Os veículos automotores, de uma forma geral, vêm avançando muito com o passar do tempo, adotando componentes e tecnologias que os tornem mais seguros e efetivos. Quando transportam grandes cargas, isso pode ser ainda mais relevante e, por isso mesmo, preparamos este post mostrando como funciona o sistema de freio de caminhão!

Trata-se de um item de extrema relevância não apenas para a operação adequada do transporte, como também para a segurança de condutores, pedestres e de outros motoristas, demandando uma alta eficácia nos momentos mais cruciais da estrada. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Como é o sistema de freio de caminhão?

Naturalmente, o sistema de freio para caminhões é um pouco diferente do de carros e outros transportes de menor porte. Afinal, eles transportam cargas elevadíssimas, que podem chegar a muitas toneladas e fazer com que a exigência sobre as estruturas e componentes seja muito maior, demandando muito mais durabilidade e eficiência do que em veículos de passeio.

Sendo assim, é importante compreender que o sistema de freio de caminhão costuma se valer de um compressor de ar, que é recebido durante a frenagem e fica comprimido para ser enviado ao regulador. Com isso, a pressão é controlada e o excesso é lançado para fora, gerando aquele barulho característico que todos nós conhecemos. 

Quais os tipos de sistemas de freio de caminhão?

Apesar de serem, via de regra, regulados por um compressor de ar, existem alguns tipos de sistemas de freio diferentes nos caminhões disponíveis no mercado de hoje. Com isso, cada opção tem características distintas, com variadas performances e exigências de prazos diferentes em termos de manutenção e reparos. Confira.

Freio ABS

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a sigla ABS, que quer dizer Anti-lock Braking System. Trata-se de uma opção de grande eficácia, inclusive sendo exigida por lei no Brasil para os veículos produzidos no Brasil a partir de 2014. Trata-se de um sistema com tecnologia pneumática, que impede travamentos e torna a frenagem mais uniforme.

Freio EBS

O chamado freio EBS é um pouco menos conhecido do que o item anterior perante o público geral, mas pode ser considerado como uma evolução do ABS. A sigla quer dizer Electronic Brake System, tendo em vista que, em vez de ser pneumático, ele atua de forma eletrônica. Com isso, a resposta consegue ser ainda mais rápida, trazendo mais segurança.

Freio motor

O bom e velho freio motor ainda causa polêmicas no universo automotivo, mas funciona de maneira similar em caminhões e qualquer outro automóvel, apesar das cargas maiores. Ele usa uma válvula de escape, que faz com que a pressão dentro do cabeçote do motor retarde a movimentação dos pistões, reduzindo a velocidade.

Freio auxiliar

Não são todos os modelos de caminhão que contam com o freio auxiliar, mas ele pode ser bastante útil em determinadas situações, podendo até mesmo evitar um acidente. Ele fica ligado à caixa de mudanças do caminhão, interrompendo a passagem de óleo nas engrenagens do câmbio e diminuindo a rotação do eixo da caixa, desacelerando o veículo.

Quais os componentes do sistema de freio do caminhão?

Ficou surpreso com a quantidade de tipos e estilos de freio que um caminhão pode ter? Pois existem muitos detalhes nesse sistema tão relevante, que pode ser formado por muitos componentes, alguns dos quais muito conhecidos e outros que podem soar estranhos para condutores menos experientes. Veja quais são.

Lonas e tambores

As lonas e tambores são componentes essenciais para os sistemas de freio dos mais diversos veículos, inclusive caminhões. São eles que criam o atrito necessário para promover a desaceleração. Com isso, obviamente, sofrem desgaste com o passar do tempo, que pode ser percebido por perda de eficiência na frenagem e ruídos estranhos no trajeto.

Pastilhas e discos

Outros componentes muito conhecidos dos sistemas de freios de praticamente todos os veículos são as pastilhas e discos. Eles também geram atrito para promover a desaceleração, mas costumam contar com uma durabilidade muito menor. O desgaste pode ser percebido também com perda de eficácia, além de ruídos e vibrações no pedal.

Pedal e alavanca

Se você é um caminhoneiro profissional ou mesmo um motorista amador, você precisa conhecer o pedal e alavanca. Afinal, são os únicos componentes do sistema que o condutor tem contato direto enquanto dirige. O pedal do freio bloqueia as rodas como um todo, enquanto a alavanca interrompe apenas o conjunto traseiro.

Como detectar o desgaste dos componentes?

Motoristas mais experientes conseguem identificar de forma precoce o desgaste dos componentes do veículo, o que pode ser excelente para evitar uma pane ou até mesmo graves acidentes. Muitos indicativos podem acontecer durante o trajeto, entre os quais a perda de eficácia no sistema e ruídos estranhos são os mais perceptíveis.

No entanto, isso não é tudo. Se durante a frenagem o veículo desviar para o lado, é preciso ligar o sinal de alerta, pois isso pode indicar oxidação nas pinças ou problemas prematuros nas pastilhas. Vibrações no pedal podem ser outro indicativo preocupante, assim como quando a luz de freio permanece acesa no painel.

Como preservar o sistema de freio do caminhão?

Você já conheceu os tipos, viu como identificar os problemas e aprendeu bastante sobre o assunto. Por isso, chegou a hora de descobrir como preservar o sistema de freio do caminhão. Para isso, é fundamental apostar na adoção de boas práticas, que começam com a realização das revisões indicadas pelo fabricante e as manutenções preventivas.

Além disso, é fundamental evitar frenagens bruscas, principalmente logo depois de trocar as pastilhas. É imprescindível respeitar a carga máxima permitida para o seu modelo, uma vez que isso pode prejudicar os componentes e causar multas consideráveis. Por fim, não se esqueça de usar o freio de mão apenas quando estiver estacionado.

Como você pôde ver, o sistema de freio de caminhão é bastante complexo, mas pode ser mais duradouro e eficiente quando o motorista conduz de maneira adequada!

Gostou de entender como funciona o sistema de freio de caminhão? Então, compartilhe livremente o post em suas redes sociais!