O sistema de escapamento de um caminhão é uma espécie de melhoria tecnológica que obedece às rígidas regras legais sobre poluição acústica e que também deve estar de acordo com todas as informações especificadas no manual do fabricante.

Para entender sua importância, é preciso conhecer as peças que fazem parte dele, sua complexidade, saber como funciona e quais os sinais de que ele pode estar apresentando falhas. Quer conhecer mais o escapamento do seu veículo? Confira!

Para que serve o sistema de escapamento de um caminhão?

O sistema de escapamento de um caminhão é um conjunto condutor que encaminha os gases resultantes das explosões para fora do ambiente do motor. Esse sistema, geralmente, é produzido com material filtrante e inoxidável, pois os gases com os quais entra em contato são altamente corrosivos.

O escapamento impacta diretamente o desempenho e a potência do motor, pois ele facilita a liberação dos gases, melhorando o desempenho e reduzindo os esforços da máquina.

Ele tem as funções de:

  1. proteger o meio ambiente, ajudando a reduzir os poluentes nocivos que são emitidos pelos veículos;
  2. dar conforto acústico para o motorista e pessoas próximas, reduzindo a poluição sonora interna e externa produzida pelo veículo;
  3. melhorar a potência, o torque e o consumo do motor;
  4. reduzir a emissão de temperatura dos gases da combustão, que têm cerca de 900°C no condutor.

É preciso ressaltar que o caminhoneiro pode ser multado, caso rode com o escapamento irregular ou soltando fumaça.

Como o sistema de escapamento funciona?

O sistema de escapamento é complexo e composto por cinco partes importantes no processo de redução dos ruídos e da emissão de gases poluentes provenientes da queima de combustível e do próprio funcionamento do motor do caminhão.

Essas partes não estão diretamente conectadas, mas são interligadas pelos tubos de escape. Como a rede de esgoto de uma cidade, elas passam por toda a parte inferior do caminhão, indo do motor até o ponto de saída dos gases. A seguir, veja a função de cada uma dessas partes!

1. Coletor de escape

É o primeiro componente do sistema de escapamento de um caminhão. O coletor é composto por um conjunto de tubos de ferro fundido e fica acoplado ao motor, para coletar os gases gerados na queima de combustível e dar início ao trajeto deles pelos próximos componentes do sistema.

2. Silencioso

O silencioso, ou silenciador, é uma das peças mais importantes do sistema de escapamento e vem depois do coletor de escape. Ele é formado por um tubo de entrada, seguido de uma câmara ressonadora, um tubo com perfurações e, por último, um tubo de saída. 

Esse conjunto de tubos e câmaras ameniza as vibrações e os barulhos incômodos, pois reduz a pressão dos gases na passagem deles de uma divisão para outra. É como se fosse um labirinto cheio de obstáculos que deixa os gases passarem, mas impede a saída do som.

Uma das características principais do silenciador é sua capacidade de comprimir os gases. Esse caminho que descrevemos faz com que o silenciador exerça uma contrapressão no motor. Isso faz com que o caminhão perca um pouco de potência, mas é o que traz o efeito da redução de barulho.

3. Catalisador

O catalisador pode ser considerado o pulmão do sistema de escapamento. Ele tem a estrutura de uma caixa inoxidável protegida por um isolante térmico e com um suporte em forma de colmeia, impregnado de metais preciosos como platina e ródio.

A queima de combustível gera gases nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, incluindo monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio. O catalisador força esses gases a entrarem em contato com os metais precisos e, por meio de reações químicas, reduz sua capacidade poluente.

Nos projetos de veículos, é extremamente importante, pois sempre tem que andar em conjunto com as leis e acordos internacionais de proteção ao meio ambiente e despoluição.

4. Abafador

O abafador é uma espécie de silenciador auxiliar que trabalha em frequências mais baixas, abafando sons mais agudos. Normalmente, sua estrutura é cilíndrica, composta por um cano perfurado envolto em lã de vidro e basalto.

Sem o abafador, o ruído fica mais alto e bem desagradável. Por isso, alguns caminhoneiros ainda optam por trocar a peça original por uma esportiva, que otimiza o fluxo de ar e ainda reduz a perda de potência. Mas é importante que a instalação seja feita em oficinas especializadas, usando alças ou abraçadeiras para fixação da peça.

5. Ponteira

A ponteira é a peça final do sistema de escapamento de um caminhão, e tem efeito meramente estético, por isso é opcional. Ela dá um ar mais esportivo quando acoplada ao abafador, na traseira do veículo. 

Qualquer problema em uma das peças desse sistema interfere no desempenho e no consumo de combustível do caminhão. Por isso, é preciso ficar de olho e garantir uma boa manutenção do escapamento como um todo.

Quais são os riscos de problemas no escapamento?

Não é nem o longo tempo na estrada que deteriora o sistema, mas os percursos urbanos. A linha do escapamento atinge a temperatura normal de funcionamento depois de rodar cerca de cinco quilômetros. Por isso, os pequenos percursos são os que favorecem a condensação dos gases.

Isso faz com que os canos fiquem cheios de água ácida que, junto com as variações de calor por acelerar e desacelerar, atacam as chapas interiores do escapamento.

Além disso, é importante garantir o bom estado dos elementos dos motores, incluindo as velas, o filtro de ar e a saída do gás. Isso vai aumentar a vida útil do catalisador, que é uma peça muito frágil. Ele pode ser danificado se tiver algum problema de ignição ou se forem usados lubrificantes e combustíveis com chumbo. 

Um escapamento com problemas traz diversos perigos, incluindo:

  • multas e penalidades por ultrapassar limites máximos legais de emissão de ruídos;
  • risco de infiltração de gases no interior do caminhão, causando sonolência e danos à saúde do motorista;
  • acidentes e panes na estrada por perda de partes do sistema;
  • perda de potência do motor;
  • maior consumo de combustível etc.

Quais são os sinais de que o sistema de escapamento tem falhas?

Para evitar esses problemas, é fundamental que o sistema de escapamento do seu caminhão esteja sempre com as revisões e manutenção preventiva (que deve ser feita a cada seis meses) em dia. 

De toda forma, você pode perceber sinais de que está com problemas no escapamento a qualquer momento, caso observe sinais como:

  • barulhos em excesso — caso o miolo do abafador ou silenciador soltem ou estejam danificados pela ferrugem, ou se a lã de vidro do silencioso se esvaziar;
  • vazamento de gases — se houver problemas de encaixe em alguma abraçadeira ou junta. É preciso fixar suportes sem forçar o conjunto e usar o vedador em todas as juntas;
  • quebras de peças  — abraçadeiras, suportes e coxins podem quebrar e o conjunto pode ficar torcido, corroído pela ferrugem ou danificado por acidente;
  • vibrações na carroceria — se o suporte quebrar ou trincar. Vale a pena verificar todo o conjunto e soldar partes trincadas;
  • quebra no tubo coletor — acontece se houver fixação irregular ou excesso de vibração; 
  • quebra de suportes, abraçadeiras e coxins — ocorre por tempo de uso ou instalação forçada;
  • estouros — geralmente acontece por furos no sistema de escapamento;
  • aquecimento do assoalho — quando alguma parte do escapamento está trincada ou o conjunto está muito próximo do assoalho.

Como fazer a manutenção e conservação desse sistema?

Principalmente pela má qualidade do combustível, o sistema de escapamento tem a vida útil encurtada, durando cerca de três anos de uso. A peça que mais sofre esse efeito é o catalisador. 

Portanto, é recomendado revisar o sistema a cada seis meses ou vinte mil quilômetros rodados, além de fazer uma vistoria a cada três meses.

É importante, dentro desse período, para manter a saúde do escapamento e economizar com manutenções corretivas, tomar cuidados como:

  • manter o caminhão regulado e ajustado;
  • reduzir a velocidade ao passar por lombadas, quebra-molas e buracos no asfalto;
  • evitar deslocamentos desnecessários para trajetos curtos;
  • optar sempre por peças originais, com selo do INMETRO;
  • averiguar o posicionamento e ajuste das peças regularmente.

Tomando esses cuidados simples, você pode aumentar a vida útil das peças e evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.

Agora, você já sabe como funciona o sistema de escapamento de um caminhão, quais peças o compõem e quais cuidados tomar para garantir que ele fique em bom estado pelo máximo de tempo possível.

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