Dirigir com neblina: veja 7 dicas de segurança

6 minutos para ler

O Brasil é um país de dimensões continentais e, dispondo de tal característica, conta com regiões e estados que apresentam condições climáticas completamente diferentes. Algumas delas podem ser especialmente complexas para quem vive na estrada e, por isso mesmo, preparamos este post com 7 dicas de segurança para dirigir com neblina.

Se você é um caminhoneiro, invariavelmente, vai se deparar com esse tipo de situação, que pode apresentar sérios perigos e grandes possibilidades de acidentes, especialmente, se for menosprezada ou se os condutores não adotarem uma postura de cautela. Continue lendo o artigo e descubra como agir!

1. Entenda o que é o fenômeno da neblina

Você pode até achar estranho, mas uma das melhores dicas de segurança para dirigir com neblina consiste em compreender melhor o que é o fenômeno. Afinal, isso ajuda a observar não apenas quais atitudes devem ser tomadas de forma preventiva, como também, a antever quando a situação pode ocorrer e respeitar essa manifestação da natureza.

Trata-se de uma formação atmosférica cuja origem está relacionada com baixas temperaturas e maiores níveis de umidade no ar, que se condensa em forma de vapor. Com isso, se estabelece uma limitação no campo de visão dos condutores que, muitas vezes, sequer conseguem visualizar a estrada, elevando os riscos de um grave acidente.

2. Capriche na manutenção do seu veículo

Agora que você já conhece melhor o fenômeno da neblina, pôde observar que se trata de uma situação climática externa. No entanto, isso não quer dizer que suas atitudes não possam conferir melhores níveis de segurança para circular por nossas estradas. Nesse sentido, uma das melhores dicas que podemos dar é: mantenha o seu caminhão em boas condições.

Não é hora de economizar: estar com a revisão em dia e as manutenções preventivas realizadas é excelente por muitos motivos simples. Afinal, trafegar em condições desfavoráveis é ainda mais perigoso e exige o máximo de performance dos sistemas do veículo. Entre os itens mais relevantes, nesse contexto, estão os limpadores, freios e faróis.

3. Respeite os limites de velocidade da via

Essa é uma dica fundamental para todas as situações, mas pode ser ainda mais imprescindível se você deseja permanecer em segurança ao dirigir sob neblina. Mais do que evitar uma multa ou a perda de pontos na carteira, é preciso compreender que os limites de velocidade da via foram calculados a partir de um estudo minucioso da estrada.

Além disso, você precisa estar familiarizado com o conceito de distância de frenagem. Ele está relacionado com o tempo que você gasta para parar o veículo e, logicamente, é mais elevado em situações adversas, como as condições do caminhão, características de peso e pista molhada. Por isso, evitar trafegar muito próximo dos veículos da frente é essencial.

4. Procure informações sobre o tempo

Você é daqueles que só olha a previsão do tempo no final de semana, para saber se pode ir à praia ou fazer um delicioso churrasco com a família? Isso é excelente, mas é interessante entender que existem outras utilidades mais relevantes. Caso você perceba uma tendência de baixas temperaturas e maiores níveis de umidade no ar, a neblina pode se fazer presente.

Dessa maneira, além de poder priorizar viajar em horários mais quentes, por exemplo, você pode separar o seu melhor casado ou, até mesmo, dar uma verificada a mais no caminhão, avaliando os limpadores, o sistema de frenagem e os faróis. Além disso, se os seus compromissos não forem tão urgentes, você pode remarcar ou adiar por algumas horas.

5. Redobre o cuidado na hora de ultrapassar

As ultrapassagens são o momento mais perigoso de qualquer viagem, e você só deve fazer isso quando tiver total certeza de que não estará criando mais riscos para um acidente na via. Não é preciso reforçar que a manutenção precisa estar em dia, garantindo a potência do motor na pista e pneus em condições de segurar o peso do caminhão.

Em linhas gerais, recomenda-se evitar ao máximo a realização de ultrapassagens ao dirigir com neblina, mas isso pode ser inevitável em alguns momentos. Sendo assim, sinalize tanto quanto for possível e analise o cenário atentamente. A pressa excessiva ou os erros de avaliação pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em perigo.

6. Saiba utilizar os faróis adequadamente

Você já parou para pensar que os faróis são a forma pela qual os condutores podem se comunicar na estrada? Quando você dá a seta ou acende o pisca alerta, isso fornece uma informação para os outros motoristas e, até mesmo, os pedestres, que deliberam suas ações a partir daí. Por isso eles devem estar muito bem regulados.

Além de garantir que o seu veículo esteja com a iluminação correta para o momento, que são luzes baixas e que não ofusquem a visão de quem vem na direção contrária, tenha sempre atenção às sinalizações. Procure se guiar pelas placas e avisos que estejam presentes na via, de forma a dirigir com ainda mais segurança.

7. Não tente ser destemido na hora errada

Por fim, a última de nossas dicas de segurança para dirigir com neblina consiste em não tentar ser “corajoso” na estrada. As rodovias são mais amigas de quem é prudente e, caso você perceba que as condições não estão propícias para seguir caminho, simplesmente, encoste em um local adequado e busque abrigo sempre que for necessário.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar muito nesse sentido, pois a internet e os aplicativos de trânsito oferecem informações sobre estabelecimentos próximos, como postos de gasolina, hospedagens, paradas, hotéis, restaurantes e tudo mais o que você precisar. Só retorne à viagem quando a visibilidade estiver melhor.

Como você pôde ver, seguir as dicas de segurança para dirigir com neblina não é uma tarefa difícil. Seguir essas recomendações é algo que pode fazer toda a diferença quando as condições climáticas na estrada não estiverem favoráveis para o transporte!

Gostou das nossas dicas de segurança para dirigir com neblina? Quer conferir mais posts como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário