Muitas pessoas pensam que dirigir na rodovia é mais fácil do que conduzir na cidade, onde o trânsito tende a ser mais conturbado e movimentado. No entanto, a autovia requer mais atenção do caminhoneiro, que deve redobrar os cuidados, principalmente, em longos períodos de condução em linha reta, nos quais o motorista se cansa e se distrai, diminuindo a segurança na estrada devido ao risco de acidente.

Pensando nisso, este texto mostra quais são as dicas que ajudam a melhorar a seguridade do caminhoneiro, como a manutenção regular do veículo, o distanciamento em relação a outros carros, o uso do acostamento com prudência, o planejamento de trajeto e, claro, o cuidado com a direção, que não deve ocorrer em caso de cansaço e sonolência. Ao final, você ainda confere por que e como investir em proteção veicular.

Continue a leitura!

Quais são as principais dicas para ter mais segurança na estrada?

Você já sabe que a direção requer muita experiência de trânsito e atenção do motorista. Mas quais são as dicas que ajudam o condutor a aumentar a segurança durante a viagem? Respondemos à questão com uma lista de ações que devem manter o correto deslocamento do veículo e o bem-estar do motorista na estrada.

Faça a manutenção do caminhão

Antes de pegar a estrada, o caminhoneiro deve fazer uma revisão rigorosa do veículo, evitando imprevistos e aumentando a segurança do deslocamento. Portanto, nossa sugestão é realizar a calibragem adequada dos pneus, verificar os acessórios do veículo (estepe, macaco, faróis, para-brisa, luz de freio, setas) e repor a água no radiador.

Distancie-se do veículo à frente

Para não sofrer imprevistos com uma direção perigosa, é preciso manter um distanciamento em relação ao veículo que se encontra à frente do caminhão. Em geral, os especialistas recomendam que se guarde uma distância de três segundos sobre o próximo veículo na pista.

Mas, como essa regra não depende apenas do cuidado do caminhoneiro, é necessário estar atento aos sinais do trânsito. Caso note o farol do carro atrás piscando, por exemplo, o melhor é dar preferência para que o condutor faça a ultrapassagem.

Tome cuidado com a direção

A direção requer muita atenção do caminhoneiro, que deve evitar distrações enquanto realiza o transporte de uma carga. Por isso, é preciso redobrar o cuidado com o telefone celular, que é um dos principais motivos de desatenção para motoristas, levando a acidentes na pista, já que o piloto deixa de olhar a estrada e passa a se concentrar na tela do dispositivo.

Evite dirigir se estiver muito cansado

Dirigir em uma via expressa requer bastante atenção do motorista para guiar o veículo, seguindo as regras de trânsito e prevenindo sinistros. Nesse sentido, não é indicado que o caminhoneiro pegue a estrada se estiver muito cansado ou com sonolência, sinais que aumentam o risco de acidentes durante o trajeto, uma vez que a pessoa pode dormir e, consequentemente, perder o controle sobre o volante.

Mantenha as luzes funcionando

Na estrada, a sinalização do veículo é um importante meio de comunicação com os outros motoristas. O farol alto, por exemplo, serve como alerta para carros que vêm na contramão, já a seta indica uma manobra, ultrapassagem ou desvio do caminhoneiro. O pisca-alerta, por sua vez, sinaliza que o caminhão está parado, e o farol baixo, seguindo a legislação atual, deve permanecer ligado ao longo do dia. Entenda mais em nosso post: Lei do Farol Aceso: descubra as novidades e penalidades!

Utilize o acostamento com prudência

O acostamento deve ser uma opção apenas para casos de imprevistos com o funcionamento do caminhão e situações de emergência, como pane no motor, pneus furados, roubo e furto de carga, veículo incendiado, entre outros.

Uma dica para quem precisa deixar a pista é sinalizar inicialmente a manobra para, depois, reduzir a velocidade do veículo, o que ajuda a se comunicar com os outros motoristas. Da mesma forma, para evitar acidentes na via, não vá para o acostamento quando não houver boa visibilidade, em curvas e pontos íngremes da estrada.

Elabore um planejamento de trajeto

Antes de pegar a estrada, o caminhoneiro deve estabelecer um planejamento de rotas, buscando as melhores vias para realizar o seu trajeto de forma segura e rápida. A prática, acompanhada de tecnologia de rastreio, também ajuda as empresas a monitorar o transporte da carga em tempo real, verificando se o motorista está seguindo o plano inicial de viagem ou se algum contratempo alterou o percurso.

Tenha cuidado ao ultrapassar

O motorista de caminhão precisa seguir o seu planejamento para entregar a carga no prazo estabelecido. Durante o percurso, deparar-se com veículos lentos pode afetar o tempo de viagem, motivo pelo qual é necessário realizar ultrapassagem na estrada.

Porém, essa manobra requer muita destreza do motorista para evitar, principalmente, colisões frontais. A dica, que você já conhece, é verificar se a pista está livre e se a sinalização horizontal permite a ultrapassagem no local.

Conte com proteção veicular

A proteção veicular, realizada por meio de associações sem fins lucrativos, é uma forma de proteger o caminhão sem desembolsar um custo elevado com o seguro do transporte. Nesse serviço, os associados dividem os possíveis gastos com eventualidades que comprometam o veículo, como situações de roubo, furto e colisão, garantindo a segurança do caminhoneiro na estrada.

Como garantir a proteção veicular na estrada?

Você deve estar se perguntando, agora, como garantir a proteção veicular e ter mais segurança na estrada, certo? A resposta é simples: conte com o auxílio da Proteauto, uma associação de proteção veicular colaborativa que reúne motoristas comprometidos em se prevenir de prejuízos ocasionados por sinistros envolvendo o caminhão.

Neste conteúdo, você viu dicas que ajudam o motorista a manter a segurança na estrada. Além de seguir as regras de trânsito e realizar a manutenção do veículo, é preciso investir em uma proteção veicular, contando com a ajuda de uma associação sem fins lucrativos comprometida em prestar o serviço necessário para restabelecer o trabalho e o bem-estar do caminhoneiro.

Não espere mais para dirigir com segurança. Entre em contato com a Proteauto e conte com a melhor associação de proteção veicular colaborativa do país.

desafios-de-caminhoneiros-autônomosPowered by Rock Convert