Bateria do caminhão: saiba aqui como aumentar a sua vida útil!

6 minutos para ler

Todo caminhoneiro que se preze dá uma atenção especial à conservação do seu veículo, não é mesmo? Afinal, trata-se de um equipamento que permite um trabalho tão importante para a sociedade e para prover o sustento da família. Diante dessa realidade, aprender como aumentar a vida útil da bateria do caminhão pode ser fundamental.

Podemos considerar este como um dos componentes mais importantes para quem vive na estrada, tendo em vista que é responsável por várias ações e fornece energia elétrica para faróis, lanternas, luzes internas, ar-condicionado, som automotivo e até para a ignição. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é a bateria do caminhão?

A bateria do caminhão é, na realidade, um acumulador recarregável de energia, que a armazena sob forma química e fornece para os componentes do veículo que precisam de eletricidade para cumprirem suas funções, tais como luzes, faróis, sistema de freio ABS, programa de estabilidade, assistência de direção, controle de injeção e muito mais. 

Ela também é responsável pelo tracionamento de alguns motores elétricos e mantém determinados equipamentos funcionando quando os caminhões, carros ou outros dispositivos automotivos estiverem ligados. Aumentar a sua vida útil, portanto, é imprescindível, assim como identificar precocemente a presença de qualquer tipo de problema.

Como saber se a bateria está acabando?

Agora que você já aprendeu o que é a bateria do caminhão e entendeu quais são os principais componentes do veículo que são abastecidos por ela, mesmo quando desligados, chegou a hora de darmos dicas práticas para que você não fique na mão e perceba se ela está acabando antes de uma pane. Acompanhe.

Dificuldades na partida

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ao tentar dar a partida no próprio veículo e ele simplesmente não pegar? Trata-se de uma situação extremamente comum, mas que não significa, necessariamente, que a bateria está ruim. Se você não conseguir ligar de primeira, desligue e tente novamente. Caso o problema persista, pode ser hora de trocar.

Aparelhos elétricos falhando

Quando a bateria do veículo está ficando fraca, é comum que aparelhos elétricos apresentem falhas. No entanto, tenha em mente que também é normal que, com o uso, dispositivos como rádio, ar-condicionado e outros complementos percam desempenho. Contudo, se isso se tornar muito evidente e frequente, é melhor fazer a troca o quanto antes.

Motor perdendo força

O motor perdendo força pode ser bastante desagradável para o motorista e até aumentar o risco de um acidente em uma ultrapassagem, por exemplo. Por isso, você deve estar muito atento a tal aspecto, até porque ele também pode indicar que a vida útil da bateria está no final. Se isso ocorrer, peça logo a ajuda do seu mecânico de confiança.

Como melhorar a vida útil da bateria do caminhão?

Para terminar o conteúdo, vamos abordar um tema de extrema relevância para o profissional da estrada que deseja aumentar a vida útil da bateria do seu caminhão. Para fazer isso, você precisa adotar determinadas atitudes estratégicas e algumas ações bem simples, mas que podem ajudar muito nesse sentido. Veja a seguir.

Não abra mão da manutenção periódica

O primeiro passo para melhorar a vida útil da bateria do caminhão consiste em fazer a manutenção periódica, de acordo com as orientações do fabricante. Afinal, a montadora fez inúmeros testes antes do lançamento e, em teoria, tem total conhecimento da durabilidade e da capacidade de todos os componentes do seu veículo.

Para quem depende disso para botar dinheiro em casa, como os caminhoneiros, não há outro caminho e, por vezes, vale a pena até mesmo pecar pelo excesso, apostando em medidas preventivas e tendo um mecânico de confiança. É preciso ver o estado de conservação de cabos, chicotes, conectores, velas, alternador e assim por diante.

Utilize exclusivamente componentes originais

Não dá para pensar em aumentar a vida útil de nenhum sistema do caminhão se você não estiver convencido da importância de utilizar apenas peças originais. Com o avançar da tecnologia e a inclusão de recursos de modernidade, isso é ainda mais relevante, pois os produtos de segunda linha não seguem o mesmo padrão de qualidade.

Quando você compra de uma marca autorizada ou que tenha parceria com a montadora do seu modelo, você tem não apenas a garantia contra problemas, como também a segurança de que tudo foi testado e aprovado pelo fabricante, de acordo com elevados parâmetros de funcionamento, desempenho e eficiência.

Desative a chave geral em períodos ociosos

O caminhoneiro, muitas vezes, fica dias, semanas ou meses na estrada, para só depois de cumprir o seu serviço poder voltar para o seu lar. Por outro lado, também é comum que ele tenha alguns períodos ociosos, seja por opção, seja por uma ausência momentânea de trabalho. Quando isso ocorrer, o ideal é desativar a chave geral do caminhão.

Isso eleva a vida útil dos componentes e aumenta a durabilidade, tendo em vista que reduz uma eventual fuga de energia e o consumo de aparelhos que ficariam em modo stand by. Vale lembrar que o tacógrafo não pode ser desligado. Se o caminhão não for equipado com uma chave geral, confira a possibilidade de instalar a peça com a montadora.

Não esqueça os componentes ligados

Por fim, alguns motoristas não atentam quanto a esse aspecto, mas deixar os componentes ligados é um hábito que pode interferir muito na durabilidade da bateria do caminhão. Por isso, sempre que você não for usar alguma coisa por um tempo, não se esqueça de desligar, como lâmpadas, faróis e assim por diante.

Outra situação aparentemente inocente, mas que pode ser um problema para a vida útil, é escutar o rádio com o motor desligado, especialmente se você está ouvindo um duradouro show do seu artista preferido ou o jogo de futebol do seu time. O recomendável é que você monitore o período utilizando cada aparelho, minimizando os excessos.

Agora você já sabe como aumentar a vida útil da bateria do caminhão e pode trabalhar com muito mais segurança pelas estradas!

Gostou de aprender mais sobre a bateria do caminhão? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário