Excesso de peso em caminhões: entenda os problemas

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Se você trabalha com o transporte de cargas, sabe que é uma verdadeira tentação investir no excesso de peso em caminhões. Embora seja ilegal, muitos gestores se sentem atraídos pela possibilidade de reduzir os custos e transportar cada vez mais coisas de uma só vez.

Caso seja essa a sua situação, é bom saber de cara que essa não é a melhor opção. O excesso de carga pode tornar o caminho ainda mais perigoso e, por isso, deve ser evitado a todo custo.

Pensando nisso, este conteúdo mostra por que evitar o peso excedente no caminhão, explica o que é a Lei da Balança, informa como funciona a multa por sobrecarga e lista as principais dicas para evitar irregularidades no seu carregamento. Continue a leitura!

Por que evitar o excesso de peso em caminhões?

É verdade que o excesso de peso deve ser evitado pelo caminhoneiro. Mas você sabe quais são os malefícios que essa prática pode causar ao veículo e, sobretudo, à vida do motorista? Reunimos os principais motivos. Confira!

Danifica e compromete a mecânica do caminhão

Carregar uma grande quantidade de peso também pode ser uma péssima medida para a própria mecânica do caminhão. Pense que essa é uma maneira de sugar ainda mais forças do seu veículo, pois ele precisa se desgastar bastante para sair da inércia e transportar aquela carga toda.

Um exemplo é o desgaste prematuro dos pneus. Quem excede o peso de cargas nos caminhões precisa trocá-los mais cedo, já que eles sofrem mais com o deslocamento. Além disso, essa conduta também influencia transmissões e freios, aumentando consideravelmente a necessidade de troca.

Como você deve imaginar, todo esse desgaste traz um gasto ainda maior em questões de manutenção — o que pode representar uma queda considerável na lucratividade do seu negócio.

E não é só isso: caminhão irregular representar um risco ainda maior para o motorista e outros veículos. Isso acontece porque ele pode não responder com a agilidade necessária, aumentando as chances de acidentes e outros problemas.

Cria um ambiente propenso ao tombamento

tombamento de um caminhão pode ser um dos maiores fantasmas de quem trabalha com o transporte de cargas. Além de representar a perda de toda a carga e de um longo trabalho, ele coloca a vida do motorista e de outras pessoas em risco — o que pode render indenizações altíssimas (e que não são recuperadas se o motivo for o excesso de carga).

Um exemplo de como a alta quantidade de carga dificulta bastante a direção do veículo ocorre quando o motorista precisa fazer curvas fechadas ou quando é necessário realizar manobras mais delicadas com o caminhão. Nesses casos, o automóvel fica sobrecarregado e não apresenta um desempenho satisfatório na rodovia. Um motivo de sobra para ser mais prudente, concorda?

Para não ter que passar por todo esse desconforto, é fundamental ficar atento ao limite de peso e a distribuição correta da carga. Essa é a melhor maneira de lidar com a situação!

Promove um desgaste nas rodovias

Se você já trafegou em rodovias com alto fluxo de caminhoneiros, basta se dirigir para à pista deles e perceber como elas são consideravelmente piores. Isso acontece porque o excesso de peso em caminhões desgasta a rodovia, aumentando os buracos e dificultando o tráfego dos demais veículos.

Quem tem o carro menor sente ainda mais os impactos desse peso excedente, o que é péssimo. Pense que os buracos provocados por essa situação aumentam a necessidade de manutenção de todos os veículos que transitam pelo local, além de desalinharem muitos deles.

Quando as condições dessas rodovias chegam a um nível insustentável, o Governo precisa se mobilizar para consertá-las — o que representa mais um gasto público e um investimento gigante.

Interfere na performance do caminhão

Engana-se quem pensa que essa situação atrapalha apenas a vida dos outros. O excesso de carga também dificulta o trajeto do próprio motorista.

Um caminhão muito pesado não consegue responder com a mesma agilidade quando comparado a um veículo do mesmo porte comportando um peso normal. Isso acaba interferindo na capacidade de resposta do veículo, a qual pode deixar a desejar durante uma freagem, por exemplo.

Por outro lado, quem anda na pesagem permitida consegue fazer com que o caminhão trafegue com mais velocidade, tenha um melhor desempenho na viagem e até mesmo consiga realizar as entregas com um espaço de tempo melhor.

Outro ponto diretamente influenciado é o gasto com combustível. Como precisa de muita força para se movimentar, o caminhão também gasta mais combustível para atingir uma boa velocidade na pista.

Contribui para a poluição do ar

O excesso de peso também é um fator que contribui para o aumento da emissão de gases poluentes. Nada mais natural, já que o veículo consome mais combustível — que gera uma maior queima e piora as condições dos gases emitidos. Por essas e outras, preserve o ambiente e a sua vida carregando o peso estabeleço por lei.

Possibilita a ocorrência de multas

O Brasil conta com uma regularização para o transporte de carga. Isso significa que o excesso de peso é considerado uma infração e, inclusive, está prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O próprio Contran já soltou uma resolução em que a tolerância de carga chega a, no máximo, 5% do limite de peso bruto total (PBT). Somente dentro desse limite o caminhão pode passar pelos equipamentos de pesagem (balança rodoviária) sem nenhum tipo de multa ou penalização.

Quando essa verificação não é possível, devido à falta de fiscalização, a avaliação é feita caso a caso. Tudo isso por meio de uma análise do documento fiscal e um acompanhamento. Se o peso estiver dentro da tolerância, o transporte pode prosseguir.

Entretanto, vale lembrar que não é só isso. O excesso deve estar bem distribuído e não pode penalizar apenas um dos dois eixos. Esse caso também pode significar multa, pois a parcela de peso passa do limite aceito sobre o eixo. É fundamental que a carga seja redistribuída antes de pegar a estrada.

Então, é bom ficar de olho e entender que a sobrecarga do veículo pode interferir na estabilidade financeira do trabalhador e até mesmo causar a suspensão da CNH.

O que é a Lei da Balança?

Até aqui, você entendeu que exceder a carga adequada para o seu caminhão implica, muitas vezes, em multa, além de prejudicar a utilidade das peças do veículo e colocar em risco a vida do motorista. Mas o que é, de fato, a Lei da Balança?

Na verdade, a Lei da Balança, prevista no Artigo 323 do Código Brasileiro de Trânsito com base nas Resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece um limite de carga para veículos que circulam pelas rodovias nacionais.

Nesse sentido, o Contran, que calcula a tolerância para o peso bruto e para a carga por eixo, analisa se o carregamento consegue manter a conservação das pistas e verifica se o automóvel se enquadra nos parâmetros para uma rodagem segura.

No entanto, quando o motorista descumpre os limites de carga previstos na Lei da Balança, os órgãos competentes são autorizados a aplicar uma multa pela infração, acarretando prejuízos financeiros e podendo, inclusive, restringir o trabalho do caminhoneiro.

Como funciona a multa por excesso de peso?

Ultrapassar o limite de peso no caminhão é considerado infração de natureza média, gerando uma multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação.

Assim, a cada duzentos quilogramas de peso excedido, o motorista tem um desconto maior em relação à infração média.

No entanto, se o caminhão estiver com uma carga acima de 1.000 kg, a infração deixa de ser de natureza média e passa a ser considerada gravíssima, cabendo punição com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg de peso adicional.

Da mesma forma, os órgãos competentes podem reter os veículos flagrados, liberando-os apenas após a tomada de providências, como a remoção do peso excedente.

O que fazer para evitar o excesso de peso em caminhões?

Respondendo à questão, existem diversas formas de evitar a sobrecarga do veículo e respeitar a legislação vigente. Algumas são:

  • acompanhar o carregamento, certificando-se de que o automóvel da frota está adequado para suportar a demanda contratada;
  • respeitar as características da via, calculando os gastos com manutenção preventiva, os riscos de acidente e as possíveis avarias na carga;
  • distribuir a carga corretamente no caminhão, calculando não apenas o centro de gravidade do automóvel, mas também considerando a quantidade e a distância entre os eixos do veículo;
  • usar as balanças específicas. Dessa maneira, é possível evitar imprevistos na hora da suspensão, mantendo a vida útil dos pneus e evitando as deformações de chassi — principalmente quando o mecanismo está integrado a um software de logística.

Neste conteúdo, você entendeu que o excesso de peso em caminhões pode trazer muitos problemas para o motorista e para o contratante do serviço. Por isso, previna-se, cuidando da carga transportada, mantendo o correto funcionamento do caminhão e preservando vidas. Não tenha dúvidas: trafegar com a quantidade permitida pela legislação é sempre o melhor caminho a percorrer!

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