o balanceamento de caminhão?

Um nome que sempre vem em sequência ao alinhamento é o balanceamento, e isso não acontece por acaso. Quando um veículo sai de fábrica, ele tem uma distribuição de massa uniforme em toda a sua extensão. Conforme circula, a tendência é que o desgaste seja relativamente uniforme, equivalente em todas as direções.

No entanto, na prática, não é o que ocorre. Com velocidades altas e cargas diferentes, as forças acabam sendo desiguais, alterando o conjunto. É aqui que entra o balanceamento, serviço que visa corrigir tal problema. Nesse sentido, é feita uma análise para constatar eventuais anomalias e aplicar contrapesos específicos, de modo a compensar as diferenças.

Quando se preocupar com o alinhamento e balanceamento?

Agora que você já entendeu melhor o que é alinhamento e balanceamento, chegou a hora de compreender quando se preocupar com eles. O momento mais comum é durante as revisões do caminhão, que são programadas pela montadora. Via de regra, isso é feito a cada dez mil quilômetros, mas pode haver variações de acordo com o fabricante e o modelo.

Por outro lado, se você estiver notando um desgaste irregular ou tiver trocado ou feito rodízio nos pneus, é conveniente realizar ambos os serviços para que eles fiquem direcionados corretamente. O mesmo vale para situações nas quais você sentir a direção puxar para um lado e depois de impactos mais severos, como em buracos ou obstáculos.

Como fazer alinhamento e balanceamento do caminhão?

Agora que você já sabe quando se preocupar com o alinhamento e balanceamento, chegou a hora de descobrir como fazer o serviço. O primeiro passo para um caminhoneiro inteligente é encontrar uma empresa idônea, com boa reputação. Converse com outros motoristas e peça feedbacks sobre o atendimento e a qualidade das manutenções.

Outra opção é pesquisar pela internet, buscando informações sobre a tecnologia empregada e diferenciais, como a garantia. É essencial que sejam feitos os balanceamentos estáticos e dinâmicos, além de avaliação das peças originais, do desgaste e da calibragem dos pneus. Ao concluir o trabalho, o retorno deve ser assegurado caso algo estranho comece a ocorrer.

Quais os benefícios do alinhamento e balanceamento do caminhão?

Se você chegou até aqui, é provável que tenha aprendido bastante sobre o tema e já esteja correndo atrás de uma boa empresa para realizar os serviços. No entanto, caso ainda não esteja convencido, vamos elencar alguns dos maiores benefícios do alinhamento e balanceamento do caminhão. Acompanhe!

Mais segurança nas suas viagens

Definitivamente, um dos maiores benefícios do alinhamento e balanceamento do caminhão é que ele proporciona mais segurança nas suas viagens. Por isso, não adianta tentar economizar e postergar a realização dos serviços, tendo em vista que um acidente ou qualquer outra intercorrência poderá custar muito mais caro para o seu bolso.

Quando as rodas estão alinhadas e balanceadas, o caminhão trabalha dentro dos parâmetros estipulados pelo fabricante. Isso quer dizer que as peças e sistemas terão suas ações otimizadas, reduzindo as chances de defeitos mecânicos, respondendo melhor aos comandos e trazendo mais eficácia, por exemplo, para os freios ou a aceleração.

Redução nos gastos com combustível

O preço dos combustíveis vem assustando o mundo e cresceu bastante nos últimos tempos, sobretudo pela extrema valorização do valor do barril do petróleo. Por isso, você deve ficar muito satisfeito em saber que um dos maiores benefícios do alinhamento e balanceamento do caminhão ocorre justamente na melhora do consumo do veículo.

Afinal, quando as rodas e pneus estão em posições inadequadas, é natural que haja mais resistência. Os componentes desajustados exercem forças em sentido diverso ao da marcha do caminhão, criando um peso a mais para o motor arrastar. O reflexo disso, mais uma vez, se dará no seu bolso, que será mais afetado a cada parada no posto de abastecimento.

Melhora a condição de dirigibilidade

Por fim, não dá para deixar de dizer que um dos principais benefícios do alinhamento e balanceamento do caminhão está na melhora da condição de dirigibilidade. Não importa se você é mais prudente ou tem um estilo de direção agressivo: quando as rodas estão com os parâmetros apontados pelo fabricante, tudo fica mais simples.

Dessa forma, você não será exposto a situações potencialmente incômodas, como trepidações excessivas em altas velocidades e quando a carga for grande. Também não precisará ficar corrigindo o rumo a todo instante. Naturalmente, o esforço para conduzir o caminhão será menor, assim como o desgaste das peças como um todo.

Como você pôde ver, fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão é fundamental para trabalhar com mais tranquilidade e segurança pelas estradas!

Gostou de aprender mais sobre alinhamento e balanceamento de caminhão? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário