Depender de um veículo para trabalhar é algo que demanda determinados cuidados, sobretudo em termos de manutenção, com atitudes preventivas e que reduzam as possibilidades de uma eventual quebra. Diante dessa realidade, conhecer quais são os maiores custos do caminhão pode ser muito importante.
No entanto, vale lembrar que, além de ações voltadas para a conservação dos componentes elétricos e mecânicos, existem outras despesas relacionadas ao próprio funcionamento e à operação no dia a dia, inclusive em termos de proteção veicular. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!
Para começar o conteúdo, vamos elencar os maiores custos do caminhão, mostrando aqueles relacionados aos seus componentes, os que são impostos pelo governo por conta da propriedade do veículo e os relacionados à proteção veicular. Logicamente, as despesas podem variar muito de acordo com o modelo. Acompanhe!
Não dá para falar sobre os maiores custos do caminhão sem falar em manutenção. São gastos relacionados com a troca de peças desgastadas ou com defeitos, bem como a mão de obra necessária para isso. Os pneus, por exemplo, representam uma grande despesa, tanto pela necessidade de trocas periódicas, como com recapagens, regulagens e ajustes.
Os lubrificantes também são essenciais, pois precisam ser trocados no tempo correto, de acordo com as orientações do fabricante e na quilometragem adequada. Lavagens e aplicação de graxa são outros pontos relevantes que devem ser feitos periodicamente e precisam ser considerados no orçamento do profissional da estrada.
Não dá para deixar de considerar alguns impostos quando você quer saber quais são os maiores custos do caminhão.
Tratam-se de obrigações legais e não há como fugir delas. Uma vez por ano, de acordo com a numeração da placa e o calendário do DETRAN do local de registro do veículo, será preciso arcar com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Licenciamento Anual. Caso contrário, pode ser aplicada uma multa e até feita a apreensão do caminhão.
Agora que você já descobriu quais são os maiores custos do caminhão, é bem provável que esteja preocupado em regular suas despesas e não comprometer o orçamento com o veículo. A boa notícia é que existem maneiras relativamente simples de fazer isso, de forma a assegurar os seus rendimentos ao final de cada mês. Veja como fazer isso a seguir!
Uma das principais dicas para economizar com os maiores custos do caminhão está relacionada com a manutenção. Como citamos acima, estar com os sistemas do veículo em dia é imprescindível para enfrentar os desafios da estrada, e isso deve ser feito periodicamente, em mecânicas ou concessionárias autorizadas, seguindo as orientações do fabricante nas revisões.
Por outro lado, isso não impede que você tente ir um pouco além, buscando alternativas para identificar desgastes e problemas de maneira preventiva e precoce, antes mesmo que um eventual dano ou pane aconteça efetivamente. A estratégia preventiva costuma ser muito mais vantajosa, tendo em vista que permite lidar com defeitos previamente a eles de fato ocorrerem.
Outra dica fundamental para quem não abre mão de controlar os maiores custos do seu caminhão é fazer um bom planejamento de rotas. Muitos profissionais já sabem disso e apostam nesse tipo de estratégia, que oferece mais eficiência e segurança para o trajeto. Sobretudo se pensarmos nos problemas de infraestrutura do Brasil, isso pode ser ainda mais relevante.
Com isso, você poderá descobrir as rodovias em melhor situação, antecipar os valores dos pedágios e entender quais são os bons postos de combustível do caminho e as paradas com melhor custo-benefício. Além disso, é preciso considerar riscos, experiências anteriores e informações em tempo real sobre o trânsito e as condições climáticas, por exemplo.
Por fim, não dá para pensar nos maiores custos do caminhão sem apostar em soluções de tecnologia. Uma das vantagens de atuar nos dias de hoje é que somos expostos a uma série de soluções interessantes e bastante úteis, algumas das quais até mesmo gratuitas. Quem não aproveitar esses recursos, definitivamente, estará abrindo margem para grandes prejuízos.
O já tradicional GPS, por exemplo, é uma opção interessante, sobretudo para quem circula por vias em locais mais ermos e cujo sinal de telefonia não é muito bom. Para regiões mais estruturadas, os aplicativos de celular são uma escolha certeira, com softwares que calculam rotas, trazem informações sobre as condições locais, calculam pedágios, combustível etc.
Agora você já sabe quais são os maiores custos do caminhão. É muito importante estar atento quanto a esses pontos, uma vez que os lucros no final do mês podem estar diretamente relacionados com um controle adequado dos custos da operação, em seus pequenos detalhes. Siga nossas dicas e veja como o seu negócio pode ficar muito mais rentável e competitivo!
Gostou de conhecer quais são alguns dos maiores custos de um caminhão? Está interessado em aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre o tema e deseja conferir mais posts como este? Então, siga nosso perfil no Facebook e acompanhe, em primeira mão e inteiramente grátis, mais alguns dos nossos novos conteúdos!