Para quem pensa em aderir a uma associação de proteção veicular, é fundamental entender como funciona a cota de participação. Para quem não sabe, a cota se refere a um valor a ser pago nos momentos em que você aciona a cobertura para qualquer dano, seja colisão, roubo, furto, tombamento etc.

Se compararmos aos valores da franquia do seguro tradicional, a cota de proteção veicular é muito mais barata. Somado a outros fatores, como tipos de cobertura e demais custos, o serviço também se mostra como uma opção mais vantajosa.

No post de hoje, vamos explicar em detalhes como tudo funciona na prática, além de tratar das principais vantagens de poder contar com a proteção veicular. Continue a leitura para saber mais.

O que é a cota de participação veicular?

Como vínhamos falando, a cota de participação da proteção veicular se assemelha à franquia dos seguros tradicionais, mas, em relação a preços, os valores não são nada parecidos. Na Proteauto, por exemplo, em cada sinistro do associado, o valor cobrado será de apenas 3% sobre o valor do caminhão.

Isso significa que, se o caminhão estiver avaliado em R$ 150 mil, o valor da cota de participação da proteção será de apenas R$ 4.500,00, mesmo se o prejuízo observado for várias vezes superior a isso. Essa é a menor cota de participação do mercado.

O valor utilizado para avaliação do veículo sempre será o da tabela FIP, sendo que se o dano para reparo do caminhão for superior a 75% do indicado na tabela, a Proteauto considera perda total e paga o valor integral do veículo ao associado.

Devemos destacar, ainda, que a Proteauto não para de investir em pesquisas sobre sinistros, de modo a buscar o equilíbrio financeiro da associação e sempre repassar o melhor preço aos motoristas.

Quais os benefícios de contar com a Proteauto?

Agora que você já sabe o que é a cota de participação na proteção veicular, podemos falar dos benefícios em se optar por esse tipo de serviço. Daremos destaque para as soluções da Proteauto, uma associação que está no mercado desde 2009 e que já opera em todo território nacional. Acompanhe:

1. Adesão simplificada

Diferentemente do que acontece no seguro tradicional, a proteção veicular apresenta um processo de adesão extremamente simplificado. Não há uma extensa análise de perfil em que se busca saber informações sobre onde você reside, se você tem filhos, sua idade, características como condutor e afins.

Para proteção veicular, apenas seu veículo passará por uma inspeção e haverá uma conversa direta com um de nossos consultores sobre o funcionamento da associação para tratar de seus direitos e obrigações enquanto associado.

Ou seja, tudo acontece sem burocracia e a partir de uma comunicação direta e aberta para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

2. Melhores preços

A grande vantagem de se fazer parte de uma associação de proteção veicular como a Proteauto são os preços. Isso porque, ao contrário do seguro tradicional, as associações não visam lucro em suas operações.

Todos os recursos arrecadados são para cobrir os prejuízos com os veículos dos associados e para manter a estrutura administrativa da associação.

Assim, qualquer tipo de cobertura que você pretenda contratar será mais barata que a oferecida pelas seguradoras tradicionais. Na maioria dos casos, os valores chegarão a ser 50% inferiores.

3. Melhor pacote de benefícios

A Proteauto se notabiliza por oferecer um pacote de serviços completo a seus associados. Acompanhe uma pequena lista com os principais tipos de cobertura que você poderá contar:

  • furto e roubo;
  • assistência 24h;
  • guincho;
  • socorro elétrico e mecânico;
  • destombamento;
  • cobertura de implementos;
  • cobertura de danos a terceiros;
  • rastreamento;
  • seguro de vida.

Você poderá montar o pacote de benefícios que condiz com sua necessidade e rodar com toda a segurança que você precisa.

4. Proximidade ao associado

Um dos grandes diferenciais da Proteauto é a relação com os associados. Costumamos dizer que ao chegar à associação, o motorista pode tratar de qualquer questão diretamente com o presidente, sem passar por intermediários.

Esse laço que se cria faz toda a diferença na hora em que você precisa dar encaminhamento para uma demanda, como liberar uma indenização ou acionar qualquer outro tipo de cobertura.

Temos, inclusive, um central 24h ao seu dispor para que você possa solicitar reboque, destombamento ou socorro mecânico na ocorrência de qualquer problema nas estradas.

A Proteauto conta, ainda, com um aplicativo da associação para que você possa realizar uma série de procedimentos, como consultar sua fatura ou entrar em contato com a nossa central. Todos os detalhes de sua proteção estarão na palma de sua mão.

5. Garantia contratual

Muitos motoristas ainda tem o pé atrás com as associações de proteção veicular por acreditar que não estão juridicamente resguardados. Afinal, o que garantiria ao motorista o recebimento de uma indenização?

Quanto a isso, devemos chamar a atenção para o contrato a ser celebrado entre a associação e o associado. Nesse instrumento, constam todas as obrigações da associação e as situações de cobertura. Como em qualquer relação de prestação de serviço, qualquer inconformidade em relação ao que foi previsto poderá ser levada aos órgãos de defesa do consumidor e à justiça.

Além disso, antes mesmo de ingressar em uma associação, é interessante avaliar a reputação da instituição. Isso é facilmente verificável em uma pesquisa rápida no site do Procon ou em sites como o Reclame Aqui, nos quais consumidores insatisfeitos registram reclamações com empresas de todos os segmentos.

Como você pôde observar, a cota de participação veicular é uma forma de cobrança pelo sinistro em seu caminhão muito mais justa que a realizada pelas seguradoras tradicionais. Analise os benefícios apresentados neste artigo e perceba que se trata da melhor forma de manter seu veículo protegido, oferecendo vários tipos de cobertura, os melhores preços do mercado, segurança contratual e a qualidade do serviço prestado pela Proteauto.

Depois de conhecer a Proteauto e seus serviços, que tal entrar em contato com um de nossos consultores? Temos o plano de proteção veicular certo para você.