Quando seu trabalho é dirigir por muito tempo, uma das coisas mais esperadas é que você tenha sua carteira de habilitação sempre atualizada e à mão. Se você precisar parar em alguma fiscalização com a carteira vencida ou sem ela no bolso, certamente será prejudicado. Para ajudar com esse tipo de problema, você pode buscar a CNH digital agora mesmo.

Como o nome já diz, essa é uma carteira de habilitação como a sua impressa, mas ela é acessada por meio de um aplicativo no celular. Pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado com o modelo tradicional, mas ela oferece várias vantagens para quem trabalha na estrada e precisa tomar cuidado com esse documento.

Quer entender mais sobre o tema e ver as vantagens de ter uma CNH digital? Então acompanhe!

Quais são seus benefícios?

A CNH digital foi criada para solucionar alguns dos problemas que aconteciam com a versão em papel. Algumas das vantagens que ela oferece são:

Sempre ter a CNH à mão

A coisa mais inconveniente para um motorista profissional é sair para viagem e descobrir que esqueceu sua carteira de habilitação. Especialmente quando já é um pouco tarde para dar meia-volta e buscá-la. Porém, se a viagem for muito longa, ficar sem a CNH também não é uma opção. Nessas horas, o que você deveria fazer?

Para quem já possui a versão digital da carteira de habilitação, isso não é um problema. Basta acessar o aplicativo e ela estará na sua mão instantaneamente. E caso você fique sem acesso à internet por longos períodos de tempo, basta fazer o download da sua carteira no celular e acessá-la quando for necessário.

Fácil de solicitar

Conseguir sua carteira de motorista pode ser um processo um tanto complicado, especialmente devido à alta burocracia. Pensar em repetir o processo para conseguir uma versão igual, mas digitalizada, seria um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Felizmente, esse não costuma ser o caso com a CNH digital. Na verdade, todo o processo tende a ser bem mais simples.

Vamos explicar tudo em mais detalhes logo a frente, mas podemos adiantar que essa habilitação é fácil de conseguir. O processo de solicitação é feito por meio da internet, então você não terá que se preocupar tanto em esperar numa fila o dia inteiro para ser atendido.

Igualmente segura contra fraudes

Muitas pessoas têm medo de usar coisas digitais, pois há muitas notícias sobre crimes e fraudes pela internet. Esse tipo de perigo existe e você precisa tomar alguns cuidados, mas a sua carteira de habilitação não está tão vulnerável assim. Na verdade, ela é tão segura quanto a sua versão impressa.

Graças à tecnologia de segurança digital aplicada no seu cadastro e à verificação dos documentos, você não verá ninguém criando uma carteira de habilitação falsa em seu nome nem terá problemas de reconhecimento. Em outras palavras, não haverá uma grande diferença prática entre aquela que você carrega no bolso e a que você carrega no celular.

Como conseguir sua CNH digital?

Com esses benefícios em mente, é hora de ver como obter a sua carteira digitalizada. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

Tenha uma CNH impressa

A praticidade da versão digital é muito bem-vinda, mas ela não substitui o seu cadastro principal no Detran. Você ainda precisa solicitar uma versão impressa tradicional e mantê-la atualizada antes de pedir para emitir uma versão digitalizada. Afinal, essa é apenas uma referência ao seu cadastro, não uma substituta.

O processo de solicitação da CNH impressa não muda em relação ao da versão digital. Você ainda precisa juntar a documentação, passar nos testes de habilitação e tudo mais. Porém, depois que você passar por todas essas etapas, já estará encaminhado para conseguir a versão digital da sua carteira de habilitação.

Cadastro no Detran

Com sua carteira já impressa e válida, você pode fazer o pedido da sua CNH digital. Primeiro, você deve acessar o Portal do Detran para fazer a sua solicitação. Lá você encontrará uma opção de cadastro. Preencha todos os dados solicitados e confirme o seu cadastro por e-mail para poder solicitar sua nova versão.

Com todos os dados inseridos, basta procurar a sessão de solicitação da carteira de habilitação digital e fazer o seu pedido. Ainda há outros passos para que você consiga a sua e ela seja válida, então fique atento e esteja preparado para cumprir mais alguns requisitos primeiro.

Confirmação presencial de dados

Mesmo que você apresente todos os dados corretamente por meio da internet, os ficais do Detran não tem com garantir que foi você quem os emitiu sem fazer uma verificação presencial da documentação. Sendo assim, depois de solicitar tudo, você deve ir até o Detran onde emitiu sua carteira de habilitação para confirmar seus dados.

O processo pode ser um pouco demorado, é verdade, mas ainda será mais curto do que a emissão da primeira carteira. E se você fizer tudo corretamente, não deve levar mais do que um dia para resolver tudo. Basta estar preparado, separar o tempo necessário e ter a documentação certa desde o início.

Baixe o aplicativo da CNH digital no celular

Com todo o cadastro realizado, você receberá um código de ativação para sua carteira de habilitação digital, o qual deve ser usado no aplicativo oficial da CNH. Você pode baixá-lo facilmente pela Google Play ou pela Apple Store. Basta inserir os dados e você poderá acessar sua CNH pelo celular quando quiser.

Apenas fique atento aos aplicativos falsos. A versão original do app da CNH é gratuita e possui a marca da Senapro, serviço que desenvolveu o sistema, e do Denatran. Caso você encontre algo diferente, denuncie, pois trata-se de um golpe, seja para coletar seus dados, seja para vender algo que não existe.

Com todas essas informações, você já pode conseguir a sua CNH digital e começar a aproveitá-la sem problemas.

Muitas pessoas podem precisar de uma carteira de habilitação digital. Para ajudá-las e entender mais sobre o assunto, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Mostre como elas também podem conseguir esse tipo de documento.