FREIO ESTACIONÁRIO E FREIO ELÉTRICO: QUAIS AS DIFERENÇAS E QUAL O MELHOR DELES?

O sistema de frenagem é um dos mais importantes de qualquer veículo e completamente imprescindível para a segurança do motorista, eventuais passageiros, pedestres e até mesmo dos outros condutores. Por isso, entender melhor as diferenças entre freio estacionário e freio elétrico pode ser muito interessante.

São duas opções que têm características marcantes, que podem fazer toda a diferença em momentos de emergência e para quem precisa transportar cargas com o máximo de cuidado. Ficou interessado e quer aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Diferenças entre freio estacionário e freio elétrico

Para começar o conteúdo, vamos elencar quais são as principais diferenças entre freio estacionário e freio elétrico, conceituando melhor cada um deles e escancarando algumas das mais notáveis distinções entre os tipos, sobretudo no que diz respeito ao seu acionamento. Entenda melhor a seguir.

Freio estacionário

O chamado freio estacionário é aquele que todo caminhoneiro já conhece. De forma simplificada, trata-se do modelo no qual a funcionalidade está dependendo do acionamento manual, por meio da utilização da alavanca central do caminhão, que é popularmente chamada de “maneco” em alguns locais.

A sua ação se dá de maneira pneumática, ou seja, que utiliza o ar, com um mecanismo sem maiores complexidades e que já é bem antigo, amplamente usado na maioria dos veículos que circula por nossas vias, inclusive em carros . Em alguns modelos, ele pode ser acionado por um pedal à esquerda, embora isso seja bem menos comum.

Freio elétrico

O freio elétrico pode ser considerado como uma evolução do modelo estacionário, que utiliza mais tecnologia para cumprir a sua função. Como o próprio nome já diz, ele conta com o acionamento eletrônico do sistema para realizar a sua principal função, visando um trabalho mais inteligente nos tambores, para que a ação ocorra de forma mais segura.

No entanto, isso não quer dizer que também não seja necessário o acionamento manual dos componentes responsáveis pela frenagem. Há um interruptor na forma de um botão no interior do veículo, que pode ser acionado pelo condutor. Vem sendo uma opção cada vez mais adotada pelas montadoras, por promover facilidade de uso e conforto ao condutor.

As principais vantagens dos dois modelos

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os conceitos de um freio estacionário e freio elétrico, podemos nos aprofundar no tema. Para isso, vamos elencar quais os principais benefícios que cada um deles oferece para o condutor, não apenas em termos de segurança, mas também em outros aspectos. Acompanhe.

Vantagens do freio estacionário

Não dá para falar nas vantagens de usar o freio estacionário sem falar em economizar. Afinal, ele tem um custo muito mais acessível e a sua manutenção também é muito mais simples, podendo ser feita com total facilidade, o que é muito importante para quem leva a vida na estrada e pode sofrer uma pane em um local com poucos recursos.

Isso ocorre justamente porque se trata de uma peça mecânica, sem grandes complexidades ou tecnologias. Dessa maneira, o diagnóstico do problema pode ser feito muito mais rapidamente e a resolução tende a ser menos dispendiosa quando comparamos com o que seria necessário ao reparo de um moderno sistema elétrico, por exemplo.

Vantagens do freio elétrico

Como falamos anteriormente, o freio estacionário é amplamente difundido e está presente em inúmeros veículos em todo o mundo, inclusive no Brasil. No entanto, uma substituição gradativa vem sendo realizada, tendo em vista que os freios eletrônicos são o futuro planejado pelas principais montadoras e marcas automotivas.

Isso vem ocorrendo por conta do conforto que o modelo proporciona e do excelente perfil de segurança que oferece. Em rampas, por exemplo, o freio elétrico pode ajudar a evitar um acidente. E, ao contrário do que muita gente pensa, o seu preço vem diminuindo, trazendo um custo-benefício cada vez melhor.

A utilização ideal dos dois tipos

Como você pôde ver, os dois tipos de sistema têm seus benefícios e peculiaridades. No entanto, é natural supor que existam indicações de cada opção para determinados usos de veículo e até mesmo estilo de direção. Para os mais tradicionalistas e que não impõem muitas demandas no veículo, o freio estacionário pode continuar sendo uma escolha viável.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar que o freio elétrico tem vantagens nada desprezíveis. Para altas cargas, sobretudo nos maiores caminhões, é altamente recomendável fazer uso do modelo elétrico de frenagem, tendo em vista que ele apresenta mais capacidade em lidar com situações extremas, como rampas e ladeiras, por exemplo.

Além disso, o freio elétrico ajuda a evitar falhas humanas, pois seu acionamento depende apenas de um botão e não do acionamento manual do “maneco”. Trata-se de um auxílio inteligente e que proporciona mais conforto, sendo um dos melhores exemplos de modernizações que devem ser cada vez mais comuns no setor automotivo.

Como escolher a melhor solução para você

Para escolher a melhor solução, é preciso considerar uma série de fatores, sobretudo aqueles relacionados ao uso do veículo. Como dissemos, a versão elétrica conta com diferenciais importantes, não sendo apenas indicado para quem transporta grandes cargas, como também para quem deseja um pouco mais de conforto e segurança na estrada.

Não é incomum presenciarmos ou, pelo menos, ouvirmos falar de acidentes que surgiram em razão de falhas no sistema de freio ou do próprio motorista. Com o freio elétrico, essa situação se torna mais rara, uma vez que elimina, por exemplo, um eventual esquecimento de acionar a manete. Além disso, ele reduz as chances de volta em manobras realizadas em rampas.

Como você pôde ver, tanto o freio estacionário quanto o freio elétrico têm características interessantes, mas as soluções mais modernas tendem a ser a melhor opção para quem busca mais conforto e segurança na estrada!

Gostou de aprender quais são as principais diferenças entre freio estacionário e freio elétrico? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!