A segurança no trabalho é determinante para todo profissional, inclusive, para os que atuam no trânsito, pois estão expostos a riscos que exigem atenção especial. Nesse sentido, o EPI para motorista de caminhão é uma obrigação legal que oferece muitos benefícios para a saúde.

Além da prevenção de acidentes, doenças e muitas outras complicações, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) auxiliam a ter conforto e maior rendimento profissional — são equipamentos importantes para garantir a produtividade, sem colocar o trabalhador sob ameaças graves e iminentes.

Você sabe quais são os principias equipamentos de proteção essenciais para os motoristas? Embora seja um assunto importante, é comum ter dúvidas. Pensando nisso, confira, neste post, 7 EPIs para motorista de caminhão que não devem faltar para preservar sua saúde no exercício da função!

A importância do EPI para o motorista de caminhão

Os riscos da profissão de motorista de caminhão vão além dos presentes no dia a dia na estrada. Por isso, ter atenção com a segurança é muito importante. Contudo, muitas condições que oferecem ameaças graves passam despercebidas pelo profissional, podendo afetar a saúde física e psicológica.

Dessa forma, o EPI para motorista de caminhão é uma alternativa eficiente para evitar acidentes, garantir a segurança e a saúde do trabalhador, proporcionando conforto e resistência para encarar as atividades diárias com tranquilidade. Dessa forma, reduzem consideravelmente os riscos.

Além disso, o uso de EPI é uma obrigação legal, ou seja, é exigido por lei para o uso de profissionais e empregadores no exercício das funções. As principais leis que regulamentam o uso são:

  • Norma Regulamentadora NR n°6, do Ministério do Trabalho;
  • Norma 9735/2006, da ABNT.

Por ser algo essencial para preservar a saúde, o uso de EPI não deve ser negligenciado por nenhum motorista profissional. São itens desenvolvidos especificamente para proteger com eficácia e preservar a integridade dos profissionais.

7 EPI’s fundamentais para motorista de caminhão

Para ser um bom profissional, todo motorista de caminhão deve conhecer como se proteger adequadamente e os principais EPIs que não podem faltar. Trata-se de um grande diferencial e demonstra confiabilidade para os gestores, contratantes e clientes.

Veja quais são e como usar corretamente os equipamentos de proteção mais importantes para a profissão de motorista de caminhão!

1. Luvas

Existem luvas de diversos tipos, classificadas de acordo com a atividade que o profissional vai exercer para garantir o máximo de proteção. Ou seja, a luva ideal para a segurança deve ser definida de acordo com a carga transportada e as atividades diárias executadas.

Sendo assim, é aconselhável que o motorista de caminhão tenha três tipos de luvas: a de raspa, a de malha e a de látex. A luva de raspa é ideal para fazer carregamento de produtos ou manusear ferramentas. A de malha é indicada para serviços mais leves, e a de látex para lidar com óleos ou outras substâncias perigosas.

Para usar corretamente, é preciso dar atenção aos seguintes fatores:

  • adquirir luvas no tamanho ideal;
  • verificar as indicações técnicas;
  • considerar as particularidades da função e da carga;
  • consultar profissionais de segurança do trabalho;
  • ter sempre luvas reservas em caso de viagens longas.

2. Protetor auricular

Os problemas auditivos estão entre os mais comuns no meio profissional, por isso, merecem toda atenção e cuidados preventivos. O protetor auricular é a melhor forma para se proteger e deve estar sempre presente para uso quando for descarregar ou carregar em locais que apresentam alto nível de ruídos.

3. Óculos de proteção

Outro EPI fundamental para motorista de caminhão são os óculos de proteção, que podem ser tanto transparentes quanto escuros. É importante salientar que os óculos devem ser de segurança com certificado de aprovação, pois os tradicionais não oferecem a mesma proteção para os olhos.

4. Capacete

O capacete é um EPI importante nos procedimentos de carregamento e descarregamento, principalmente, em determinados tipos de transporte. Ele protege a cabeça de possíveis quedas de objetos da carga ou do ambiente, por isso, deve sempre estar disponível no caminhão para o uso.

5. Colete refletivo

Um dos equipamentos de proteção mais importantes para quem trabalha nas rodovias, o colete de sinalização é indispensável para o motorista. Esse EPI permite que o profissional seja visto a longas distâncias, caso seja necessário fazer uma parada no acostamento devido a pane ou outros problemas, evitando acidentes graves.

6. Máscara de proteção

Essenciais para proteger o sistema respiratório, as máscaras de proteção são indispensáveis para ambientes com presença de produtos químicos ou poeiras em suspensão. Elas ajudam a filtrar partículas nocivas à saúde, como gases, vapores orgânicos e fumo. No entanto, devem ser adquiridas de acordo com a atividade.

7. Bota de segurança

Utilizar um calçado confortável para dirigir é fundamental para todo motorista, entretanto, a bota de segurança também não pode faltar. Ela tem um papel importante para proteger contra perfurações, além de evitar lesões na parte superior dos pés, por oferecer bico de aço ou polietileno.

Atualmente, o mercado oferece ótimas opções de bota de segurança que proporcionam conforto, ergonomia, proteção e estilo. Para o uso correto, é preciso adquirir modelos no número adequado, sem ficar muito apertado ou largo, além de conferir se é um produto aprovado para a segurança.

Utilizar os EPIs corretamente pode salvar vidas

A prevenção é a melhor caminho para preservar a saúde e evitar acidentes, que podem comprometer a integridade física e causar prejuízos sérios. Além disso, esses sinistros e doenças ocupacionais causam danos que, em muitas situações, são irreversíveis.

Dessa forma, a melhor opção para trabalhar com saúde, reduzindo os riscos e com alta produtividade, é com o uso adequado do EPIs para motorista de caminhão. É a garantia de que o profissional trabalhe da melhor forma e volte seguro para a família.

Contudo, lembre-se de sempre consultar os profissionais da segurança do trabalho para mapear os riscos e direcionar os melhores EPIs do mercado. Também é fundamental manter no caminhão equipamentos de proteção reservas, adquirir no tamanho correto, e dentro do prazo de validade.

Como você percebeu, o EPI para motorista de caminhão é imprescindível para ter proteção contra riscos sérios, que podem afetar significativamente a sua saúde. Portanto, não deixe de cuidar da sua segurança e sempre utilize os equipamentos corretamente para ter jornadas de trabalho produtivas e saudáveis.

Se você gostou deste post e deseja aperfeiçoar seus conhecimentos ainda mais, siga a Proteauto nas redes sociais e veja outros conteúdos incríveis!