Quando você está na estrada, levando uma carga, a pior coisa que pode acontecer é ficar completamente parado. Independentemente da causa, você precisa mover o seu caminhão até a próxima parada, entrar em contato com o cliente do frete e buscar uma solução.

Por isso, o guincho para caminhão é tão importante no seu trabalho.

Como você já deve saber muito bem, o guincho é um serviço simples, onde um veículo de reboque leva outro veículo, geralmente com defeito ou estacionado no lugar errado, para um lugar mais seguro. Dessa forma, ele não atrapalha o trânsito e você consegue terminar o seu trabalho sem correr riscos.

Se você quer entender por que o guincho para caminhão é importante e como ter esse serviço sempre à sua disposição, então acompanhe.

Por que é importante ter sempre um guincho à sua disposição?

Muitas pessoas saem dirigindo sem pensar nos riscos envolvidos na viagem. Algumas seguem bem, mas outras acabam saindo no prejuízo.

No caso dos caminhões de carga, esse é um caso ainda mais especial, pois nenhum guincho leva o veículo com a carga junto. O peso seria muito alto e alguma coisa certamente se quebraria no processo.

Nesse contexto, o guincho para caminhão pode lidar com pelo menos 3 problemas. Vejamos quais são a seguir.

Problemas mecânicos

Todo veículo, seja uma bicicleta ou um caminhão, fica com problemas mecânicos em algum momento. É uma roda que começa a travar, um pneu furado, o motor que engasga, vela de ignição enferrujada, entre muitas outras coisas. Em geral, a menos que você tenha enguiçado do lado de uma oficina mecânica, não deve conseguir resolver a situação de imediato.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é chamar o guincho para levá-lo até o próximo ponto de descanso. Lá você pode chamar um mecânico, informar seu contratante e até passar a carga adiante e dividir o pagamento, caso não tenha como entregá-la no prazo. Melhor do que ficar sem nada.

Acidentes na estrada

Outra coisa que pode acontecer em suas viagens é um acidente, como derrapar para fora da pista ou colidir com outro veículo. Nessas horas, você também terá que chamar o guincho para caminhão se não quiser ficar parado na estrada nem abandonar o veículo enquanto pede ajuda.

O processo de reboque aqui pode ser um pouco diferente. Se o caminhão está fora da estrada, você pode precisar de uma ajuda a mais para recuperá-lo. Se colidiu com outro caminhão de carga, então os dois vão precisar de guinchos e de alguém que pegue a carga.

Riscos à sua segurança e à da carga

Ficar com o veículo enguiçado ou acidentado no meio da estrada, a qualquer hora do dia, não é nada agradável. Há vários riscos de assaltos nas rodovias, possibilidade de novos acidentes ou complicações no defeito em questão. Quanto antes você puder sair do lugar e chegar a um local seguro, melhor.

Além disso, a carga também precisa ser protegida contra esses problemas. Sua vida e sua integridade física são o mais importante, mas você ainda precisa concluir o serviço para receber o pagamento por completo. Caso contrário, ficará com um caminhão parado e ainda terá que prestar contas em relação a toda a carga que deixou de levar.

Como ter um guincho para caminhão sempre disponível?

Levando em conta os problemas que mencionamos acima, o que você pode fazer para que seu caminhão sempre tenha um guincho quando for necessário? Aqui estão 3 atitudes que ajudam a lidar melhor com essa situação rapidamente.

Previna-se contra alguns desses problemas

Antes de pensar no guincho ou em qualquer outro serviço, o mais importante é que você diminua as chances de precisar deles. A melhor forma de diminuir custos com acidentes e problemas no motor no meio da estrada é, simplesmente, não deixar que eles aconteçam.

Para isso, o ideal é que você visite um mecânico regularmente, faça cursos de direção defensiva e esteja atento aos principais fatores de risco em sua viagem. Além de evitar que você tenha seus dias de trabalho interrompidos sem aviso, você também terá como diminuir o custo de outros serviços, como o de seguro e proteção veicular, pois o risco para a empresa será menor.

Tenha um telefone e/ou rádio carregado

Agora, se você realmente vier a precisar de um guincho para caminhão, é melhor que tenha uma forma simples e rápida de solicitá-lo. Caso contrário, vai ter que caminhar até o próximo posto e esperar na fila até conseguir apoio, deixando o veículo e a carga largados no meio do nada. Obviamente, isso não seria uma boa opção.

Um telefone celular consegue resolver a maior parte desses problemas, pois você pode ligar para o guincho e informar em qual rota você está. Mas, como algumas estradas não oferecem um bom sinal para ligações, você ainda deve ter um plano B, que é o rádio. Vários postos possuem um receptor que pode captar a sua frequência e enviar ajuda. Basta que você conheça o número e saiba dizer onde está.

Conte com uma Associação de Proteção Veicular

Arcar com o custo repentino de um guincho pode ser bem pesado para qualquer caminhoneiro profissional, especialmente durante um frete importante. E muitos acabam não fazendo o seguro, pois o preço final é alto e o serviço nem sempre compensa o investimento. Nesse contexto, surgiu a Associação de Proteção Veicular.

Como o nome indica, é um grupo de profissionais que se reúne, cria um fundo de reserva e o utiliza para arcar com esse tipo de despesa emergencial. Como o objetivo é prover segurança, e não obter lucros, o preço mensal tende a ser bem mais em conta.

Você pode aprender mais sobre esse tipo de serviço na página da Proteauto. Lá explicamos como uma Associação de Proteção Veicular funciona, quais são os principais benefícios, quanto você precisa investir e como pode se cadastrar.

Com essas informações, você já pode conseguir um guincho para caminhão sem muita dificuldade a qualquer momento. Quer saber mais sobre assuntos como esse e aprender tudo sobre a área? Assine nossa newsletter para acompanhar nossos conteúdos!