O desenvolvimento da tecnologia e a popularização da internet têm transformado consideravelmente a rotina daqueles que passam a maior parte do tempo nas estradas. Agora, além de encontrar veículos confortáveis, mais seguros e de melhor dirigibilidade, os caminhoneiros também podem contar com ferramentas que auxiliam na resolução de antigos problemas e facilitam a sua rotina de trabalho.

Já sabe que ferramentas são essas? Caso o seu palpite tenha sido o sistema de telemetria, você acertou! Atualmente, é possível aumentar a produtividade, elaborar melhor as rotas, elevar a margem de segurança nas rodovias e desfrutar de um sistema de suporte avançado.

Você conhece o sistema de telemetria? Sabe como ele pode ser usado pelos caminhoneiros? Confira a seguir e fique por dentro das novas tendências do transporte de cargas!

O que é o sistema de telemetria?

A telemetria é um sistema de comunicação sem fio (wireless) que utiliza sinais de satélite ou rádio para monitorar, rastrear, medir e comandar os caminhões e outros veículos. Além do setor de transporte de cargas, a telemetria também é muito utilizada no monitoramento dos carros de Fórmula 1, na agricultura, nos sistemas de esgoto e água, na meteorologia e nas redes elétricas.  

No caso dos caminhoneiros, a tecnologia de última geração oferece suporte ampliado e cheio de funcionalidades, por meio da coleta e decodificação de dados relacionados à condução do veículo. As informações obtidas são enviadas e tratadas por uma plataforma (base de monitoramento) que devolve aos usuários diversas análises detalhadas.

Como o sistema funciona?

O sistema funciona por intermédio de um computador de bordo, sensores e antenas transmissoras instaladas no caminhão. Esses equipamentos servem para acompanhar e transmitir automaticamente os dados para um servidor na internet.

A partir disso, o software responsável pelo gerenciamento cruza os dados e produz relatórios sobre a utilização do veículo, permitindo ao caminhoneiro e aos gestores de frotas tomar as melhores decisões, elaborar ou aprimorar as estratégias de transporte.

Em outras palavras, os equipamentos e a plataforma possibilitam que o caminhoneiro converse com o caminhão e escute dele como melhorar a condução, economizar combustível, detectar as falhas, programar as manutenções, reduzir a deterioração do veículo, controlar a velocidade e muito mais.

Como a telemetria pode ser usada?

A telemetria pode ser usada pelos caminhoneiros e pelas empresas para gestão da frota, redução dos gastos, otimização das rotas, melhoria dos resultados e aumento da segurança da carga.

Além disso, não é raro que ela seja utilizada também para garantir o cumprimento da Lei do caminhoneiro, que prevê os intervalos indispensáveis à saúde e a segurança. Quer saber quais são os principais usos do sistema de telemetria?

Monitoramento da performance

O sistema de telemetria possibilita a gestão da dirigibilidade, por meio da medição de desempenho do motorista e do caminhão. Isso quer dizer que o condutor terá à sua disposição dados como velocidade, uso das marchas, acionamento dos freios e embreagens, aceleração, direção de acordo com o tipo de pista, odômetro etc.

Otimização da manutenção

A tecnologia auxilia o condutor a identificar as falhas mecânicas e, consequentemente, investir na manutenção preventiva. Usar a telemetria a serviço da manutenção quer dizer programar as revisões e organizar a agenda de realização dos fretes.

Vale lembrar que consertar geralmente custa mais. Quando é possível, por exemplo, conhecer o desgaste das pastilhas de freios e das embreagens pelos avisos do sistema, o caminhoneiro pode alterar a dirigibilidade do veículo ou parar antes de acumular algum tipo de prejuízo ou acidente.

Rastreamento do caminhão

Saber exatamente a localização do caminhão e quais foram os intervalos das paradas é fundamental para cumprir os prazos de entrega. Além disso, o rastreamento, tanto do caminhão quanto da carga, também é muito importante nos casos de furto e roubo.

Cabe dizer que um sistema de rastreamento não é o mesmo que telemetria. O sistema de rastreamento se restringe a informações relacionadas a posição do veículo, enquanto na telemetria ele é apenas uma das muitas funcionalidades. Geralmente, rastreamento e telemetria trabalham juntos.  

Elaboração de rotas

Traçar uma boa rota é fundamental para levar a carga dentro do prazo programado, com segurança, qualidade e economia. A ferramenta de roteirização oferece ao caminhoneiro informações sobre distância, pedágios, tráfego de caminhões, condições do asfalto, restrições de altura e até riscos de segurança. Além disso, é possível construir um itinerário eficiente para contemplar o maior número de entregas ao longo do trajeto.

Aumento da segurança

O acompanhamento da localização do veículo e da carga aliado ao uso de câmeras na cabine pode coibir a ação dos criminosos. Nas emergências, as empresas podem responder as ocorrências de maneira mais rápida e assertiva, para garantir também a segurança do caminhoneiro. Já o caminhoneiro, aumenta consideravelmente as chances de reaver o caminhão e a carga.

Quais são os benefícios da telemetria?

Como você já deve ter percebido, a telemetria não é exclusiva para as empresas. Ela oferece recursos que podem ajudar muito os caminhoneiros. Confira algumas das principais vantagens:

  • redução de custos e tempo gasto com consertos: a telemetria oferece dados precisos acerca das condições do seu companheiro de estrada, auxiliando na identificação da necessidade de eventuais manutenções e, consequentemente, evitando que o veículo fique parado por muito tempo na oficina;
  • melhorar a gestão de rotas: com o controle e monitoramento das rotas utilizadas, você consegue avaliar o melhor caminho antes das próximas viagens, o que auxilia na redução do tempo de entrega e na escolha de estradas mais seguras e em melhores condições de tráfego;
  • ​escolher pontos mais seguros de parada: com a possibilidade de monitorar a rota, você pode planejar os lugares em que vai estacionar e escolher aqueles que são mais seguros. Ou seja, os riscos de furtos e roubos são menores;
  • redução do consumo de combustível: a telemetria permite identificar vícios de direção que aumentam o consumo de combustível. Associada ao planejamento de rotas o gasto pode diminuir até 10%;
  • diminuição das emissões de gás carbônico: ao diminuir a queima de combustíveis, menos gases poluentes são lançados. Assim, você contribui para manter o meio-ambiente menos poluído.

Devido às suas vantagens, o uso do sistema de telemetria já é uma tendência no setor de transporte. Ter a tecnologia como companheira de trabalho reduz os custos das operações, aumenta a qualidade de vida do caminhoneiro e impacta positivamente na produtividade. Por isso, ela é considerada um investimento seguro, cujos retornos em médio e longo prazo são praticamente inquestionáveis.

Pronto! Agora você já conhece o sistema de telemetria e sabe como ele pode ser usado por uma das categorias profissionais mais importantes do Brasil. O que acha de seguir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras novidades?