Quais os perigos de dar carona na estrada?

6 minutos para ler

Nos dias de hoje, o próprio ato de tentar ajudar o próximo pode gerar uma série de confusões, muitas das quais são até mesmo previstas com legislações específicas, de forma a normatizar determinadas relações entre as pessoas. Diante de tal realidade, compreender quais são os maiores perigos de dar carona na estrada pode ser extremamente importante.

Embora as viagens longas possam ser cansativas e bastante solitárias, a segurança deve vir em primeiro lugar. Nesse sentido, assumir o risco de colocar um desconhecido a bordo não apenas é perigoso, como também proibido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em veículos que transportam cargas consideradas perigosas. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

Como funciona a carona na estrada?

Como você já deve saber, a carona nada mais é do que uma viagem gratuita, a título de favor, em carros, caminhões, motos ou qualquer veículo automotor. Trata-se de uma prática consagrada em alguns países e até mesmo estimulada, dependendo do local, uma vez que gera economia de combustível e está em sintonia com os preceitos de sustentabilidade.

No entanto, pensando no contexto de um caminhoneiro, a situação muda de figura. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, é proibido levar a bordo qualquer pessoa que não seja integrante da tripulação quando a carga é considerada perigosa, e eventuais acompanhantes só são permitidos se tiverem treinamento para atuar em emergências.

Quais os perigos de dar carona na estrada?

Agora que você já entendeu um pouco melhor como funciona a carona na estrada, vamos falar sobre os perigos que a prática pode oferecer e que, muitas vezes, sequer são notados pelos motoristas durante sua jornada de trabalho.

Furtos e roubos

Um dos grandes perigos de dar carona na estrada está relacionado, logicamente, com a ocorrência de crimes. Infelizmente, sabemos que o Brasil ainda conta com números elevados no que se refere à violência em seus maiores centros urbanos, o que acaba se refletindo em suas rodovias, com meliantes visando às cargas e aos próprios caminhões.

Por isso, se você coloca uma pessoa voluntariamente dentro da boleia, está dando margem para sofrer roubos e furtos. Dependendo de como seu empregador e a seguradora entenderem o ocorrido, é possível até que o condutor entre como solidário na culpa. Assim sendo, não é conveniente arriscar, mesmo que pareça não haver perigo.

Cumplicidade em crimes

Pode até soar como roteiro de filmes de cinema, mas o fato é que dar carona na estrada pode fazer com que o motorista acabe sendo acusado como cúmplice de algum crime, mesmo que não saiba. Aliás, vale ressaltar que não devemos nos enganar com a aparência, pois não é incomum que mulheres, idosos ou crianças sejam usados como “isca”.

Tudo aquilo que for colocado dentro da sua cabine pelo “caronista” pode gerar problemas, como drogas, armas ou mercadorias que foram produtos de outros crimes, como roubos e furtos anteriores. Mesmo a presença de pessoas com menos de 18 anos, dependendo de como for exposta a situação, pode configurar delito e uma bela dor de cabeça no futuro.

Descumprimento da lei

Você carrega, ainda que eventualmente, cargas consideradas perigosas como combustíveis e solventes? Então, como dissemos acima, a legislação não permite que você dê carona para ninguém e só poderá entrar na sua boleia quem fizer parte da tripulação e tiver recebido o devido treinamento para atuar em caso de emergências.

É isso que diz a regra da ANTT. Se for constatado, durante uma fiscalização ou abordagem, a presença de um ou mais “caroneiros”, o condutor estará cometendo uma infração passível de multa e os indivíduos não qualificados deverão realizar o desembarque imediato, estejam onde estiverem.

Como dirigir com mais segurança na estrada?

Para concluir o conteúdo e aumentar os seus conhecimentos, vamos dar algumas dicas práticas de como dirigir com mais segurança na estrada. Acompanhe a seguir!

Tenha cuidado com quem pede carona

O primeiro passo para dirigir com mais segurança na estrada consiste em ter cuidado com quem pede carona. Mesmo que o trajeto seja cansativo ou que você queira companhia para não ficar com sono no volante, é mais recomendável fazer uma parada ou mesmo um pernoite até que você esteja recuperado.

Se estiver carregando uma carga perigosa, como já dissemos, isso é legalmente proibido. No entanto, ainda que não seja o caso, é impossível saber quais são as reais intenções de passageiros estranhos, que serão meros desconhecidos na sua cabine. Muitos meliantes usam as rodovias para seus crimes, e você não deve dar chance para problemas evitáveis.

Fique em dia com a manutenção do caminhão

Outro ponto que é muito debatido por quem vive nas estradas é a manutenção do veículo. É lógico que ela precisa ser feita de forma adequada, uma vez que o caminhão é o meio de trabalho do motorista e precisa ser capaz de realizar as suas funções em segurança. No entanto, pensando em termos de criminalidade, é preciso ir além.

Isso porque você não desejará vivenciar uma pane mecânica no meio do trajeto, especialmente se é daqueles que dirige à noite ou encara empreitadas para lugares menos movimentados. Sendo assim, não abra mão de seguir as orientações e revisões indicadas pelo fabricante, além de ter alguns mecânicos de confiança para ajudá-lo.

Não utilize seu celular enquanto dirige

Por fim, a última das nossas dicas para dirigir com mais segurança na estrada está relacionada com um hábito muito moderno e nocivo: olhar o celular ao volante. Não é preciso pensar muito para concluir que se trata de uma péssima ideia, mas é muito comum dar aquela olhadinha nas mensagens ou no e-mail que chegou.

Entretanto, isso é algo que eleva muito as chances de acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre o tema e só permite o uso quando o motor está desligado e o veículo parado, exceto quando funcionando como GPS. Para evitar problemas e multas, desligue as notificações até a próxima parada.

Como você pôde ver, são muitos os perigos de dar carona na estrada, mas eles podem ser evitados por meio de medidas simples, estratégicas e eficientes!

Gostou de aprender quais os perigos de dar carona na estrada? Então, compartilhe livremente este post em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário