8 dicas essenciais para melhorar o desempenho do caminhão

6 minutos para ler

A vida na estrada é tão repleta de oportunidades quanto de desafios, o que faz com que profissionais e empresas sediadas no segmento precisem apostar na adoção de medidas que tragam melhor performance para o veículo e otimizem a operação como um todo. Pensando nisso, separamos 8 dicas essenciais para melhorar o desempenho do caminhão.

É preciso ter em mente que eventuais sobrecargas, a falta de manutenção dos itens e a ausência de revisões periódicas são prejudiciais e diminuem a vida útil dos componentes, trazendo potenciais prejuízos e até mesmo colocando vidas em risco. Continue a leitura e veja como evitar que isso aconteça com você! 

1. Realize a manutenção periódica

O primeiro passo para melhorar o desempenho do caminhão consiste em realizar a manutenção periódica, de acordo com a recomendação da marca. Quem pensa em economizar nesse sentido pode experimentar sérios problemas, aumenta os riscos de panes na estrada e, de quebra, ainda pode perder eventuais garantias do fabricante.

Inclusive, o ideal é nunca esperar uma falha surgir para tomar as devidas providências e promover o conserto, pois outros componentes podem ser afetados e o prejuízo será muito maior. Além disso, o veículo pode ficar parado por dias, impedindo o seu trabalho. Fique atento aos prazos e, ao menor sinal, não hesite em contatar seu mecânico de confiança.

2. Evite trafegar com excesso de carga

Outra das dicas essenciais para melhorar o desempenho do caminhão é jamais trafegar com excesso de carga. Isso não apenas pode gerar uma bela multa, como também prejudica toda a performance do veículo e pode causar um tremendo acidente. Lembre-se que cada modelo é produzido com uma capacidade já estabelecida de fábrica, que precisa ser respeitada.

Com o excesso de peso, haverá possibilidades nada positivas no seu dia a dia, como o desgaste prematuro de componentes, falhas no sistema de freio, dificuldades na aceleração, danos mais frequentes, sobrecarga nos pneus e na suspensão, por exemplo. Tudo isso traz perigo à operação, ainda mais ao passar por buracos ou trafegar em estradas muito irregulares.

3. Utilize apenas peças de qualidade

Outro erro muito comum de determinados caminhoneiros é nem sempre utilizar peças de boa qualidade. Sabemos que a vida na estrada é complexa e, muitas vezes, demanda certa dose de improviso, mas isso não deve ser estendido aos componentes do veículo, por motivos óbvios relacionados ao desempenho e à segurança, principalmente.

Artigos paralelos podem nos fazer acreditar que estamos economizando dinheiro, mas pode ser uma alternativa bem cara no final das contas. Por outro lado, quando o item é fabricado pela própria montadora ou uma marca autorizada, eles contam com mais durabilidade, melhor desempenho e garantia do fabricante.

4. Mantenha a pressão correta nos pneus

Não é novidade que os pneus são essenciais para um bom desempenho do caminhão. Sendo assim, é extremamente relevante que eles sejam sempre bem analisados, de forma a garantir que não existam danos que possam ter ocorrido durante a sua última viagem, por exemplo, como bolhas, desgastes, rasgos ou furos.

Tenha sempre em mente que os sulcos da banda de rodagem não podem ser inferiores a 1,6 mm, como diz a própria indicação na borracha. Outro ponto crucial está relacionado à calibragem, pois ela influencia diretamente na performance. Para descobrir qual a pressão ideal, basta conferir o seu manual do fabricante.

5. Escolha o óleo lubrificante adequado

Todo caminhoneiro sabe que o veículo depende de um bom óleo lubrificante, e escolher o mais adequado é algo que pode influenciar não apenas no desempenho, mas também evitar problemas nas horas mais indesejáveis. No entanto, ainda assim, algumas pessoas se arriscam para economizar um pouco na aquisição.

Considere a orientação do fabricante e priorize marcas de boa qualidade, tendo em vista que isso tende a reduzir os gastos com manutenções corretivas e melhorar a performance da frota. Outros benefícios importantes são a facilitação da limpeza interna, o aumento da durabilidade do motor e a economia de combustível.

6. Conheça as rotas das suas viagens

Um conselho muito importante para melhorar a performance do caminhão e o desempenho do profissional na sua rotina consiste em conhecer, de antemão, as rotas das viagens que precisarão ser feitas. Afinal, percorrer quilômetros sem necessidade eleva os gastos com manutenção e com combustível, que não anda nada barato.

Felizmente, nos dias de hoje, é muito fácil fazer isso, pois temos total conhecimento sobre a malha viária do país e até mesmo recursos de tecnologia que podem contribuir nesse sentido. Há softwares específicos para fazer cálculos e escolhas mais acertadas, tanto para empresas de transporte quanto para profissionais autônomos.

7. Faça uma verificação antes de partir

Outra dica fundamental e bastante conhecida na vida da estrada é que fazer uma verificação antes de partir é muito importante. Não demora muito e pode trazer numerosos benefícios, como mais tranquilidade para o trajeto, desempenho melhor e redução das chances de acidentes.

Dê uma boa olhada nos pneus, cheque se o motor está algum som diferente do habitual e redobre a atenção quanto a barulhos estranhos. Avalie o sistema de iluminação e as faixas refletivas, que devem estar em boas condições de uso. Geralmente, é recomendável que a checagem seja feita, pelo menos, um ou dois dias antes da partida.

8. Aposte em soluções de tecnologia

Como dissemos, a tecnologia é uma poderosa aliada de quem está na estrada. São muitos os recursos disponíveis e até mesmo os outros condutores podem facilitar o fluxo de informações, uma vez que diversos dos mais populares aplicativos apostam em soluções colaborativas nos dias de hoje.

O velho e bom GPS é um recurso valioso, especialmente se sua rota passar por locais nos quais o sinal de celular seja ruim. Outra opção interessante para otimizar o desempenho é usar cartões automáticos para pedágio, o que reduz tempo de deslocamento e aumenta a performance do profissional.

Pronto! Agora você já sabe como melhorar o desempenho do caminhão. Siga essas dicas e obtenha resultados incríveis imediatamente!

Gostou das dicas essenciais para melhorar o desempenho do caminhão? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário