Quem circula pelas estradas brasileiras sabe que os acidentes são momentos delicados e exigem cuidados especiais. Segundo as estatísticas da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, o número de acidentes chegou a 124.964 em 2017. Desse número, 34.425 envolviam caminhões. Além das colisões, ter o caminhão capotado é a principal preocupação do caminhoneiro, já que esse tipo de acidente é um dos mais comuns.

Veículos de porte maior, como ônibus e caminhões, estão mais propensos ao capotamento devido às suas características físicas. Eles têm maior centro de gravidade e, por isso, estão mais sujeitos à desestabilização em curvas e estradas com condições inadequadas de rodagem. Caminhão capotado é sinônimo de risco à segurança do motorista e danos tanto ao veículo quanto à carga.

Para evitar os capotamentos, o caminhoneiro precisa saber quais são as principais causas e adotar algumas práticas de direção. Também é muito importante proteger o seu patrimônio e contar com serviços de destombamento e assistência 24 horas principalmente nos momentos emergenciais. Confira, neste artigo, quais são as principais causas de capotamento e por que é tão importante contar com um serviço de destombamento.

Quais são as causas do tombamento?

Antes de falarmos quais são as principais causas de tombamento, você precisa saber que se trata de um fenômeno físico explicado pela força G (força gravitacional). Basicamente, a força G é a aceleração da força de gravidade da Terra. Ou seja, um caminhão capotado teve o seu centro de gravidade deslocado para as laterais. Mas nem todos os caminhões tombam, não é mesmo? Veja quais são as principais causas desse tipo de acidente:

  • exceder o limite de velocidade;

  • direção inadequada em curvas fechadas, alças de acesso, viadutos e rotatórias (a aceleração lateral e, consequentemente, o levantamento de um pneus pode ser suficiente para causar o tombamento);

  • excesso de peso;

  • pneus incompatíveis e com desgaste acentuado;

  • desrespeito à sinalização;

  • carga mal posicionada.

Além desses fatores, é indispensável prestar atenção ao tipo de carga transportada. As cargas vivas, por exemplo, não devem ser transportadas com espaço superior ao necessário para posicioná-las no veículo uma vez que o movimento da carga pode causar a desestabilização do caminhão. Mas isso não quer dizer que os animais devem ser amontoados. O espaço deve ser estabelecido respeitando o bem-estar animal e de acordo com as regras do Conselho Nacional de Trânsito.

Por outro lado, o transporte de carga líquida precisa estar adequado às dimensões do tanque e do caminhão. Transitar com reservatório incompleto ou quantidade inferior a 80% facilita o capotamento, pois o líquido se espalhará com facilidade sempre que o veículo se movimentar (alterando sua estabilidade). Quanto mais vazio o tanque, maiores as chances de capotamento.

Por que contar com o serviço de destombamento?

Certamente, o tombamento acarreta danos ao caminhão, à carga e, em algumas situações, à integridade física e psicológica do caminhoneiro. Por se tratar de uma situação difícil, é indispensável contar com proteção. Nos momentos emergenciais, é necessário que uma empresa qualificada e reconhecida cuide de todos os procedimentos necessários para assegurar a melhor resolução da situação.

Contar com um serviço de destombamento representa redução dos prejuízos e garantia da qualidade de vida do caminhoneiro. Veja algumas vantagens da assistência 24 horas:

  • tranquilidade para avaliação médica e retorno ao lar;

  • suporte e acompanhamento no retorno do caminhoneiro ao domicílio;

  • proteção do veículo e da carga;

  • destombamento e liberação da via;

  • resgate e encaminhamento do veículo a um local seguro;

  • comunicação de tombamento ao proprietário da carga;

  • inexistência de gastos adicionais relativos ao destombamento.

A assistência no momento do capotamento oferece ao associado a tranquilidade necessária, a proteção do seu patrimônio e a garantia de que ele voltará para casa da melhor forma e no menor tempo possível. E o destombamento de caminhão capotado, você já sabe como funciona? Descubra a seguir.

Como funciona o destombamento?

O destombamento é realizado com equipamento adequado para não causar mais danos ao caminhão. Cada situação exigirá um tipo de intervenção. Por isso, é necessário contar um time de profissionais especializados e com instrumentos corretos. Isso quer dizer que não será usado apenas um guincho nas situações em que dois são necessários, por exemplo.

Durante o destombamento, é necessário minimizar o impacto do caminhão com o solo e evitar a torção do chassi. Ao ser puxado, o caminhão atinge o ponto de equilíbrio e em seguida ocorre a aceleração na queda.

No caso de caminhão capotado por falta de freio, por exemplo, também é preciso evitar o deslocamento assim que ele alcança o solo. Portanto, procedimentos como esvaziar os pneus e acionar as cuícas também são indispensáveis.

Não é só isso! Por trás da técnica há um procedimento de gestão. A Proteauto, por exemplo, localiza e contrata o melhor prestador de serviços da localidade para fazer o destombamento. Durante o procedimento, a guarda do veículo é realizada. Feito isso, o caminhão é encaminhado para a base do prestador até que a associação indique para onde o veículo deve ser levado.

O motorista ou o responsável pelo caminhão é sempre informado, o que possibilita melhor acompanhamento e direcionamento da operação. Ao final, o veículo é encaminhado para a oficina onde os reparos serão realizados.

Em média, a equipe de proteção leva 1 hora para chegar ao local do acidente. Entretanto, o tempo pode variar de acordo com a situação e o local. Em alguns casos, o acesso é praticamente imediato. Em outros, como no Pará, a espera é maior, pois é mais difícil contar com equipes de destombamento. Basicamente, o tempo de espera depende da oferta de prestadores da região e localização do acidente.

Como a Proteauto pode ajudar?

Como você deve ter percebido, a única forma de destombar o veículo sem aumentar os riscos e prejuízos é contando com especialistas que se preocupam com você e com o seu patrimônio. Para contratar o serviço de destombamento e desfrutar de muitos outros benefícios, basta se associar. Lembre-se que soluções rápidas e aparentemente econômicas nem sempre são a melhor opção.

A Proteauto atende em média 35 acidentes por mês e, além do serviço de destombamento, oferece muitos outros itens aos seus associados por meio da Assistência 24 horas. Confira alguns deles para ter certeza de que ela poderá lhe ajudar nas emergências:

  • avaliação feita com 100% da Tabela FIPE;

  • cobertura completa;

  • seguro de vida;

  • guincho;

  • cota de participação (3%);

  • indenização de danos a terceiros;

  • rastreador;

  • socorro elétrico e mecânico;

  • indenização dos prejuízos causados ao semirreboque, carroceria e/ou equipamentos;

  • serviço de táxi;

  • hospedagem;

  • proteção nos casos de roubo e furto;

  • reparo nos casos de colisão.

Dirigir com cautela é sempre a melhor opção. Para evitar vivenciar uma situação de caminhão capotado e outros acidentes, é necessário ficar atento à manutenção do veículo e seguir o cronograma de revisões.

Nada mal poder contar com tantas vantagens pagando um valor justo, não é? O custo-benefício da Proteauto é, sem dúvidas, um dos melhores do mercado. Que tal entrar em contato conosco? Temos a solução de que você precisa!