Como manter uma alimentação saudável na boleia do caminhão?
Com os prazos a cumprir, rotas, metas e tantas outras preocupações na cabeça, muitas vezes o caminhoneiro pode deixar a alimentação saudável de lado e acabar prejudicando a sua saúde por não dar a devida atenção a essa necessidade.
A falta de tempo e de um lugar apropriado para fazer boas refeições podem ser as principais razões pelas quais o caminhoneiro acaba preterindo sua alimentação e, por consequência, sua saúde.
Por isso, no texto de hoje vamos dar algumas dicas de como é possível, mesmo em viagem, sem prejudicar os prazos e as demandas do trabalho, cuidar da saúde e manter uma alimentação saudável.
Entenda a importância de priorizar sua alimentação
Bons hábitos de direção são importantes para o sucesso de um caminhoneiro, mas não devem ser sua única preocupação. Para ser um bom caminhoneiro, a boa alimentação quando estiver na estrada deve ser priorizada.
Sabe-se que a boa alimentação é o que garante energia e produtividade para qualquer pessoa, e para um profissional que tem uma rotina tão intensa como os caminhoneiros, isso não é diferente.
Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade, a alimentação é o combustível do corpo. Então, assim como é importante cuidar do seu caminhão, é imprescindível cuidar de si mesmo e investir em uma alimentação saudável.
Ideias para ter uma alimentação saudável mesmo na estrada
Como já mencionamos, a alimentação é o combustível do corpo. Então, se você tem muito sono, dificuldade de concentração e se sente constantemente cansado, tudo isso pode estar relacionado com o que você ingere.
Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas de como cuidar da sua alimentação e adotar melhores hábitos mesmo enquanto estiver em viagem.
Selecione bem o alimento que vai consumir
Sabemos que a ingestão de alimentos industrializados e com teor alto de gorduras pode ser extremamente danoso para a saúde. É importante, então, evitar esse tipo de alimento e priorizar sempre comidas saudáveis.
No entanto, sabemos que com a rotina corrida pode ser difícil manter os cuidados mais básicos com a alimentação e acabar caindo na tentação de consumir alimentos prejudiciais, a longo prazo, para a saúde.
Mas mais uma vez, salientamos que se você, caminhoneiro, quer manter a saúde em dia ou mesmo cuidar de problemas que já possa ter, por exemplo doenças cardíacas ou problemas de pressão arterial, é relevante tentar comer os melhores alimentos possíveis.
De modo geral, é importante que suas refeições tenham condições de atender a todas as necessidades do organismo, portanto, devem conter nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento: proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídios e outros.
Então, é importante que, quando for montar o prato, tente diversificar os alimentos, afastando as frituras, sem deixar de lado os verdes e uma carne de boa qualidade.
Saiba a melhor forma de armazenar seus alimentos
Se você gosta de levar algumas refeições prontas de casa, saiba que se trata de um ótimo costume.
As refeições caseiras, como sabemos, costumam ser mais balanceadas. E levar algumas refeições prontas de casa pode ajudar a ficar longe da alimentação industrializada e de menor valor nutricional.
No entanto, para aproveitar de forma segura esses alimentos, é importante saber armazená-los para evitar o risco de comer comida contaminada ou até mesmo estragada.
Primeiro de tudo, é importante que antes do preparo todos os alimentos tenham sido bem higienizados. Após o preparo, escolha bem os recipientes em que vai armazenar as refeições.
Além da preocupação com a praticidade dos recipientes, para evitar que eles deixem os alimentos transbordar, por exemplo, um recipiente adequado deve ser uma barreira contra a contaminação da sua refeição.
Faça suas refeições com tranquilidade
A velocidade adequada é um fator importante para que o bom caminhoneiro consiga cumprir seus prazos em segurança. E na hora de se alimentar, a velocidade também é um fator importante.
Comer rápido demais pode fazer muito mal para a saúde. Muitos estudos mostram que engolir alimentos sem mastiga-los direito pode favorecer a elevação de peso e trazer problemas funcionais ao coração.
Quando for realizar suas refeições, faça-as com tranquilidade, devagar. Programe algumas paradas e fixe horários apropriados para que você consiga consumir suas refeições sem correria.
Preste atenção na quantidade de comida que vai ingerir
Além do tipo de alimento que vai ingerir, é importante também ficar atento à quantidade de alimento que vai ser consumida em cada refeição.
Além de ser um fator de risco, comer grandes quantidades de alimentos nas refeições pode causar má digestão, e ela pode ser um problema sério para quem precisa ter concentração ao volante por muitas horas.
Comer alimentos pesados, ou comer grandes quantidades de alimentos nas refeições, pode deixar você disperso e sonolento. E para evitar que isso ocorra, é importante controlar o tamanho das porções que vão ser consumidas.
Fazer refeições em proporções adequadas é uma maneira de garantir mais saúde para o organismo e afastar perigos desnecessários durante o percurso na estrada.
Não faça grandes intervalos entre as refeições
E para não cair na tentação de comer muito, é importante que os intervalos entre as refeições não sejam grandes demais. É compreensível que o dia a dia de um caminhoneiro seja corrido, mas é prioritário se manter saudável e seguro.
Portanto, não salte as refeições e não fique tempo demais sem se alimentar. É importante separar um tempo para fazer lanches, pelo menos de três em três horas.
Como já mencionamos, os alimentos são o combustível do corpo, e sem alimentação adequada nos prazos necessários problemas podem acontecer a curto prazo, como sonolência, mal-estar, entre outros.
Escolha bem os locais em que vai se alimentar
Fique atento aos locais onde você vai fazer suas refeições. Isso é tão importante quanto qualquer uma das outras orientações que demos neste texto.
Isso porque postos de gasolina, restaurantes e lanchonetes em estradas podem ser práticos, mas além de terem poucas opções de alimentos saudáveis, podem também provocar danos à sua saúde.
Nem sempre estabelecimentos na estrada têm cuidado com padrões de higiene, mas sabemos que é impossível em viagens fugir e não se alimentar nesses lugares, então é importante escolher bem onde vai fazer suas refeições.
Para escolher bem o local, vale ficar atento a alguns pontos, como forma com que os alimentos são armazenados, limpeza e higiene do local, data de validade dos alimentos, condições físicas do lugar, se o ambiente é ventilado, tem boa iluminação, entre outros detalhes como esses.
Não se esqueça de se hidratar
Talvez uma das dicas mais importantes que traremos para você: não se esqueça de se hidratar! Principalmente no calor, é bom manter uma hidratação adequada e beber muito líquido, no mínimo oito copos de água por dia, ou dois litros.
Além de água, vale também beber chás e sucos naturais para se hidratar. Evite refrigerantes e outras bebidas hipercalóricas. Então, mantenha uma garrafa de água sempre na mão.
Com essas dicas, esperamos que você consiga criar o hábito de investir em uma alimentação saudável mesmo quando estiver na estrada! Não se esqueça que, acima de prazos, sua saúde deve ser uma prioridade!
Se você gostou dessas dicas, receba mais conteúdo como este, siga a gente no Facebook e fique atento aos nossos próximos textos!