Como a tecnologia no caminhão melhorou a vida do caminhoneiro

9 minutos para ler

A vida de caminhoneiro é para quem tem coragem! Viver aventuras pelas estradas do Brasil e ficar longe da família são tarefas desafiadoras. Mas quem já trabalha com isso há muitos anos pode atestar que muita coisa tem melhorado a rotina nas estradas, graças à crescente presença da tecnologia no caminhão.

Nos últimos tempos, podemos perceber um grande avanço dos recursos digitais nos veículos pesados. Eles vêm trazendo novidades que acabam, ou pelo menos minimizam, alguns dos problemas tradicionais vividos pelo caminhoneiro.

Neste texto, você vai ver como as inovações tecnológicas estão trazendo mais tempo e segurança para todos. Vamos lá?

Saiba quais são os benefícios da tecnologia no caminhão

Desde o surgimento da internet, o mundo tem ficado cada vez mais moderno. Os profissionais da tecnologia se dedicam a apresentar ferramentas que possam solucionar problemas em diversas áreas.

Na era da informação, investir em inovações é o que faz com que as empresas se destaquem no mercado e consigam aumentar seus rendimentos. O setor de transportes, claro, não está de fora da tendência!

Além de aumentar a margem de lucro, as ferramentas tecnológicas são úteis para que o motorista eleve sua qualidade de vida, cuide melhor da saúde e trafegue pelas estradas com mais segurança. Veja algumas soluções e entenda como elas vieram para melhorar a sua vida!

Planejamento de cargas

Existem programas que armazenam os dados sobre as cargas e possibilitam uma logística muito mais eficiente. Ao trabalhar informações importantes — como prazos de entrega, data de validade da carga, local de armazenamento e rotas —, eles conseguem traçar as prioridades, permitindo que você otimize as viagens.

Facilidade para definir rotas

Hoje em dia, uma ferramenta indispensável para o motorista de caminhão é o GPS. Com ele, é possível dirigir tranquilamente em estradas nas quais você nunca esteve. Quando essa tecnologia não existia, o risco de se perder era muito maior.

Com o apoio da tecnologia, é mais fácil definir caminhos, ver boas opções de parada, mapear as oficinas mecânicas e postos de gasolina, além de organizar os prazos de entrega.

Economia

Trata-se de outro ponto muito positivo sobre a utilização de aparelhos inovadores no caminhão. Gastar menos e aumentar o retorno financeiro é o que todo caminhoneiro busca. Com a tecnologia, os recursos são mais bem utilizados, minimizando desperdícios. O planejamento de cargas e o manuseio do GPS, por exemplo, garantem muita economia de combustível.

Mais segurança

A insegurança é um dos maiores problemas enfrentados pelo caminhoneiro. Por isso, vários profissionais da área técnica se dedicam a buscar soluções para o tema. Os sistemas de rastreamento são, hoje, amplamente utilizados pelas empresas. Eles permitem:

  • coibir roubos e furtos;
  • acompanhar a viagem do motorista;
  • prestar assistência rápida;
  • rastrear a carga ou caminhão, caso ele seja roubado.

Auxílio na direção

Algumas ferramentas tecnológicas trazem promessas de grandes inovações. Você sabia que há sistemas capazes de ajudar o motorista a ficar mais atento? Existem caminhões equipados com sensores que emitem alertas, caso o veículo saia da pista ou se aproxime muito do carro da frente.

Maior conforto

Não há como comparar os modelos de caminhões antigos com as novas versões que vêm sendo fabricadas nos últimos anos. Os níveis de conforto e segurança aumentam frequentemente, já que as fábricas de veículos contam com equipes preparadas para projetar inovações tecnológicas que agreguem valor ao produto.

O conforto acústico, por exemplo, tem sido uma notável preocupação. Para um motorista que passa a maior parte dos seus dias dirigindo, lidar com barulhos constantes pode ser extremamente incômodo. Por isso, o objetivo é que os caminhões sejam cada vez mais silenciosos.

Outro aspecto que se desenvolveu consideravelmente foi o ar-condicionado. Antigamente, esse era um luxo inalcançável para a maioria dos caminhoneiros. Hoje, a tecnologia no caminhão permite que os modelos suportem melhor o uso do ar, trazendo conforto ao motorista.

Além disso, a modernização fez grande diferença em dois componentes essenciais: o câmbio e a direção. Em automóveis muito antigos, era usado o câmbio caixa seca, que exigia muito mais do condutor.

Para diminuir o esforço, a direção também foi modificada. Os modelos atuais vêm com direção hidráulica, garantindo um conforto bem maior para quem roda nas estradas.

Entenda como a tecnologia pode melhorar a vida do caminhoneiro

Como você percebeu no tópico anterior, os reflexos da transformação digital não são percebidos apenas pelas empresas, mas podem ser notados também no dia a dia do caminhoneiro.

Em um setor que sofre tanto com problemas de segurança (com altos índices de roubo de carga), a facilidade de comunicação, os recursos de monitoramento e o próprio GPS são recursos de grande ajuda.

Além disso, os aplicativos têm se mostrado grandes aliados na rotina do caminhoneiro, nos mais diversos aspectos, que incluem:

  • ajudar a calcular fretes;
  • permitir organização financeira;
  • agendar manutenções preventivas para o caminhão;
  • garantir acesso a documentos oficiais em versão digital;
  • prover entretenimento por músicas e vídeos nas paradas;
  • facilitar a comunicação com família, amigos e parceiros profissionais etc.

Além disso, a tecnologia no caminhão permite ao motorista planejar suas rotas, escolhendo as melhores alternativas de trajeto, fugindo de estradas mais deterioradas ou perigosas, de tráfego intenso.

Também ajuda na manutenção da saúde: com aplicativos e smartwatches, por exemplo, o caminhoneiro pode monitorar sua saúde e se lembrar de beber água, tomar remédio e fazer exercícios físicos para evitar problemas de saúde comuns para quem passa muito tempo dirigindo.

Ou seja, em diversos aspectos, a tecnologia anda de mãos dadas com o caminhoneiro, trazendo benefícios e facilitando sua rotina na estrada.

Veja quais as principais tecnologias aplicáveis ao caminhão

Agora, sobre tecnologia aplicada ao caminhão, você sabe o que vem por aí? Confira algumas inovações com as quais você já pode ou poderá contar em um futuro muito próximo.

Direção autônoma

O conceito de direção autônoma já não está mais no campo das ideias. Algumas startups e grandes montadoras têm protótipos funcionando sem necessidade de um motorista ou com alguns recursos automáticos. São caminhões inteligentes, dotados de sensores capazes de movimentar o veículo de forma segura.

Essa inovação ganhou destaque no Salão de Hannover, na Alemanha. Nela, espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras e iluminação para monitoramento da extensão total do veículo. O painel trouxe informações sobre temperatura, calibragem dos pneus, dados da carga e destino, além de outras mais.

Uma automação parcial já seria muito útil para reduzir o consumo de combustível e aumentar os índices de segurança nas estradas.

Software de gestão de frotas

No setor de transporte de cargas, os sistemas de gerenciamento de frotas já são amplamente usados como ferramentas valiosas de apoio à gestão. Eles reduzem as operações manuais e facilitam o controle da frota por meio do armazenamento de dados diretamente no software.

Esse tipo de ferramenta reduz os erros, pois aumenta o nível de integridade das informações. Além disso, ajuda a manter rotinas de manutenção preventiva dos veículos e a reduzir custos, ao mensurar corretamente a quantidade de caminhões necessários para atender às demandas diárias.

Sistema de roteirização

Esse é outro ponto fundamental de apoio à gestão, mas que pode ser usado individualmente pelos caminhoneiros. Ferramentas para roteirização usam mapeamento virtual e são extremamente úteis para garantir segurança e reduzir ao máximo os custos e prazos de entrega.

Esse tipo de sistema evita que o caminhoneiro pegue congestionamentos, siga por vias deterioradas, transite por caminhos mais extensos desnecessariamente ou gere custos maiores com pedágios, combustível etc. Os sistemas de roteirização também facilitam o cálculo do frete e reduzem os prazos de entrega.

Conheça aplicativos que podem facilitar seu dia a dia

O uso da tecnologia no caminhão não envolve só programas de gestão ou mudanças na fabricação dos veículos. Ela também está disponível na sua mão, todos os dias, nos famosos aplicativos de celular.

É uma área notável pelo seu crescimento, o que torna até difícil acompanhar todas as novidades. Você conhece as opções que podem melhorar sua rotina na boleia? Veja algumas ferramentas muito úteis!

Iveco Brasil

Além de trazer conteúdos sobre financiamento e produtos da marca, o aplicativo também apresenta alguns serviços muito práticos para caminhoneiros. Nele, é possível:

  • ver rotas;
  • localizar postos de gasolina;
  • pesquisar preços de pedágio;
  • calcular o consumo de combustível.

Você pode, também, atualizar-se com notícias sobre o mundo do caminhoneiro.

Drivvo

Esse é um aplicativo financeiro que ajuda você a acompanhar os gastos com o veículo. O usuário cadastra os custos com limpeza, manutenção e abastecimento, e o programa gera estatísticas que permitem analisar e gerir melhor o dinheiro. É possível, ainda, calcular o consumo médio de combustível e encontrar os postos mais próximos.

Preço dos Combustíveis

Já imaginou se você pudesse abastecer sempre nos postos mais baratos? Esse aplicativo faz uma comparação de preços nos locais próximos a você e indica onde está o menor. É possível comparar gasolina, álcool, diesel e até gás natural. Ele ainda permite que você guarde um histórico de abastecimento, para realizar um controle.

Percebeu como abrir espaço para a tecnologia no caminhão pode trazer grandes benefícios? Agilidade, segurança e conforto são vantagens que facilitam muito a vida de quem faz um trabalho tão árduo e importante no nosso país!

Gostou das informações deste conteúdo? Então, aproveite e veja como os caminhoneiros podem usar os recursos da telemetria a seu favor!

Posts relacionados

Deixe um comentário