Devido aos riscos envolvidos no transporte de cargas, tanto por criminalidade quanto por acidentes, é cada vez mais importante que os motoristas saibam se prevenir para evitar perdas. Nesse contexto, várias tecnológicas surgiram para minimizar esse problema, como o rastreamento de caminhões, considerado obrigatório por diversos profissionais e empresas da área.

Como o nome já diz, esse sistema serve para localizar o veículo a distância por meio de um sinal. Basta acessar o sistema de rastreamento e você encontrará a localização dele no mapa, com uma margem de erro bem pequena. Isso facilita bastante a solicitação de serviços e oferece outras vantagens no médio e longo prazo.

Quer entender mais sobre esse sistema e suas qualidades? Então, acompanhe.

Como funciona o rastreamento?

Como regra geral, o rastreamento de caminhões pode ser encontrado tanto como um produto quanto como um serviço. No primeiro caso, você pode instalar um dispositivo e associá-lo a algum software no seu celular ou já ter um aparelho correspondente que dará a localização. Tudo isso sem nenhum custo extra a longo prazo.

Por outro lado, você pode pagar uma mensalidade por um serviço de rastreamento para o seu veículo. Dessa forma, além da localização, você pode ter acesso a outros benefícios, como monitoramento 24 horas, acionamento automático em caso de emergência, entre outros.

Há dois tipos principais de sistema de rastreamento de caminhões. Vejamos a seguir.

Via celular

Nesse caso, o sistema emite um sinal via satélite por meio da internet, que chega até o aparelho de rastreamento, que pode ser o celular do próprio motorista. Dessa forma, você não precisa de muito para acessar a localização do seu caminhão. E também pode compartilhar tais dados com outras pessoas para facilitar o acesso. A única desvantagem é que, quando não há um bom sinal de internet, esse sistema não funciona direito.

Via radiofrequência

Por outro lado, você também pode usar um método mais antigo e de menor alcance para rastrear o veículo. Radiofrequência não permite acompanhar os movimentos do veículo a uma distância tão grande, mas funciona em praticamente qualquer lugar dentro desse alcance. Não há a mesma necessidade de uma conexão à internet.

Por que você deve adotar um sistema de rastreamento de caminhões?

Considerando os custos iniciais e de manutenção, que benefícios o sistema de rastreamento oferece para justificar o investimento? A seguir estão três exemplos das vantagens de adotar esse sistema.

Acordos de proteção melhores

Um dos fatores que mais pesam na hora de definir o valor da mensalidade de um seguro ou em uma associação de proteção veicular é o risco ao qual a seguradora (ou a associação) fica exposta ao assinar o contrato. O ideal para ela é que você só precise acionar o serviço de vez em quando, para não esgotar os fundos. Se você tiver que solicitá-la várias vezes em pouco tempo, logo o dinheiro vai acabar.

Porém, quando você tem o sistema de localização implantado no veículo, você já possui uma chance a mais de recuperá-lo, o que minimiza o seu prejuízo. Consequentemente, você pode negociar melhor o acordo, pois o risco associado ao seu contrato é menor.

Otimizar rotas de viagem

Um bom sistema de rastreamento de caminhões é ótimo para quem precisa aproveitar ao máximo cada minuto do seu trabalho. Tomar uma rota um pouco mais longa, mesmo que por acidente, vai pouco a pouco diminuindo a sua rentabilidade. Em outras palavras, diminui o dinheiro que você consegue fazer e aumenta o gasto com combustível.

Otimizar sua rota significa, basicamente, encontrar um caminho que consuma menos tempo e permite fazer mais fretes a cada dia. Isso tudo sem fazer perder algumas horas de descanso. Basta usar o GPS e fazer os cálculos com cuidado.

Mais segurança em caso de acidentes ou roubos

Como já mencionamos, crimes e acidentes não são eventos incomuns no transporte de cargas. Caso você tombe o caminhão ou se torne vítima de um assalto, o melhor é receber ajuda o mais rápido possível. E com a sua localização sempre em vista, não é difícil acionar qualquer um desses serviços.

Se você tiver o suporte de uma empresa de monitoramento, isso será ainda mais fácil. Qualquer atividade estranha no seu veículo pode ser um sinal para chamar a polícia, o reboque ou uma ambulância. Se possível, compartilhe a localização com seu contratante para que ele sempre saiba onde o encontrar.

Como escolher seu sistema de rastreamento de caminhões?

Tendo em mente todos os pontos que já citamos, falta descobrir como escolher o sistema de rastreamento mais adequado para o seu veículo. Antes de decidir por um produto ou serviço, tenha em mente os seguintes aspectos:

Melhor tempo de atualização

Por mais que a velocidade da transmissão de dados esteja crescendo, sempre haverá um atraso entre o que aparece no localizador e aquilo que realmente acontece com o seu veículo. Dependendo do tamanho desse intervalo, pode ser que o sinal chegue atrasado demais para ter a mesma relevância.

Quando se trata de acompanhar pequenos desvios, a melhor rota, entre outras coisas, você deve sempre optar pelo sistema com menor atraso de atualização. Quanto antes ele indicar a sua localização, melhor.

Mais funcionalidades

Um sistema de rastreamento de caminhões, seja na forma de um produto ou de um serviço, não serve apenas para dizer onde seu veículo está agora ou por onde ele passou na última hora. Ele também pode vir acompanhado de várias outras funcionalidades que agregam valor ao rastreio. Por exemplo, ele pode vir acompanhado de um alarme remoto, um sistema de travamento eletrônico, entre outros.

Suporte de segurança

Por fim, mas não menos importante, busque uma empresa que ofereça também alguma forma de suporte. Não precisa ser necessariamente o monitoramento 24 horas, mas espere pelo menos um relatório de sua localização. Dessa forma, quando for hora de procurar alguma reparação pelo incidente, você terá os dados de que precisa.

Apenas para lembrar: ter o rastreio não significa que seu veículo estará completamente seguro. Ainda é importante tomar outras precauções para que esse serviço ajude a manter você e sua carga protegidos.

Para que você entenda melhor sobre o assunto e veja como o rastreamento de caminhões pode ser útil, leia também este artigo sobre as principais causas do tombamento de veículos. Estar preparado é sempre o mais importante.